Sugestões de vinhos tintos para homens de diferentes estilos

bebidas vinhos Importadora Porto a Porto

Vinhos Tintos

Rótulos de Portugal, Espanha e Argentina para encantar homens de diferentes estilos

Começamos com um português elaborado por um dos enólogos mais prestigiados da atualidade, João Portugal Ramos. Ideal para pais de estilo intelectual, o Marquês de Borba tinto é produzido na DOC Alentejo, região ao sul de Portugal, que se destaca pelos rótulos de sabores atraentes e fáceis de beber. Ele leva as clássicas uvas portuguesas Alicante Bouschet, Trincadeira, Touriga Nacional e Aragonez. Apresenta aromas de amoras e possui taninos suaves, além de excelente equilíbrio entre fruta e acidez. O amadurecimento se dá em pipas de carvalho de segundo uso e a graduação alcoólica é de 14%.

A próxima sugestão vem da Espanha, país com mais de 3 mil anos de história vitivinícola e ideal para pais com gosto clássico. O produtor Marqués de Tomares elabora excelentes vinhos na Rioja, região que desde a década de 1990 ostenta o selo DOCa, Denominação de Origem Calificada, grau especial acima da DO, concedido a vinhos que mantém a qualidade ao longo dos anos. A uva Tempranillo, cepa espanhola de alta qualidade, é a grande estrela da apelação. O Marqués de Tomares Crianza é elaborado com as uvas Tempranillo (90%), Mazuelo (7%) e Graciano (3%). O “Crianza” do nome significa que amadurece durante 12 meses em barrica de carvalho americano e francês e estagia 14 meses em garrafa antes da comercialização. Apresenta aromas complexos e em boca é elegante, com ótima estrutura e longa persistência. A graduação alcoólica é de 13,5%.

Para os pais modernos que preferem o estilo do Novo Mundo, a dica é o argentino Don Nicanor Malbec, elaborado por uma das vinícolas de maior prestígio do país, a Nieto Senetiner, em Mendoza. No caso desse rótulo, destaca-se ainda o fato de as uvas Malbec originarem-se em videiras de 30 anos, em média, localizadas no microclima de Luján de Cuyo, local ainda mais favorável à qualidade da uva emblemática da argentina. Envelhece durante 12 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso. Na degustação, apresenta-se intenso nos aromas e em boca é elegante, fresco e delicado. A graduação alcoólica é de 14,5%.

.