Os moradores de Talca, no Chile, gostam de celebrar a virada do ano no cemitério, em companhia dos seus parentes falecidos. Esse costume foi eleito o mais estranho do mundo para o Ano Novo, de acordo com pesquisa realizada por site de relacionamento.
A tradição chilena foi eleita como a mais estranha, superando: tentar ouvir animais falando (Romênia); bater um pão nas paredes para espantar maus espíritos (Irlanda) e jogar móveis para fora da janela (África do Sul).
O costume de Talca, de encontrar-se no cemitério municipal na véspera de Ano Novo, começou quando uma família invadiu o local na última noite do ano, para ficar perto de seu falecido patriarca. Desde 1995, tem sido uma tradição: o prefeito da cidade agora abre os portões do cemitério cerca de onze da noite, na véspera do Ano Novo, após o término da missa, e milhares de moradores se reúnem para celebrar com os parentes e amigos mortos. O local é iluminado com velas, enquanto uma música clássica é tocada.
Se por um lado a eleição do mais estranho costume foi para a reunião no cemitério de Talca, a escolha da celebração de Ano Novo “mais divertida” foi para uma tradição de Veneza, na Itália: nessa cidade, os foliões reunidos na Praça de São Marcos criaram um costume de tocar os lábios na véspera da virada do ano, para realizar o maior beijo em massa do mundo. O que começou como um evento organizado, depois evoluiu para um costume mais informal.
Costumes “mais estranho” de Ano Novo são:
1. Reunir-se em um cemitério para ficar com parentes mortos (Talca, Chile)
2. Tentar ouvir animais falando, e se você falhar, é sinal de boa sorte (Romênia).
3. Bater com um pão nas paredes para espantar maus espíritos (Irlanda)
4. Jogar móveis para fora da janela (Joanesburgo, África do Sul)
5. Mergulhar em um lago congelado, carregando uma árvore (Sibéria)
6. A “queda do gambá”: descer um gambá, dentro de uma gaiola, no meio de uma multidão barulhenta (Carolina do Norte, EUA)
7. Uma briga entre os vizinhos para resolver disputas antigas (Peru)
8. Desfilar na rua, enquanto balança bolas de fogo sobre a sua cabeça (Escócia)
9. Assistir uma velha comédia britânica de TV sobre um jantar solitário (Alemanha)
10. Uma grande luta na água, de três dias, com balões de água e baldes (Tailândia)
O costume “mais divertido” de Ano Novo do mundo
1. Um beijo em massa em uma praça de Veneza (Itália)
2. Vestir roupas íntimas de cor vermelha para dar sorte (Espanha, Itália e México)
3. Uma grande luta na água, de três dias, com balões de água e baldes (Tailândia)
4. Jogar móveis para fora da janela (Joanesburgo, África do Sul)
5. Uma briga entre os vizinhos para resolver disputas antigas (Peru)
Fonte / Metodologia: O site de relacionamento entrevistou pela internet 7.200 usuários em 18 países – 400 por país. Os 18 países pesquisados foram EUA, Reino Unido, Canadá, Brasil, Argentina, Alemanha, França, Itália, Espanha, Turquia, Suíça, Suécia, Holanda, Bélgica, Áustria, República Tcheca, Rússia e Polônia.