Feira ExpoAgas : como foram as palestras de Maju Coutinho, Rubens Barrichello, Fabrício Carpinejar, Paulo César Tinga, Arthur Igreja e Dado Schneider

Feira ExpoAgas : como foram as palestras de Maju Coutinho, Rubens Barrichello, Fabrício Carpinejar, Paulo César Tinga, Arthur Igreja e Dado Schneider

Feira ExpoAgas : como foram as palestras de Maju Coutinho, Rubens Barrichello, Fabrício Carpinejar, Paulo César Tinga, Arthur Igreja e Dado Schneider

.| Sortimentos Eventos e Feiras destaca as palestras na ExpoAgas – feira do setor supermercadista gaúcho |.  A 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados, que aconteceu de 20 a 22 de agosto de 2024, no Centro de Eventos da FIERGS em Porto Alegre / RS, com o tema “Superação é a nossa marca”, contou com diversas palestras. No palco da a Arena do Conhecimento subiram a jornalista Maju Coutinho, Rubens Barrichello, Fabrício Carpinejar, Paulo César Tinga, Arthur Igreja e Dado Schneider.


Expoagas 2024 : feira do setor supermercadista gaúcho encerra com R$ 704 milhões em negócios


Palestras na ExpoAgas : “Liderança, o poder da ação e do trabalho em equipe” é o tópico de painel com participação do ex-jogador Tinga

Acreditar no trabalho como fator de transformação fez toda a diferença na vida de Paulo César Tinga. O ex-jogador da dupla Gre-Nal e de grandes clubes do Brasil e do exterior palestrou na manhã de terça-feira (20/08), com participação do empresário Ricardo Vontobel e os comunicadores Duda Garbi e Pedro Ernesto Denardin. Com o tema “Liderança, o poder da ação e do trabalho em equipe”, Tinga falou sobre as dificuldades vividas durante a infância e adolescência e como fez para superar estes desafios.

“Minha mãe tinha dois empregos. Eu via ela sair para trabalhar, todos os dias, às 7h e voltar às 19h e depois ela saía às 22h30, com uma sacola vazia e retornava às 6h com a sacola cheia de comida. Então eu associei que para termos comida em casa era preciso trabalhar muito. Acredito no trabalho como uma forma de transformar a vida das pessoas”, enfatiza.

Como um apaixonado por futebol, Tinga contou que fez três testes para jogar no Internacional, clube do coração, e foi reprovado em todos. Então, decidiu tentar a sorte no Grêmio, porém, quando estava prestes a subir no ônibus, bateu aquela dúvida se não seria mais um dia perdido. Tinga teve que tomar uma decisão, fazer uma escolha. “Todos os dias estamos tomando decisões que podem mudar a nossa trajetória”, afirmou. E todos devem imaginar a opção feita pelo ex-jogador, que foi aprovado no Grêmio e se tornou um dos maiores atletas revelados no futebol gaúcho.


Palestras na ExpoAgas : “Nossas maiores missões são viver de fato o presente e não deixar que alguém seja invisível ao nosso lado”, aponta Fabrício Carpinejar

“Não há maior perigo pra felicidade do que achar que temos todo tempo do mundo”. Esta foi uma das frases de Fabrício Carpinejar que impactaram o público no primeiro dia de Expoagas 2024. Durante a tarde da terça-feira, 20 de agosto, a palestra “Liderar e Viver Sem se Poupar” integrou a programação do núcleo Agas Jovem. Falando para muitos sucessores do setor supermercadista gaúcho, o escritor cativou a plateia com insights sobre a importância de estar de fato presente na vida de quem amamos e de criar o nosso destino com garra e vontade, mas também afeto.

Com um estilo poético e bem humorado, Carpinejar interagiu com o público em muitos momentos da apresentação. “Você não tem 15 minutos? Todos temos. Não é preciso ficar procurando uma tarde inteira na agenda para ver as pessoas. Visite sempre sua família e quem faz diferença na sua vida. Não importa a hora que você chegue, será sempre pontual”, enfatizou.

“Deixe de fazer promessas. O que a gente quer, a gente faz na hora. Não há pior coisa na vida do que se arrepender de não ter estado presente”, provocou o premiado autor, que já publicou 51 livros com mais de 900 mil exemplares vendidos. Carpinejar, também jornalista, poeta e cronista, finalizou enaltecendo a realização da Expoagas 2024. “Este é o primeiro grande evento após a tragédia que se abateu sobre nosso Estado. Parabéns à Agas pela coragem e a todos vocês por estarem aqui.”


Palestras na ExpoAgas : Maju Coutinho aborda representatividade, carreira e superação

A jornalista Maju Coutinho realizou a primeira palestra magna na quarta-feira, 21 de agosto. A apresentadora falou sobre “Representatividade: construindo valor para a carreira e a vida”. Uma pauta que considera extremamente relevante: “é muito potente ser referência, ser alguém que inspira e faz as pessoas acreditarem que podem mais. E vejo uma relação muito forte entre representatividade e superação, o tema do evento aqui neste ano”, afirmou ao também se solidarizar e desejar que o povo siga se reerguendo.

Maju realizou a sua apresentação com interações. “Pra você, o que é uma sociedade melhor?” perguntou a algumas pessoas da plateia e, na sequência, respondeu a questão: “Pra mim, um lugar melhor é onde tem o que eu chamo de ‘BB’, o básico bom. Com acesso, no mínimo, a boa escola, alimentação e itens essenciais do desenvolvimento humano às pessoas. E ainda com oportunidades iguais. É nosso desafio moldar uma nova realidade, mais justa e solidária para todos”, colocou.

Ela contou sobre o papel da família, especialmente da mãe e avó, para que alcançasse a trajetória que tem hoje, além de outras referências importantes, como a jornalista Glória Maria. “Eu quero ver mais mulheres negras na posição de poder, liderança e destaque. Representar é mais do que estar presente: é dar voz, influenciar, inspirar”, ressaltou. Completou dizendo que a luta pela representatividade é contínua e cada conquista é um grande passo para a humanidade


Palestras na ExpoAgas : Rubens Barrichello fala sobre “Mudança: oportunidade de fazer melhor”

Rubens Barrichello palestrou sobre “Mudança: oportunidade de fazer melhor”, na quarta-feira, 21 de agosto. Solícito e tranquilo, ele interagiu com a plateia e contou algumas histórias dos tempos em que disputava a Fórmula 1 pela Ferrari, que tinha como piloto principal o alemão Michael Schumacher.

Um dos mais famosos casos foi quando Barrichello foi forçado a deixar o seu companheiro de equipe, que tinha privilégios dentro da escuderia italiana, a ultrapassá-lo, bem na reta da linha de chegada. “Temos o péssimo hábito de julgar as pessoas sem sabermos a verdadeira história. Se 99% das pessoas tivessem ouvido o que me disseram no rádio pouco antes da ultrapassagem, teriam feito a mesma coisa. Fiquei mal, pois não é da minha índole fazer o que tive que fazer”, desabafou. Ele afirma que, “caso tivesse ganho aquela corrida poderia ter sido o fim da sua carreira”.

Criado no bairro de Interlagos, em São Paulo, Barrichello, ainda criança, foi presenteado pelo avô com um Kart. O pai dele, vendo o deslumbramento do garoto pela máquina disse: “dorme e estuda e deixa que eu fico responsável pelo custo do veículo”. Esta foi a largada para o ex-piloto de Fórmula 1 iniciar sua carreira no automobilismo mundial.

Espiritualista, Rubinho diz que na vida a gratidão é o mais importante. “Sempre temos algum aprendizado com as situações”, acredita. O atual piloto da Stock Car sustenta que as pessoas devem crer que o sucesso delas irá acontecer. “A fé é fundamental, pois todos temos algo para conquistarmos na nossa vida”, salienta. Aliás, em 2018, Barrichello sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), porém ele não teve sequelas. “O mau do universo é o stress e temos que aprender a lidar com isso. Graças a Deus, eu fiquei entre os 14% das pessoas que são acometidas por este derrame e não sofrem sequelas”, agradece.


Palestras na ExpoAgas : “A produtividade e a inovação vão seguir muito aceleradas, mas não podemos tornar tudo artificial e tecnológico”, aponta Arthur Igreja

“Humanizando a Transformação Digital” foi o tema da palestra magna de Arthur Igreja, na manhã de quinta-feira (22/08). Com mais de 150 conferências nacionais e internacionais no currículo, e referência quando o assunto é inovação, o especialista apontou que a Inteligência Artificial Generativa está trazendo verdadeiras revoluções e impactos muito positivos. “Relatórios de consultorias globais indicam que, entre três e cinco anos, os ganhos em produtividade serão de mais de 240 bilhões de dólares, somente no varejo”, projetou.

De acordo com o conferencista, essas tecnologias estão evoluindo muito rapidamente para atender demandas da sociedade que também convergem em negócios. “Os canais de serviços e relacionamento são bons exemplos. É pela interação conosco que os robôs aprendem e aprimoram conteúdos e respostas. Então, diariamente eles estão adquirindo uma gigantesca capacidade de criar soluções para temas complexos e resolver com super agilidade atendimentos, para que possamos fazer compras, check-ins e resolver questões financeiras”, observou.


Palestras na ExpoAgas : “O futuro mudou. bem na minha vez” é tema da palestra de Dado Schneider

A velocidade do avanço tecnológico e a influência nas gerações prendeu a atenção do público que foi acompanhar a palestra do professor doutor em Comunicação, Dado Schneider, na quinta-feira (22/08) pela manhã, na Arena do Conhecimento. “A internet trouxe infinitas novas fontes de informações. As novas gerações aprendem antes mesmo de falarmos para eles”, ressaltou.

Schneider analisou a questão da autoridade nos séculos XX e XXI. “No século XX, a autoridade era verticalizada, ou seja, tínhamos que olhar de baixo para cima. Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, lembrou. Já atualmente, ele afirmou que prepondera a horizontalidade, isto é, não há aquele temor do mandatário e, sim, mais conversas, troca de ideias. “No século XXI, temas como sustentabilidade, inclusão, diversidade, cooperação e compartilhamento fazem parte do nosso dia a dia”, salientou.

Ele reforçou que precisamos entender as novas linguagens. “A pandemia mudou a dinâmica do jogo e nos mostrou que perdemos a capacidade de prever o futuro. Não sabemos mais o que vai acontecer mês que vem. Agora, além do mundo, o futuro também mudou bem na minha vez”. Schneider ainda lembrou que “estamos expostos à uma velocidade de mudanças que nunca existiu. Nos adaptar e aceitar o novo é ponto crítico para continuar no mercado”.


Especial ‘Expoagas – feira do setor supermercadista gaúcho’ no Feiras Comerciais e Sortimentos Eventos e Feiras conta com apoio do site Programação Digital