Outubro Rosa : mamografia pós implantes de silicone é importante

Outubro Rosa - Mamografia pos implantes de silicone

Câncer de Mama

Amplamente divulgado, o Outubro Rosa é uma campanha para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que muitas mulheres com próteses de silicone acabam não realizando seus exames de rotina por receio de romper os implantes durante a compressão do mamógrafo.

Para quebrar este mito, o cirurgião plástico Vitorio Madarena, explica que para mulheres com próteses mamárias existe a “Manobra de Eklund”. “Uma técnica que consegue uma melhor visualização, afastando a prótese do tecido mamário, empurrando-a para trás, enquanto a mama é puxada para frente”, conta.

Porém, por ser um procedimento diferente do usual, o cirurgião alerta para que as pacientes sempre avisem ao operador do mamógrafo sobre os implantes. Desta forma a manobra pode ser empregada corretamente, a pressão aplicada será reduzida e será gerada uma quantidade de imagens necessária para ser ter uma boa leitura do tecido mamário, que geralmente é maior do que em mulheres sem próteses.

Cuidados redobrados – Outro alerta do cirurgião plástico é com relação a periodicidade com que as mulheres com seios turbinados fazem seus check ups. “Muitas delas acabam esquecendo as recomendações e só voltam a procurar o médico quando surgem sintomas de complicações”, diz. Segundo Maddarena, é extremamente importante consultar periodicamente o cirurgião que colocou as próteses, para que ele possa fazer um melhor acompanhamento. E os cuidados vão mudando, passados 10 anos da cirurgia, por exemplo, os exames devem ser anuais, alternados por ressonância magnética a cada dois anos.

.