Exposição “Ficções de um jardim : fotografia e literatura” de Andréa Brächer no MARGS

Andrea Brächer Exposicao Ficcoes de um jardim fotografia e literatura

Porto Alegre

Andréa Brächer apresenta a exposição “Ficções de um jardim: fotografia e literatura”
Com curadoria de Niura Legramante Ribeiro, a artista Andréa Brächer apresenta, no dia 23 de maio, às 19 horas, sua nova exposição de arte “Ficções de um jardim: fotografia e literatura”, nas salas negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

É a partir da literatura e fotografia, que Brächer cria seu universo de fabulações a ser apresentado no MARGS. O poema “A Criança Roubada”, de William Butler Yeats, e o interesse da artista, especialmente pelo mundo das fadas, compõem o tema de suas representações nas obras fotográficas atuais.

Sabe-se que os contos de fadas podem evocar os paradoxos de bondade e maldade, de alegria e tristeza e de amor e ódio. No imaginário popular dizem que, quando uma criança desaparece, seja pelo bem ou pelo mal, foi um desses seres míticos que a levou. As pesquisas de Andréa contemplam as situações de desaparecimento de crianças, tanto raptadas pelas próprias mães, quanto às imagens de post-mortem infantil, como nas Séries Abdução (2004-2018) e Lilith (2007-2008).

Se, por um lado, seus trabalhos reproduzem duras realidades, por outro, recorrem ao impalpável como o mundo das fadas, os assombreamentos, as casas abandonadas e fantasmas de espíritos dos mortos, assuntos muito presentes nas histórias sobrenaturais do século XIX.

Ao referenciar o passado em um trabalho contemporâneo, a produção fotográfica de Andréa Brächer produz interações e ressignificações de seus interesses autobiográficos pelo universo infantil e da cultura.

Ficções de um jardim: fotografia e literatura
:: Abertura: 23 de maio, 19h.
:: Visitação: De 24 de maio à 21 de julho, das 10h às 19h – de terça a domingo
:: Local: MARGS (Praça da Alfândega, s/n° – Centro, Porto Alegre).

.