Expo Turismo Paraná 2025 : Setur-RS divulga destinos e empreendimentos gaúchos na feira da ABAV-PR

SETUR-RS na Expo Turismo Paraná - Sortimentos Eventos e Feiras

Expo Turismo Paraná 2025 : Setur-RS divulga destinos e empreendimentos gaúchos na feira da ABAV-PR

Sortimentos Eventos e Feiras . Expo Turismo Paraná 2025 . A Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, participou pela primeira vez da Expo Turismo Paraná 2025, um dos principais eventos do setor na região Sul do Brasil, que aconteceu nos dias 27 a 28 de março, no Viasoft Experience, em Curitiba / PR.

Na Expo Turismo Paraná 2025 o Rio Grande do Sul participou pela primeira vez com um estande institucional através de ação da SETUR-RS. Em outras edições da feira b2b, organizada pela ABAV-PR, a presença do Estado gaúcho era por iniciativa de municípios, que marcavam presença de forma isolada.

Rodrigo Santos, representante da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul no evento, destacou que a presença institucional evidencia o papel do Estado em fomentar o turismo por meio da divulgação de diversos destinos com intuito de fortalecer e posicionar turisticamente o Rio Grande do Sul no mercado.

Na feira foram destacados três receptivos turísticos : Gramado, Bento Gonçalves e Flores da Cunha. Também outros destinos como Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Garibaldi e Caxias Sul tiveram divulgação através de empresas como Brocker, Turis Tur e Jordani.

Retomada

O representante da SETUR-RS aproveitou para destacar a importância do papel das agências e operadoras na retomada das atividades turísticas pós-enchentes. “É muito importante reaproximar e mostrar para as agências e operadoras que o estado está pronto: os hotéis estão funcionando, os parques estão abertos e temos infraestrutura com aeroportos e rodovias em pleno funcionamento”, pontuou.

“Nos meses de janeiro e fevereiro, já tivemos uma alta de 10% a 15% na ocupação em Gramado, Canela e Nova Petrópolis em comparação ao mesmo período do ano passado” disse Santos.

A Secretaria de Turismo prevê que a partir de maio/25, o número de ocupação e frequência de voos para o estado comece a crescer e que volte rapidamente aos níveis alcançados antes das enchentes.

Paraná

Sobre a participação do Estado gaúcho com estande exclusivo na Expo Turismo Paraná, Rodrigo Santos, apresenta que o objetivo é aproveitar o retorno dos voos domésticos diretos à Capital gaúcha, que duram aproximadamente 55 minutos entre o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba e o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre.

“Essa retomada dos voos diretamente aqui de Curitiba é um fator positivo que acaba aproximando. Outro fator interessante é que os voos iniciaram com valores bem acessíveis. Fazendo uma pesquisa rápida, hoje, você consegue ir e voltar de Porto Alegre a Curitiba na faixa entre 600 e 700 reais”, disse.

“O mercado Paraná é muito forte tanto no aéreo quanto no rodoviário, que às vezes passa despercebido, mas que tem um fluxo muito grande. Por isso nós viemos aqui com três receptivos turísticos e empreendimentos”, explicou.

Turismo interno

O maior mercado ainda é o próprio público gaúcho, que representa cerca de 61% do total. Em seguida, destacam-se turistas de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Brasília.

“Então nós não podemos virar as costas e só pensar para fora. O recurso que vem e que acaba entrando na economia Gaúcha de turistas de outros estados e outros países é fantástica, mas o próprio Gaúcho movimenta muito o turismo em todo o Estado”, comenta Santos. “Então, nós (SETUR-RS) estamos também presentes em muitas feiras e eventos no Rio Grande do Sul”, disse ao ressaltar a importância da divulgação turística para o mercado interno.

Rodrigo Santos - SETUR-RS na Expo Turismo Paraná - Sortimentos Eventos e Feiras
Rodrigo Santos – SETUR-RS na Expo Turismo Paraná – Sortimentos Eventos e Feiras

Turista estrangeiro

O Brasil comemora recorde de turistas estrangeiros no país. Em janeiro de 2025, o país registrou 1.483.669 turistas internacionais, o melhor primeiro mês do ano desde 1970.

Ricardo Santos cita que melhorou muito o tempo de permanência do turista argentino e uruguaio no Estado, que teve recorde de turistas oriundos destes países no início do ano. “Foi a primeira vez que o Rio Grande do Sul de fato conseguiu segurar o turista argentino e uruguaio. O Estado deixou de ser um destino de passagem. Éramos uma ligação para as praias do litoral catarinense. Dessa vez, o turista argentino e uruguaio, circulou muito pelo Rio Grande do Sul, principalmente na Serra Gaúcha e no litoral. Também aproveitaram para visitar as Missões e o litoral sul”.

Para ampliar e consolidar o Rio Grande do Sul junto aos turistas do Mercosul, visando incrementar o tempo de permanência e incluir o Estado no roteiro da próximas férias, a SETUR-RS está participando de feiras de turismo na Argentina, Uruguai e Paraguai além de ações com influencers, imprensa e mídia.

Divulgação

A SETUR-RS está com uma programação intensa de participações em feiras no país. “Vamos estar participando pela primeira vez em diversas feiras no país. São novos mercados, são nichos que nós estamos observando que estão mandando fluxo interessante, e a SETUR-RS proporciona aos destinos e empreendimentos gaúchos a possibilidade de fazer conexões com estes mercados”, concluiu Santos.

A cobertura da Expo Turismo Paraná nos sites da Sortimento Comunicação ( sortimentos.com.brfeirasdeturismo.comdivulgacaoturistica.com ) foi viabilizada através de convite da ABAV-PR, hospedagem no Hotel Nacional Inn Santa Felicidade e transfer da CEP Gestão em Movimento.