Mercosuper 2018 : feira do setor supermercadista
A Mercosuper 2018 – 37ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados promovida pela APRAS ( Associação Paranaense de Supermercados ) que acontece nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Expotrade Convention Center ( Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10.454 ), em Pinhais / PR, Região Metropolitana de Curitiba, traz uma série de palestras e o debate de assunto importante e assustador : aproximadamente 30% do alimento produzido no mundo é desperdiçado ou perdido ao longo das cadeias produtivas.
Desperdício
O dado é alarmante e com o objetivo de promover o debate e pensar em soluções para o problema, a Mercosuper convidou especialistas de toda a cadeia do alimento para o Fórum “O Impacto do desperdício na cadeia Alimentícia”.
Segundo pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados – o setor registrou em 2017 uma perda de 2,28% sobre o faturamento líquido, o que representa R$ 7,11 bilhões. Essas perdas podem acontecer no recebimento de produtos, entrega, manuseio, armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa.
Conforme pesquisa da FAO Brasil, órgão da ONU para alimentação e agricultura, na América Latina, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. O último relatório da ONU sobre a fome na região revela que a fome na América Latina e no Caribe aumentou entre 2015 e 2016 em 2,5 milhões de pessoas, passando de 40 para 42,5 milhões.
“Estes dados nos mostram o quanto ainda deve ser feito e que devemos trabalhar para envolver toda a cadeia, desde a produção até o consumidor. O desperdício envolve uma questão cultural, de conscientização e também técnica, por isso é tão importante refletir sobre o assunto para pensar em soluções”, afirma o coordenador do comitê de prevenção de perdas da Apras e do CPAR – PR (Comissão de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gerenciamento de Riscos), Éder Motin.
Leandro Karnal fala sobre “Legado, Proposta e Ética”
Leandro Karnal estará no dia 12 de abril, às 13h30, para proferir a palestra “Legado, proposta e ética”, que vai mostrar a importância de entender o sentido do todo para compreender que nem sempre as falhas são de terceiros. Karnal é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em História pela Universidade do RS. Doutor em História Social pela USP. Pós-doutorado pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, antropologia e Filosofia.
Salette Lemos aborda a conjuntura econômica nacional
A economista Salette Lemos estará no dia 11 de abril, às 13h30, para a palestra “E agora, Brasil?”, que vai abordar a conjuntura nacional e as expectativas para os indicadores econômicos de 2018. Salette falará sobre os juros, a inflação, o PIB e o mercado internacional, além de expor os desafios políticos no encaminhamento das questões econômicas e a importância de adequações, ajustes e mudanças no enfrentamento deste novo ciclo. A palestrante deve ainda falar sobre o novo consumidor e suas demandas.
Marcos Casuo apresentação performática
No dia 10 de abril, às 13h30, teve a palestra magna ministrada pelo artista circense Marcos Casuo, que se tornou famoso por ser o primeiro brasileiro a entrar para o Cirque du Soleil e protagonizar um espetáculo na famosa trupe canadense. A palestra trouxe uma apresentação performática com uma equipe de artistas liderada por Casuo, que de forma descontraída contou sobre a sua trajetória. Segundo ele, a importância da palestra está em mostrar e comprovar que, por mais que as dificuldades sejam imensas e as metas pareçam inalcançáveis, com dedicação, comprometimento, foco e trabalho em equipe, qualquer tipo e tamanho de obstáculo pode ser superado. “Trata-se de uma experiência incrível, onde os sonhos se tornam realidade e a palavra impossível não tem espaço”, relatou o palestrante.
Franquias sinérgicas por Daniel Alberto Bernard
Outra palestra na terça-feira, dia 10, foi de Daniel Alberto Bernard, sobre as franquias sinérgicas para super e hipermercados.
Programação de Palestras Universidade Positivo
Terça-feira (10)
9h30 – Estratégia de Branding em Supermercado
12h – Retail experience design – RED Uma nova forma de experiência de Consumo
16h30 – Cenário Econômico Brasileiro, uma visão positiva dos fatores de recuperação do varejo
18h – Franquias e negócios em rede sinérgicos a super e hipermercados
Quarta-feira (11)
9h30 – Visual Merchandising no Varejo – influência desta prática na relação de consumo
11h – Gestão da Excelência no Atendimento – O que a disney nos ensina sobre Qualidade
15h – Franquias: Oportunidades 2018
16h30 – Operações Estruturadas de Varejo – A relação do pensamento sistêmico e a eficiência operacional
18h00 – Tendências e Inovação Varejo – Visão UP NRF Big Show 2018
Quinta-feira (11)
9h30 – Formando vencedores em vendas e atendimento
11h – Oportunidades para PME’s na realidade de consumo atual – Ser pequeno e pensar GRANDE
15h – Criatividade de Marketing no Varejo
15h – Big Data
16h30 – Painel de Startups de Varejo – NRF 2018
18h00 – Pensando estrategicamente o negócio de varejo