Encerramento do ano : cuidado com os gastos por Aecio Schroder da Silveira

Encerramento do ano – Cuidado com os gastos
por Aecio Schroder da Silveira
.
O número de brasileiros com o nome sujo teve alta de 6,03% em novembro, a maior alta em 7 anos, segundo levantamento feita Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito.

Segundo o SPC, trata-se da maior alta para meses de novembro desde 2011, quando o avanço foi de 8,10%. Com o avanço da inadimplência, o país encerrou com aproximadamente 63,1 milhões de brasileiros com o CPF negativado.

Segundo o levantamento, o crescimento da inadimplência é mais expressivo conforme aumenta a idade do consumidor. Em novembro, aumentou em 11,8% este número naqueles com idade entre 65 e 84 anos.

Temos procurado neste espaço, levar informações que proporcione conhecimento para enfrentamento do problema. O momento econômico de nosso país ainda está aquém daquilo que imaginamos como recuperação da crise que observamos desde 2014. O nível de renda e o alto indicador de desemprego mostram os cuidados que devemos ter para não piorarmos estes números. Neste contexto, as festas de final de ano levam a associar alegria com o aumento dos gastos desenfreados e muitas vezes irracionais.

Para aqueles que vivem no limiar financeiro, qualquer passo em falso pode incrementar situações de endividamentos gerando, em 2019, angústias e preocupações. O conselho que dou para pessoas com dívidas é que com o dinheiro extra do 13º salário, enfrentem primeiro seus débitos, procurem renegociar dívidas e, quem tiver o CPF negativo, será a excelente oportunidade de limpar seu nome.

Parece que é chover no molhado, mas o não enfrentamento de nossos problemas financeiros têm levado a situações críticas em muitas famílias, levando muitas vezes a rupturas em nossas relações pessoais.

Peço, então, que haja muita alegria e comemoração nas festas de final de ano, mas, que nossos gastos venham com análises mais racionais e responsáveis, visando sempre a sustentabilidade financeira, que nos proporcionará tranquilidade e a realização de projetos e sonhos.

Um bom Natal e ano novo repleto de felicidade.

Educador Financeiro Aecio Schroder da Silveira

Aécio Schröder da Silveira

Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, Pós Graduado em Marketing, UFRGS e em Gestão Pública pela Escola do Ministério Público do RGS. O servidor do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Educador Financeiro ministra conhecimento para que as pessoas tenham uma gestão mais eficiente e melhor organizem seus recursos, tanto no pessoal, como, também, seus investimentos. Contato para palestras : aecio.silveira@dsop.com.br. >>> Leia todas as publicações de Aécio Schröder da Silveira

.