Como vender pela internet

Como vender pela internet
Como vender pela internet

Como vender pela internet

Buscar dicas de como vender pela internet é o primeiro passo para se ambientar nesse mundo novo de oportunidades. O empreendedor que deseja capacitar ainda mais sua equipe, elevar o patamar de suas vendas e crescer de modo geral, precisa trazer seu negócio para a web.

Se esse é o seu caso, saiba que chegou a hora de conhecer novos métodos e estratégias de venda. A internet possibilita um altíssimo alcance de visualizações que certamente favorecerão sua empresa. Entretanto, é essencial saber como usá-la para que bons resultados comecem a aparecer.

Confira tudo sobre como vender pela internet, descubra as melhores plataformas e dê o start no planejamento agora mesmo!

Defina o seu nicho e o produto/serviço

Conhecer o seu nicho e o produto/serviço que irá oferecer diz muita coisa sobre o que esperar. Ficou confuso? Pois então, escolher entre nichos que mais oferecem chance de mercado significa maior possibilidade de lucro. Optar por nichos menores pode significar mais etapas e bastante trabalho que nem sempre trará frutos. Mas, o que é nicho?

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é a parte de um segmento específico, composto por pessoas com preferências, costumes e necessidades semelhantes.

Veja alguns exemplos de nichos de mercado com maior potencial e tipos de prestação de serviços:

:: Saúde: Dietas, exercícios, apps de atividades físicas, informativos sobre doenças, e etc.

:: Finanças: Guias financeiros, serviços contábeis, apps para orçamento familiar, e etc.

:: Educação: Preparativos para vestibular, dicas de Língua Portuguesa, entretenimento e leitura, livros didáticos, e etc.

:: Hobbies: Guias sobre pesca, dicas de cinema, aulas de desenho, e etc.

:: Estilo de vida: Moda fitness, meditação, dicas de esportes, apps religiosos, e etc.

É interessante saber alguns elementos que são considerados ao determinar o nicho. Já citamos fatores de psicografia (preferências, interesses pessoais). Confira outros:

:: Geografia: região (ões) dos compradores;

:: Demografia: idade, sexo;

:: Tipo de preço: baixo, médio, alto.

Obviamente, é importantíssimo pensar também no gosto pessoal, qual nicho tem mais a ver com você e etc. Fazer uma pesquisa de mercado faz parte dessa captação. Observe nichos com maior chance de venda!

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é importante para a escolha do nicho, como já falamos. Separamos algumas ótimas ferramentas que podem te ajudar nesse estudo.

:: Google Trends;
:: Palavras-chave do Google Adwords;
:: Semrush;
:: BizStats;
:: PiniOn.

Canais de venda pela web

Bom, chegou o momento de falar sobre canais de venda pela web, apresentar as melhores plataformas digitais para e-commerce. Os sites trazem a grande vantagem de baixo custo de investimento e maior campo de atuação para negócios.

O ambiente digital proporciona ainda ampla divulgação e engajamento, colaborando para a confiabilidade da sua marca.

E-commerce

O E-commerce funciona como comércio eletrônico através de lojas virtuais. Para ter um E-commerce de sucesso é necessário caprichar na personalização da plataforma, oferecer praticidade nas formas de pagamento para os clientes, além de inovar sempre com conteúdos modernos e atrativos.

O gerenciamento dessa loja deve ser feito com eficiência, buscando bom retorno para o investimento.

Google Adwords

O Google Adwords é uma das melhores ferramentas de divulgação online atualmente. Serviço utilizado no mundo todo, dispõe aos usuários produtos ou serviços de acordo com o que procuram. Os anúncios aparecem em diversas outras plataformas, cativando e convidando o internauta a conhecer seu projeto.

Por exemplo: Você digita “carrinho de bebê”, e faz uma rápida pesquisa nos mecanismos de busca. Logo, aparecem anúncios com várias opções de carrinho de bebê em quase toda plataforma que visita.

Imagine só ter o Google como grande aliado para gerar fluxo de tráfego e fortalecer a divulgação através da web.

Marketplace

O Marketplace é a ferramenta de venda que oferece aos anunciantes a possibilidade de comercializar seus produtos e serviços após cadastro.

As empresas que prestam serviço de marketplace cobram uma comissão de acordo com o faturamento do negócio que é anunciado. Mas, em contrapartida, tem como grande vantagem a alta visibilidade e a função de mostrar todos os seus produtos de forma fácil.

Entretanto, tenha cuidado com a concorrência nas plataformas de marketplace. Ofereça novidade, descontos, atraia seu público!

Redes Sociais

As redes sociais vão além de apenas unir amigos, hoje, elas também atraem leads (oportunidades de venda!). Além disso, o bom resultado de vender pelas mídias sociais tem mexido com o planejamento desses gigantes da web. Sempre buscando formas eficientes para marketing digital.

O Facebook, por exemplo, tem a função de Marketplace dentro da própria plataforma. Já o Instagram te dá números de métrica, engajamento e visualizações feitas. Além de outras funções incríveis.