Páscoa 2019 : Chocolate da Cacau Show apresenta divergência em pesagem, aponta Agência de Metrologia

Agencia de Metrologia Testes laboratoriais de Chocolates

Páscoa 2019

Chocolate da Cacau Show apresenta divergência em pesagem, aponta testes laboratoriais da Agência de Metrologia

A Operação Páscoa realizada pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) aprovou 90% dos produtos nos testes laboratoriais, durante ensaios metrológicos que aconteceram na terça-feira (16.04.19). A ação fez parte do Plano de Trabalho e das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De onze marcas testadas – Nestlé, Garoto, Lacta, Arcor, Hershey’s, Choco Soy, D’elicce, Kinder, Ferrero Rocher, Cacau Show e Adriana Bombons, somente um produto da Cacau Show – Caixa de Chocolate Dreams com cinco unidades e peso de 90 gramas – apresentou divergência durante a pesagem e, pela média, foi reprovado.

Para a realização dos testes laboratoriais, foram recolhidos ovos de Páscoa de diferentes tamanhos e formatos. Todos foram pesados e registrados em balança própria da Metrologia Estadual. Os testes contaram com a presença de representantes da Adriana Bombons e da equipe jurídica da marca Arcor, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM.

Para o presidente da pasta, Rérison Antonio Castro Leite, a Operação Páscoa é uma garantia que o consumidor tem em pagar somente pelo peso indicado nas embalagens dos produtos. “Trabalhamos para assegurar a concorrência leal e para priorizar as boas relações de consumo. O resultado mostra que os fabricantes têm, cada vez mais, cuidados em seguir as normas e respeito ao cliente”, informa o presidente da AEM.

Cuidados no armazenamento
Em algumas situações – a divergência entre o peso aferido nos testes metrológicos e as informações do rótulo do produto – podem vir a ocorrer devido às falhas de armazenamento e, não necessariamente, pelo fabricante. O clima da cidade, a forma de acondicionamento do produto e a temperatura do ambiente podem interferir diretamente na pesagem e contribuir para as diferenças encontradas. “É o que pode ter acontecido, por exemplo, no produto com peso divergente que encontramos na Operação Páscoa”, informa Rérison.

Consumidor consciente
A Metrologia Estadual alerta que além do peso, é importante que o consumidor fique atento também aos brinquedos e brindes que podem vir junto com os ovos de Páscoa. Todos devem conter o Selo Inmetro, que assegura que o produto foi testado e oferece maior segurança ao usuário, bem como informa a faixa etária indicada.

O consumidor que encontrar produtos em divergência com as orientações do Inmetro pode entrar em contato com a Ouvidoria da Metrologia Estadual pelo WhatsApp (63) 98466-6397, pelo email – ouvidoria@aem.to.gov.br. e pelo telefone (63) 3218-2076.

Texto Secom Tocantins | Foto: Cejane Borges/Governo do Tocantins

.