Mulher tem fratura ao descer do ônibus no centro de Belo Horizonte : como podemos evitar esses acidentes ?

Noticias Brasil Sortimentos
Noticias Brasil Sortimentos

Brasil Notícias : Belo Horizonte

Uma mulher fraturou o membro inferior ao descer do ônibus e pisar em uma placa metálica no centro de Belo Horizonte. A notícia foi divulgada por vários sites, inclusive agora pelo Portal de Notícias de Minas Gerais Mais Minas. A notícia leva preocupação a todos que fazem uso diário do transporte público na capital mineira. Confira mais sobre o assunto.

Como foi o acidente

O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 20 de Novembro.

Uma passageira que estava na linha 5104, desceu do ônibus no meio da Avenida Afonso Pena, pisando em uma placa metálica que protegia teoricamente o local.

O acidente ocorreu perto das 13h. A mulher, que não teve seu nome divulgado, fez sinal para descer e ao descer do ônibus, colocou o pé na tampa.

A tampa estava em desnível, o que fez com que a mulher virasse o pé, resultando na fratura do membro.

Ao notar que o problema aconteceu, transeuntes ajudaram a mulher bem como um PM.

O acidente fez com que a via ficasse interditada.

Esse tipo de acidente não é raro no Brasil, infelizmente, e demanda mais ação do poder público, para que não volte a ocorrer.

Ações para evitar esse tipo de acidente

Algumas ações podem tentar prevenir esse tipo de fatalidade. Infelizmente a grande maioria não depende da vítima, mas sim do poder público.

1 – Isolar vias que estão sendo restauradas

Uma via pública não deve conter uma placa metálica. Se caso essa via estiver em restauração, ela deve ser completamente isolada para que transeuntes não tenham acesso a ela.

2 – Placas de identificação

Uma placa na região, alertando para a existência de uma placa metálica em desnível deveria ter sido colocada, justamente para que qualquer pessoa que passasse pelo local soubesse que ali não era um local adequado para descer de um veículo.

3 – Motoristas de ônibus não devem parar longe da guia do ponto

O ponto de parada é o local para que o passageiro desça. Infelizmente, muitas vezes, o motorista do ônibus acaba não parando exatamente no local do ponto, aproximando o veículo da guia, devido a congestionamento ou até pedido do próprio passageiro.

4 – Não descer do ônibus colocando o peso do pé em locais que não sejam a calçada

Ao descer do ônibus, o passageiro deve descer devagar e colocar o peso do corpo no pé estabilizado na calçada.

O passageiro não deve, sob nenhuma hipótese, descer no meio da via. Se houver qualquer outro elemento que não pareça seguro, é preferível solicitar ao motorista que vá um pouco mais para frente e que aproxime o veículo da guia e só assim descer do veículo.

Não há um levantamento oficial sobre a quantidade desses tipos de acidentes na capital mineira, menos ainda no país. Mas acidentes assim não só levam à machucados que podem ser graves, como também representam, muitas vezes, o descaso do poder público com os passageiros de ônibus, que merecem conforto e segurança.

Até o fechamento dessa edição, não havia mais informações sobre o estado de saúde da mulher, nem se a prefeitura vai tomar alguma ação para retirar a placa do local, deixando a via restaurada.