Páscoa no litoral paranaense : restrições em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

Litoral Paranaense – Pontal do Paraná - sortimentos.com
Litoral Paranaense – Pontal do Paraná – sortimentos.com

Temporada Verão

Páscoa no litoral paranaense : restrições em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

Guaratuba intensifica barreiras e interdita praia

Em reunião na tarde de segunda-feira (29.03) do Comitê de Crise de Enfrentamento à Covid-19 com a participação do presidente da Comissão Covid do Legislativo, vereador Fabiano Cecílio, foi decidido que as barreiras restritivas serão intensificadas nessa semana, principalmente, de quinta-feira (1º) ao domingo de Páscoa (4).

É permitida a entrada apenas de moradores, pessoas que trabalham na cidade, cargas para estabelecimentos da cidade ou veículos de passagem para outros municípios (que são monitorados por câmeras nas duas saídas).

A medida visa evitar a entrada de turistas e veranistas nesse momento em que a cidade está com altos índices de casos confirmados e óbitos. Furar a barreira pode gerar multa de até R$ 20 mil. Entre 26 a 28 de março , 548 veículos retornaram aos seus locais de origem.

O decreto traz especificações sobre capacidade de público, horários e medidas obrigatórias para os estabelecimentos comerciais e serviços de Guaratuba, essenciais ou não essenciais, no combate a disseminação da Covid-19 e mantêm algumas suspensões, como da atividade de ônibus e vans de turismo, torneios esportivos, interdições de áreas de lazer. A praia, baía e espaços públicos estão interditados. O toque de recolher acompanha a normativa estadual, das 20h às 5h. O município pedirá novamente o apoio do Estado solicitando mais equipes da Polícia Militar

Matinhos estuda flexibilização de medidas para bares e restaurantes

Representantes da Prefeitura de Matinhos receberam na segunda-feira (29.03) pedidos para a flexibilização de horários para bares e restaurantes de Matinhos. O assunto foi tratado em reunião, que aconteceu no auditório da Prefeitura, com a participação dos secretários municipais.

Entre as demandas propostas, estão a liberação de funcionamento de bares e restaurantes até às 22 horas. Os proprietários de restaurantes se comprometeram a tomar todos os cuidados para receber os clientes, como a redução no número de atendidos e o distanciamento entre as mesas.

Participaram da reunião os secretários Administração, Andressa Crefta Vidal; da Saúde, e da Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior. Eles estiveram com os representantes Adetur, a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral, e da Câmara Setorial dos Restaurantes, que é ligada à Acima, a Associação Comercial Empresarial de Matinhos.

Os representantes das duas entidades alegam que as medidas restritivas adotadas até aqui já serviram para diminuir o índice de contágio da Covid-19 em Matinhos. Eles justificaram que as medidas propostas na reunião irão auxiliar os bares e restaurantes da cidade a evitar a demissão de funcionários.

Barreira restritiva em Pontal do Paraná inicia na quarta-feira e encerra no domingo

Preocupada com o feriado de Páscoa e a quantidade de pessoas que continuam descumprindo as determinações para não saírem de suas cidades, e acabam se arriscando e descendo para a praia, mesmo com a orla fechada e diversas medidas restritivas, a prefeitura de Pontal do Paraná segue firme com a barreira que será instalada nesta quarta-feira (31) e segue até domingo (04).

A barreira é uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e servidores voluntários da prefeitura e câmara de vereadores.

Lembrando que além da fiscalização realizada pelas equipes da Prefeitura por meio de documentos comprobatórios que caracterizem vínculo com o município, as equipes da Polícia Rodoviária Estadual, estarão fiscalizando documentos como habilitação, licenciamento e IPVA.

A barreira restritiva na BR-277 continua durante toda a semana evitando que turistas desçam para o litoral. O prefeito Rudão Gimenes destacou a participação de voluntários, totalmente envolvidos em proteger a cidade de pessoas que realmente não tem vinculo com Pontal do Paraná.

“É um momento onde todos querem ajudar, o papel da sociedade nessa ação é muito importante, não só participando de nossa barreira e também compartilhando a informação com seus familiares e amigos que teimam em vir para o município, sendo que eles podem estar contaminados e transmitir para toda uma família, e sabemos que aqui, depois que as visitas forem embora, não temos estrutura médico hospitalar para atender uma grande demanda, e o risco é gravíssimo”, completou Rudão Gimenes.

O objetivo principal da ação é verificar o vínculo de trabalho ou moradia das pessoas. Se não comprovar vínculo serão proibidos de entrar na cidade.

A secretária de Segurança Any Messina, finalizou dizendo que a fiscalização será rigorosa e quem não tiver documentos que comprovem realmente ser morador ou estar a trabalho será impedido de entrar na cidade.

“Estamos conseguindo restringir a entrada das pessoas, são centenas de carros que foram obrigados a voltar e temos a consciência de que nosso trabalho em conjunto está tendo resultado e ajudando a evitar a proliferação do Covid-19 em nossa população, estamos confiantes, as vacinas estão chegando e não queremos gente de fora nesse momento, respeitem e evitem maiores transtornos e constrangimentos”, concluiu a secretária.

Publicação com apoio do site Temporada Verão ( https://temporadaverao.com/ )