Porto Alegre Giro da Noticia : 2 de Agosto de 2018

Mercado Publico de Porto Alegre - AllPress
Mercado Publico de Porto Alegre – AllPress

Porto Alegre Notícias

PREVISÃO DO TEMPO – O sol predomina no decorrer do dia, entretanto aparecem algumas nuvens esparsas no céu, mas não se descarta formação localizada de nevoeiro ao amanhecer. O vento sopra fraco do quadrante Sudeste. A temperatura sobe mais, mas ainda faz frio na madrugada. Mínima de 8°C e máxima de 20ºC.

HOSPITAL – A Prefeitura Municipal entregou na quarta-feira, 1º de agosto, 28 leitos da primeira fase do Hospital Santa Ana, localizado ao lado do Hospital Espírita, no bairro Teresópolis, na zona Sul. Os leitos são destinados a adolescentes masculinos de 12 a 18 anos com dependência química. Nesta quinta-feira, 2, o primeiro paciente já será transferido para o Santa Ana. A expectativa é que até o dia 1º de novembro deste ano esteja em funcionamento pleno. No total serão 56 leitos de saúde mental, 55 leitos de longa permanência, 83 leitos clínicos e 10 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a nova unidade calcula-se 680 internações mensais, 1.775 consultas em reabilitação, 1377 exames ambulatoriais e mais de 500 colaboradores diretos, além de 150 indiretos.

CAPITÓLIO – A partir de quinta-feira, 2 de agosto, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta o ciclo 1970: Os enigmas da ficção-científica, com 15 obras de destaque realizadas na década de 1970 nos Estados Unidos, e exibições de dois clássicos dos anos 1960 que definiram contornos modernos do gênero, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, e Planeta dos Macacos, de Franklin J. Schaffner. O valor do ingresso para os filmes da mostra é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. O ciclo segue em exibição durante todo o mês de agosto.

ATELIER LIVRE – O Atelier Livre Xico Stockinger, Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307) está com inscrições abertas para cursos regulares e extras que serão realizados no segundo semestre. Neste semestre serão realizados nove cursos nas mais diversas linguagens como pintura, HQ, performance, gravura, papel artesanal, cerâmica, etc. Além dos cursos extras, diversos cursos regulares ainda estão recebendo inscrições. O prazo de inscrição para os cursos extras e regulares vai até o dia 20 de agosto. Inscrições e informações: alivre@smc.prefpoa.com.br e fones 3289-8057 e 3289-8058.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Crianças e adolescentes dos 8 aos 17 anos de famílias de baixa renda (até três salários mínimos) têm 272 vagas abertas para atividades esportivas. A iniciativa é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer (Diresp) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com o Sesc RS, no projeto Centro Olímpico. São 70 vagas em futebol sete, 55 vagas em futsal, 40 vagas em vôlei, 38 vagas no judô, 40 vagas no atletismo, 15 vagas no basquete e 14 vagas no futebol de campo mirim. Os interessados podem comparecer ao setor social da Diresp, na av. Borges de Medeiros, 2713 (Parque Marinha do Brasil) às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone: 3289-4867.

PORÃO DO PAÇO – A inauguração da Mostra Coletiva do 2º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea ocorre na quinta-feira, 2 de agosto, às 19h, no Porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). Na ocasião, serão anunciados os três vencedores da premiação, que tem como objetivo estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, dando apoio e incentivo para artistas em início de carreira. O melhor trabalho será premiado com uma residência artística de dois meses (dezembro de 2018 e janeiro de 2019) no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos. A exposição pode ser visitada de 2 de agosto a 28 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

ALDO LOCATELLI – Nesta quinta-feira, 2, serão abertas na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos, três novas exposições cujo foco é a emergência de artistas a partir da luta cotidiana para potencializar os próprios talentos, superando dificuldades e conquistando espaços no sistema das artes. Com curadoria de Charlene Cabral, a Pinacoteca receberá a exposição dos artistas selecionados pelo Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2018. Na Sala da Fonte, será apresentada a exposição Desenhos Esquemáticos, com trabalhos do porto-alegrense Leandro Machado. A terceira exposição, intitulada Improváveis – A Força da Vocação Num Universo de Impossibilidades, apresenta um conjunto de obras da Pinacoteca Aldo Locatelli e da Pinacoteca Ruben Berta.

BANCO DE LEITE – O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334

RUA RIACHUELO – Em decorrência de determinação judicial, a prefeitura interditou, para veículos e pedestres, parte da rua Riachuelo, imediações do número 1468, no Centro Histórico, onde existe parte da construção de residência conhecida como Casa Azul. No local, duas paredes de dois andares de altura estão estaiadas (presas por cabos de aço) e ameaçam cair. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) bloqueou a via, e a Defesa Civil coloca placas indicando o risco de desabamento. A EPTC decidiu bloquear também uma parte da Marechal Floriano Peixoto nas imediações do nº 300. As lotações foram deslocadas para a rua Dr. Flores.

ESPETÁCULO – Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), recebe até 20 de agosto, inscrições para seleção de uma proposta de espetáculo cênico baseado na obra Revolução Farroupilha, de Luiz Coronel e Danúbio Gonçalves. Será aportado o total de R$ 350 mil para criação, produção e apresentações do espetáculo musical. A produção deverá realizar três apresentações públicas e gratuitas na orla do Guaíba além de dez apresentações em escolas públicas da rede de ensino.

AÇORIANOS – Estão abertas até o dia 26 de novembro as inscrições para os prêmios Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil de 2018. Já o Prêmio Açorianos de Dança 2018, está com as inscrições abertas até 15 de dezembro para espetáculos, performances, produções e projetos estreados em Porto Alegre no ano de 2018.

TRÂNSITO – Entre 2013 e 2017 os motociclistas se envolveram em 40% dos óbitos no trânsito em Porto Alegre. A Capital gaúcha possui 94 mil motos, 11% da frota 835 mil de veículos cadastrados na cidade.

CAMPANHA DO AGASALHO – A Campanha do Agasalho 2018 tem como meta atingir 255 mil peças de roupas novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis, superando a arrecadação do ano passado, 245 mil peças. As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores. Em 2017, foram arrecadadas 253.849 peças de roupas, 7.710 calçados, 9,2 mil fraldas, 9.390kg de alimentos e 378 artigos de higiene.

MORRO DO OSSO – O Parque Natural Morro do Osso, situado na rua Irmã Jacomina Veronese, 170, disponibiliza agendamento às instituições de ensino e grupos de pesquisa para visitas orientadas a fim de apresentar a biodiversidade do local e incentivar a preservação ambiental. As atividades incluem palestra de contextualização sobre a função e a importância da unidade de conservação, além de um passeio pela trilha ecológica interpretativa do parque. As visitas guiadas ocorrem às quartas-feiras, nos turnos da manhã (das 9h às 12h), e nas sextas-feiras, pela turno da tarde (das 14h às 17h). Nos sábados, os passeios acontecem das 9h às 12h e à tarde, das 14h às 17h. Informações e agendamento de visitas podem ser feitos pelos telefones (51) 3289-5070 / (51) 3289-5071 ou pelo e-mail morrodoosso@smam.prefpoa.com.br.

FASC OPERAÇÃO INVERNO 2018 – A Operação Inverno da Fasc consiste na ampliação de vagas nos serviços de albergues, no período de 1° de junho a 30 de setembro. O acolhimento institucional de Albergue presta atendimento pelo período da noite – das 19h às 7h – oferecendo pernoite, cuidados de higiene e alimentação, bem como encaminhamento à rede de saúde, quando necessário. Central de Abordagem, das 8h30 às 21h, pelo telefone 3289 4994 ou Abordagem Noturna, a partir das 21h, pelo telefone 3346 3238.

Booking.com