Quais são as melhores datas para viajar de férias ?

Air Help : melhores datas para viajar de férias - Sortimentos Turismo

Sortimentos Turismo

Quais são as melhores datas para viajar de férias ?

Tirar uns dias de férias e viajar de avião é o sonho de muita gente. Porém, o sucesso das férias depende de alguns fatores importantes e um deles é sem dúvida a escolha da melhor data para se fazer uma viagem.

Escolher uma data errada pode causar muitos problemas, como não poder aproveitar por causa do clima do local escolhido, a subida de preços que ocorre na alta temporada, além de grandes aborrecimentos com os aeroportos lotados e o problema de voo atrasado.

Como as companhias aéreas exigem que você esteja no aeroporto horas antes, com o atraso a espera parece infinita. Nem sempre as empresas são culpadas pelos atrasos, mas, de qualquer maneira, conforme a lei, a empresa deve se responsabilizar pelo acontecido e garantir que os passageiros recebam seus direitos de acordo com cada caso. 

Usando o site da Air Help você pode ficar devidamente informado de seus direitos, que inclusive poderão ser motivo de indenização em dinheiro em casos específicos.

Sabendo dessas informações importantes, veja abaixo quais seriam as melhores datas para viajar

A alta temporada pode ser uma boa escolha quando se pretende ir a um lugar onde exista um movimento turístico muito grande, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.

Entretanto, o excesso de turistas refletirá nos preços das passagens aéreas, hotéis e serviços. Além, é claro, de possíveis desconfortos como filas em restaurantes, bares e baladas, muita gente na praia e coisas do tipo. Ou seja, pense bem se você prefere o agito em sua viagem ou algo mais tranquilo e sem dores de cabeça.

O custo do pacote férias também aumenta na temporada de inverno em locais onde o frio e a neve podem ser o atrativo, como Bariloche na Argentina ou Campos do Jordão, no estado de São Paulo.

O período de baixa temporada é o melhor e mais econômico para se tirar umas férias. O clima em geral, tanto no Brasil, como no exterior pode estar ainda muito agradável, as companhias aéreas fazem promoções e os hotéis têm preços diferenciados nessa época. 

Em suma, a viagem se torna muito mais barata e mais tranquila, sem aquela loucura causada pelo turismo de massa.

Outro ponto a ser lembrado é adquirir sua passagem com bastante antecedência. Nesses casos a diferença de preço é significante.

Datas mais baratas – viagens nacionais

Escolher a melhor data para viajar para um destino doméstico vai depender de vários fatores, como a existência de algum evento importante na cidade de destino – o que causa o aumento das passagens e hotéis – o clima do local escolhido e outros fatores que tenham influência nos preços.

Claro que na baixa temporada os valores descem, mas os fatores citados acima podem mudar o panorama. Pesquise seu destino na internet e veja se a data desejada não coincide com algum evento local.

Em geral para destinos internos como o Nordeste, Rio de Janeiro ou mesmo São Paulo e o Sul do país, os meses de primavera e outono são muitos bons para viajar e também mais baratos. Por exemplo, em uma viagem para uma praia da Bahia, o sol estará presente na primavera e os estabelecimentos e a cidade não estarão tão lotados como no pico do verão. 

Datas mais baratas – viagens internacionais

Em primeiro lugar não se esqueça que na Europa e nos Estados Unidos as datas de início das estações são opostas às nossas. Quando aqui estamos na praia com altas temperaturas os europeus estão em pleno inverno. 

O que devemos levar em conta quando viajamos ao estrangeiro, principalmente a Europa, é que durante o verão deles as escolas também estão de férias, portanto os locais mais conhecidos estarão repletos de turistas, não só do país com o também de todo o mundo. 

Para citar mais um exemplo, Paris nos meses de verão tem todas as suas atrações lotadas, além do grande calor que faz na cidade. Ir em outra época pode ser uma sábia decisão.

Uma boa época para embarcar para Europa é o outono, ou seja, nos meses finais do ano, ou na primavera – especialmente no final de março e começo de abril – quando as temperaturas estão mais amenas e por ainda estar em temporada baixa os preços são bem mais acessíveis.