Prefeitos da Paraíba aguardam publicação de decreto estadual para definirem a realização do Réveillon 2022

Queima de fogos de artificio no Réveillon - Sortimentos.com Réveillon no Brasil

Sortimentos.com Programação Réveillon 2022

Prefeitos da Paraíba aguardam publicação de decreto estadual para definirem a realização do Réveillon 2022

Várias prefeituras paraibanas ainda aguardam a publicação de novos decretos sobre o funcionamento das atividades, na Paraíba, bem como as medidas de enfrentamento e prevenção à pandemia da Covid-19, para definirem a realização ou não dos seus eventos de Réveillon 2022. A perspectiva é de cancelamento da festa na maioria das cidades.

A previsão para definição dos prefeitos está para o início de dezembro de 2021. Algumas cidades estão com poucos casos da Covid-19, porém, uma opinião comum entre algumas gestões, é que as comemorações podem atrair um grande número de turistas, aumentando a possibilidade de contágio em lugares onde a quantidade de infectados é pequena.

Na capital, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) aguarda o anúncio definitivo do prefeito Cícero Lucena, para confirmar a realização da festa e anunciar a programação do Réveillon 2022.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, espera a publicação de decreto estadual e avalia o cenário da pandemia na cidade para definir com a Secretaria de Saúde. Até o início de novembro/21, seguem confirmados o Natal Iluminado, com abertura prevista para o dia 4 de dezembro, e o Carnaval da Paz, que inclui eventos religiosos, filosóficos e culturais ,entre os dias 23 de fevereiro e dois de março de 2022.

“Estamos voltados para o Natal e vamos aguardar o novo decreto em dezembro. Nesse momento, ainda não anunciamos nenhuma programação de Réveillon e estamos em planejamento, se o cenário é favorável e as autoridades sanitárias avaliarem que é possível”, informou a secretária de desenvolvimento econômico de Campina Grande, Rosália Lucas.

Em, Bayeux, na Grande João Pessoa, a prefeitura ainda não possui planejamento definido para a festa e, atualmente, organiza as comemorações de sua emancipação política, que ocorre no dia 15 de dezembro. Neste dia, estão previstas algumas programações culturais, mas sem shows abertos ao público. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a expectativa é que o mesmo procedimento seja adotado em todas as festividades de fim de ano da cidade.

Festas de Réveillon 2022 confirmadas

Se em algumas cidades, as festas estão canceladas ou os prefeitos estudam se realmente é possível a sua realização, em outras, as prefeituras confirmam as comemorações de Réveillon 2022 nos espaços públicos.

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Turismo (Setur) de Conde, Felipe Jardim, no Litoral Sul da Paraíba, após as comemorações do aniversário da emancipação política da cidade, nesta semana, será divulgada a programação oficial do Réveillon. “O fluxo de turistas, neste período, normalmente é maior do que em outras épocas do ano, mas iremos reforçar todas as medidas de prevenção e protocolos sanitários. No Conde, teremos programação no Réveillon e Carnaval”, revelou o assessor técnico da Setur. A justificativa para o retorno das festividades, segundo o representante da prefeitura, são o avanço da vacinação e a grande redução dos casos na cidade. 

Em Soledade, o prefeito Geraldo Moura confirmou a realização da festa de Réveillon no município e destacou que os indicadores da doença na região permitem que o evento aconteça. “No dia 31 de dezembro, iremos ter , sim, a festa de Réveillon como tivemos todos os anos antes da pandemia. Em 2020, não pudemos ter, mas em 2021 vamos fazer as ornamentações e algumas atividades na praça central e faremos festa com banda na rua”, afirmou.

Já em Cabaceiras, no Cariri, a secretária de Turismo, Mércia Vieira, informou que a expectativa é que nos próximos dias seja confirmada a realização do Réveillon 2022. Até agora, a prefeitura organiza as apresentações culturais voltadas ao Natal deste ano como feiras de artesanato, coral, Alto de Natal e outras atividades que irão acontecer durante todos os finais de semana de dezembro.

Réveillon no Sertão

Em Jericó, no Sertão do Estado, o secretário de Turismo e Esportes, Teta Maia, afirmou que por causa do risco da Covid-19, não há programação planejada e nem interesse que a festa aconteça. O mesmo posicionamento é adotado em Patos, também no Sertão, e em Guarabira, no Brejo. Nas duas cidades, seguem confirmadas apenas a programação de Natal.

Cancelamentos já confirmados

O secretário de Turismo e Eventos de Baía da Traição, no Litoral Norte do Estado, Josias Viana, anunciou que, não haverá comemorações de Réveillon 2022 na cidade e os eventos públicos serão retomados a partir do Carnaval de 2022.

Porém, a cidade está toda aberta aos visitantes e festas privadas são permitidas. Ainda haverá a tradicional queima de fogos, a decoração natalina e a revitalização dos monumentos turísticos para acolher os turistas. “Acreditamos que é precipitado fazer a festa agora. Acompanhamos o protocolo do Governo do Estado e eventos públicos de grande porte para reunir multidões só a partir do Carnaval”, justificou Josias Viana.

Depois do Carnaval, a expectativa é voltar os eventos promovidos pela prefeitura como Semana Santa, São João no Litoral, Abertura de Verão, Baía Brega, Festival da Virada e a Emancipação Política

A cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi a primeira a anunciar oficialmente o cancelamento dos shows de fim de ano, diante da ameaça de nova onda da Covid-19. Os eventos particulares estão permitidos e a prefeitura programa queima de fogos e lives de artistas locais.