RS Moda Primavera 2023 Verão 2024 : feira de moda da SIVERGS terá desfiles e palestras

RS Moda - Feiras de Moda em Porto Alegre - Sortimentos Eventos de Moda

Sortimentos Porto Alegre .

RS Moda Primavera 2023 Verão 2024 : feira de moda da SIVERGS terá desfiles e palestras

. Eventos de Moda em Porto Alegre . O maior evento da moda gaúcha será dias 11 e 12 de julho de 2023, na FIERGS, em Porto Alegre; Glória Kalil, Dudu Bertholini, Ronaldo Fraga e Paulo Borges são presenças confirmadas.



RS Moda edição primavera 2023 e verão 2024

O mais importante evento de moda no Rio Grande do Sul prepara a maior edição da sua história. O RS Moda, organizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (SIVERGS) junto com o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), ocorrerá nos dias 11 e 12 de julho, das 10h às 19h, no Pavilhão do Centro de Eventos FIERGS, com atividades gratuitas para o público em geral. Serão dois dias de conexões, workshops, palestras com nomes relevantes do segmento, desfiles e negócios.

“A edição de 2023 ganha ainda mais força ao retornar para o Centro de Eventos FIERGS, que é a casa da indústria gaúcha. Além disso, a realização paralela ao Inspiramais, evento do setor calçadista que apresenta inovações em design e materiais para futuras coleções, e reúne tendências e pesquisas da moda, será um marco para o mercado gaúcho, unindo dois setores que caminham juntos e que agregam valor um ao outro”, afirma Silvio Colombo, presidente do SIVERGS. O RS Moda trará moda independente, criativa e autoral com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor, como: vestuário, confecção, têxtil, bolsas, calçados, acessórios, jóias e bijuterias, explorando a produção sustentável, inovadora com a geração e estímulo de novos negócios. Cerca de 10 mil visitantes deverão conferir as novidades do setor, que estarão expostas em cerca de 10.000 metros.

RS Moda : desfiles e palestras

Em paralelo à feira ocorrem os desfiles com as tendências da Primavera 2023 e do Verão 2024, uma verdadeira vitrine dos talentos do Rio Grande do Sul. Marcas mostrarão ao público, incluindo lojistas de vários estados, suas coleções que estarão nas ruas nos próximos meses. Hoje, a produção do vestuário no Rio Grande do Sul se destaca no cenário nacional por ter muitos diferenciais, como a confecção de produtos de extrema qualidade e inovação. Os expositores do RS Moda estarão prontos para atender as demandas de MEIs, micros, pequenas, médias e grandes empresas.

“Essa edição está trazendo, com apoio do Senai-RS, conceituados palestrantes. Eles são nomes de referência nacional que reforçam o RS Moda como um evento forte do segmento, chamando a atenção de um público interessado diretamente em moda, vestuário, tendências e inovações. Trata-se de um evento muito abrangente, que reunirá a cadeia da moda como um todo, desde as indústrias até o varejo, passando pelas universidades”, informa o Gerente do Centro de Eventos FIERGS, Kurt Ziegler.

As palestras do “Talk RUAH Histórias de Moda Arte e Comportamento” prometem compartilhar histórias de quem vive este universo. No dia 11, a jornalista e consultora de moda, Glória Kalil, e o comunicador de moda e diretor criativo Dudu Bertholini, compartilharão suas experiências com o público. Já no dia 12, Ronaldo Fraga, estilista, e Paulo Borges, Criador do SPFW, contarão suas histórias. “Vamos conversar um pouco sobre moda, sobre arte e contar para vocês alguns casos que aconteceram na minha longa carreira de moda”, antecipa Glória Kalil. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrições prévias.

RS Moda : workshops e unidade móvel

Do conhecimento teórico para o prático. Estudantes de moda de cinco universidades gaúchas terão aulas in loco no RS Moda. Será uma oportunidade para os futuros profissionais conhecerem melhor todo o desenvolvimento de uma coleção, da escolha dos tecidos, estampas, cores e materiais, até rodadas de negócios.

A Unidade Móvel Vestuário (UMO), do SENAI, que através do convênio com o SIVERGS viaja pelo Estado proporcionando curso de costura, estará estacionada dentro do pavilhão. Com 9 metros de largura por 15 de comprimento (quando aberta), possui 26 máquinas de costura industrial, além de ferro com caldeira, mesa de corte, materiais de instrução, bustos e fitas. A unidade poderá ser visitada e os primeiros passos da costura serão ensinados aos visitantes. Hoje, no Rio Grande do Sul, este setor é responsável por 23 mil empregos diretos e 33 mil indiretos.