Nossa Responsabilidade com a Sustentabilidade, por educador financeiro Aécio Schröder da Silveira

Nossa Responsabilidade com a Sustentabilidade

por Aécio Schröder da Silveira
.
Com o desenvolvimento econômico e o aumento das riquezas, proveniente desse desenvolvimento, verificou-se pouca preocupação com conservação dos recursos naturais, surgindo assim, a discussão sobre como promover crescimento econômico, explorando os recursos de forma racional, sem comprometer a capacidade das gerações futuras suprir suas próprias necessidades, visto que nenhum elemento físico pode crescer indefinidamente.

Uma sociedade sustentável segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, é a que vive em harmonia, respeitando e cuidando dos seres vivos (ética), melhorando a qualidade de vida dos homens; conservando a vitalidade e a diversidade do planeta; minimizando o esgotamento de recursos não-renováveis; permanecendo dentro dos limites de capacidade de suporte do planeta; modificado atitudes e práticas pessoais (valores e comportamentos); construindo uma aliança entre todos os povos, visto que a sustentabilidade é uma preocupação mundial.

Todos os cidadãos têm o direito de viver num ambiente agradável, saudável, com água e ar puros, com vegetação natural, logo, defender esses direitos é um dever de todos os cidadãos e refletir sobre estas questões é nossa tarefa como Educadores Financeiros.

As crianças necessitam ser devidamente preparadas para serem consumidores informados e responsáveis no futuro, pois terão um alto grau de exigência e de responsabilidade com o planeta e seu futuro.
Uma questão importante é: estarão os adultos de hoje, pais e educadores, preparados para educar as crianças financeiramente e ecologicamente, partindo do princípio que a grande maioria delas foi criada sem essas preocupações?

Algumas reflexões eu deixo aqui, tais como: os pais envolvem seus filhos em algumas questões financeiras da família? Incentivam seus filhos a reciclar e a proteger o meio ambiente? Dão mesadas aos seus filhos para que eles gerenciem seus gastos com pequenos itens?

Portanto, as crianças levam para a vida os ensinamentos adquiridos no seio familiar, então se crescem em famílias com tendência ao consumo compulsivo e endividamento, sofrerão essas influências. Os pais deverão ser prudentes e darem bom exemplo.

Educador Financeiro Aecio Schroder da Silveira

Aécio Schröder da Silveira

Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, Pós Graduado em Marketing, UFRGS e em Gestão Pública pela Escola do Ministério Público do RGS. O servidor do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Educador Financeiro ministra conhecimento para que as pessoas tenham uma gestão mais eficiente e melhor organizem seus recursos, tanto no pessoal, como, também, seus investimentos. Contato para palestras : aecio.silveira@dsop.com.br. >>> Leia todas as publicações de Aécio Schröder da Silveira

Booking.com