Importadora Casa Rio Verde indica harmonização de vinhos com bacalhau

Bacalhau e Vinho

Harmonização de vinhos com bacalhau

Dependendo da forma de elaboração, o bacalhau pode resultar em um prato delicado, mas pode também ter um sabor mais acentuado e salgado. Por isso admite harmonização com brancos e tintos.

Na harmonização com tintos vai pedir vinhos com pouco tanino ou com taninos já amadurecidos. Quanto aos vinhos brancos, dependerá da estrutura do prato de bacalhau. Seguem algumas dicas de harmonização da importadora Casa Rio Verde.

Entre os bacalhaus mais leves estão as salada de bacalhau e os bacalhaus desfiados, como é o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Aceitarão brancos mais leves assim como brancos complexos sem presença acentuada de madeira. Casam bem também com espumantes brancos secos. Vinhos indicados: Fraga da Galhofa Branco Douro e Espumante Adolfo Lona Brut Champenoise.

Os pratos mais estruturados de bacalhau, como “Bacalhau em Postas”, seja grelhado, cozido ou assado e “Bacalhau em Natas” (ao molho branco), na combinação com vinhos brancos pedirão vinhos estruturados com passagem ou não em barricas de madeira. Ótimas sugestões de vinhos brancos estruturados são: Offida Pecorino e Ribeiro Santo Encruzado Reserva Dão

Já a típica bacalhoada, com cebola, tomate e pimentão harmonizará com tintos de pouco tanino ou com taninos já maduros. São Sugestões: Antonutti Pinot Nero DOC Friulli e Coteaux Bourguignon Grand QV.

.