Gerenciamento de obras na construção civil: por que ele te ajuda a economizar ?

Gerenciamento de obras na construção civil - Total Construção

Gerenciamento de obras na construção civil

Quando se pensa em obra de construção civil, muito se relaciona ao projeto, à arquitetura, à engenharia civil, bem como a contratação de mão de obra para cada uma das etapas. Porém, o gerenciamento de obras muitas vezes é deixado de lado, como se fosse algo menos importante. Pelo contrário. É um cargo fundamental.

O gerenciamento de obras na construção civil é um dos itens tão ou mais importantes, pois a falha no gerenciamento leva à maiores gastos e muitas vezes, até a interrupção da obra em si. Além disso, é o gerenciador de obras que acompanhará cada etapa da obra, podendo observar se estão sendo feitas corretamente, antecipar problemas, bem como propor soluções para eventuais situações não planejadas.

Vamos ver quais são as principais razões pelas quais o gerenciamento de obras na construção civil é tão importante.

1 – Redução De Custos

É o primeiro e talvez o mais importante item de todos. Um bom gerenciamento de obra irá trazer economia. Uma obra pode ficar mais cara por uma série de motivos, mas dentre os mais frequentes estão: atrasos, bitributação e riscos na contratação.

O gerenciamento é fundamental pois atua no momento da contratação e há possibilidade de adquirir serviços diretamente com o empreendedor. Além disso, um bom gerenciador de obras conseguirá avaliar corretamente se a mão de obra a ser contratada é ideal para o trabalho a ser executado.

Obviamente, a construtora permanece com as responsabilidades dos prazos, qualidade, logística, etc. Porém todas essas etapas a serem realizadas pelo gerenciador de obras gera economia para quem está financiando a obra.


2 – Aumenta a produção

Se você é responsável por uma obra e precisa de serviços elétricos, hidráulicos, de pintura, dentre outros, qual fazer primeiro? Sim, porque se você mandar executar um, sendo que era outro, terá que refazer depois.

E todo retrabalho gera atraso na obra, gasto de material e, conclusão, custo. O gerenciamento de obras em qualquer construção é fundamental, uma vez que permite uma sequencia lógica das atividades. E com isso, não há necessidade de gasto com retrabalho.

3 – Antecipação de problemas

Com o gerenciamento de obras é possível antecipar e solucionar problemas, sem alterar, muitas vezes, o cronograma da obra. O atraso no cronograma de obras é um dos maiores problemas enfrentado por grandes construtoras, uma vez que lidam com as expectativas dos compradores (e com as dores cabeças de atrasar a entrega de um empreendimento). A antecipação dos problemas por parte do gerenciamento de obras também influencia na manutenção da produtividade, uma vez que a obra não para por causa de um problema que ninguém pensou nele. Um bom gerenciamento de obras é capaz de antever possíveis problemas e já propor as soluções ou deixá-las em stand by, já comunicando os responsáveis pela obra sobre possíveis problemas e quais as soluções para cada um deles.

4 – Controle Total Do Estoque De Materiais

Um bom gerenciamento de obras tem uma lista de todos os materiais a serem utilizados na obra e isso é atualizado constantemente. Assim, há um controle do estoque de materiais, resultando em economia, pois os materiais não são desperdiçados. Clique aqui para acessar um curso de orçamento de obras. Há softwares que podem ser utilizados pelos gerenciadores que fazem esse controle. Com um controle ideal pelo gerenciamento de obras, é possível também observar se a mão de obra contratada para o serviço está utilizando adequadamente o material do estoque, uma vez que havendo planejamento, é possível observar o menor sinal de desperdício.

Isso tudo gera economia, pois a obra será feita no prazo, sem a necessidade de comprar material extra, em cima da hora, porque não se observou o desperdício. Sempre que há compra não planejada de mais material para executar uma obra, se gasta mais do que quando esse material foi comprado antecipadamente e colocado em estoque.

5 – Execução Fiel Dos Projetos

O gerenciamento de obras irá auxiliar na contratação de mão de obra especializada para cada etapa do serviço, bem como acompanhar a execução de cada etapa. Com isso, não há necessidade de recontratação, ou se alongamento dos prazos, sendo que o cronograma estabelecido no projeto será cumprido de maneira fiel. Se no percurso da obra acontecerem problemas, um bom gerenciador de obras conseguirá realizar a alteração necessária sem comprometer todo o projeto. Desta forma, é possível observar como um bom gerenciamento de obras é fundamental para
se ter economia e execução do projeto no prazo.

Confira o especial de Réveillon 2020

Sortimentos.com

Dinheiro Real Cédulas de Dinheiro

O que fazer com o 13º salário

13º salário O 13º salário é muito esperado e desejado pela maioria dos trabalhadores brasileiros …