CEIA no Farol Santander Porto Alegre - Sortimentos.com
CEIA no Farol Santander Porto Alegre – Sortimentos.com

Porto Alegre Eventos|Agenda| Programação

Farol Santander ( Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico ), em Porto Alegre / RS, apresenta “CEIA” plataforma física e virtual de cultura e empreendedorismo. Iniciativa reunirá exposições, shows, experiência com realidade virtual, e debates sobre a conexão entre a arte e o empreendedorismo

O CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), plataforma física e virtual de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo instalado no Átrio do Farol no período de novembro de 2020 a agosto de 2021 reunirá atividades uma agenda de exposições de artes visuais, shows, palestras, debates e atividades de realidade virtual.

Durante este período, terá três exposições de arte visuais. A primeira intervenção é do artista visual Vicente de Mello. Ainda contará com outras iniciativas independentes como workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso para experiências que coloquem a arte e a cultura em contato direto com o empreendedorismo e a inovação.

“Somos uma multiplataforma viva com o intuito de conectar o universo da arte e da nova economia através da inovação. Vamos instalar em Porto Alegre um ambiente de compartilhamento, de novos modelos e formatos, espaço para usar a criatividade e quebrar paradigmas. Abrimos as portas de um espaço restrito oportunizando acesso de todos, que serão impactados com temas necessários para o presente e futuro”, afirma João Ramos, sócio-fundador da empresa que criou e gerência o Projeto.

Nove apresentações de shows musicais, nove palestras com convidados locais e nacionais e experiência com realidade virtual estão previstas na programação. Esse conjunto de atrações contará com a democratização de acesso, ou seja, acessibilidade a todos. Entre elas, por exemplo, rampas para deslocamento entre os ambientes e instrutores de libras durante os eventos, além da aplicação dos protocolos de segurança e saúde de acordo com as regras de flexibilização econômica da cidade.

A exposição “Pli selon pli”, do artista paulista Vicente de Mello, abre oficialmente a temporada e terá entrada franca para os visitantes do CEIA. A instalação composta pelo registro de postes, em diversas posições, observados contra um céu neutro que os reduz a um simples traço-desenho. A tradução do título é dobra sobre dobra, e a obra evoca a peça homônima do compositor e maestro francês Pierre Boulez, composta entre 1957 e 1962 para soprano e orquestra.

A capacidade de público no CEIA seguirá os protocolos de segurança do Farol Santander Porto Alegre, que atualmente está em 25% do total. O local estará aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h e não é necessário reservar horário antecipadamente.

Agenda de eventos

A partir de dezembro, a CEIA contará com dois eventos por mês, uma atração musical e um pensador convidado para debater o papel da inovação, tecnologia e arte na atualidade. As atrações musicais ocorrem sempre na primeira quinta-feira do mês, já os debates ocorrem sempre na segunda terça-feira do mês. Todas as ações, musicais e de debates, serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial no YouTube do CEIA .

ARTE.LAB

Junto à plataforma CEIA, outras iniciativas independentes se conectarão, como um núcleo de compartilhamento sobre temas que envolvem empreendedorismo e inovação. Batizado de ARTE.LAB, o intuito, é criar um organismo físico e digital capaz de conectar e construir ideias inovadoras para fomentar o empreendedorismo criativo.

O espaço físico dessa iniciativa contará com coworking, ambiente multiuso para eventos, reuniões e ativações. Empreendedores e profissionais que se conectarem a esse ecossistema terão serviços e facilidades, como descontos especiais em restaurantes, sistema de gestão de espaços, acesso a uma comunidade vibrante de empreendedores e artistas, plano Pro do Zoom, credenciais para uma programação intensa de eventos, assim como a possibilidade de trabalhar literalmente dentro de um ambiente inspirador cercado por importantes obras de arte. Planos do Coworking, além do Meeting Space, pode ser contratado por período de um dia até um mês.

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício; e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.