Polo da Moda Íntima de Juruaia oferece oportunidade de renda para empreendedores

FestLingerie 2019 em Juruaia

A cidade mineira tem mais de 200 confecções, que juntas, vendem aproximadamente 1,5 milhão de peças por mês

Quem pensa que as oportunidades de renda estão concentradas apenas nas grandes capitais, se engana. O Brasil em seus mais de 8 milhões de km2 acolhe os mais variados tipos de negócios, ideias e iniciativas empreendedoras. O brasileiro é conhecido por sua criatividade e são inúmeras as histórias de empresários e empregados, que tiveram carreiras brilhantes, atuando em lugares que muitos poderiam considerar improvável.

Prova disso, é a cidade de Juruaia, no sudoeste de Minas Gerais, localizada a um pouco mais de 300km da capital paulista e cerca de 400km de Belo Horizonte. Um munícipio de 10 mil habitantes, que já há alguns anos detêm o importante status de um dos maiores fabricantes do país e é considerado a capital da lingerie.

A cidade tem mais de 200 confecções, que juntas, vendem aproximadamente 1,5 milhão de peças por mês. Anualmente, são produzidas quase vinte milhões de unidades e o Produto Interno Bruto (PIB) cresce aproximadamente 30% ao ano. O polo da lingerie gera cerca de cinco mil empregos, ou seja, envolve quase 50% da população da cidade.

De acordo com a ACIJU – Associação Comercial e Industrial de Juruaia -, em decorrência da alta demanda, a produção ainda conta com a mão de obra das cidades vizinhas. Cerca de 500 trabalhadores de fora chegam diariamente para trabalhar nas indústrias locais. Algumas empresas foram além, e investiram no treinamento de homens para a confecção de moda íntima.

Os empresariado de Juruaia quer expandir esse sucesso pelo Brasil a fora. Por isso, realiza todos os anos eventos consagrados no ramo da moda, como o Festlingerie, que está em sua 15ª edição.

Com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes para conhecer de perto as novidades em moda íntima, praia, fitness e pijamas, o evento é um dos mais importantes no calendário das sacoleiras, lojistas e revendedores do segmento.

O festival de lançamentos, que abre a temporada de vendas impulsionada pela proximidade do Verão 2020 e do Natal, acontecerá entre os dias 7 e 14 de setembro, das 8h às 17h, em dezenas de lojas participantes em Juruaia (MG).

Com o tema “Os tons mais quentes da moda estão em Juruaia”, o festival é uma verdadeira oportunidade para que revendedores, lojistas e sacoleiras tenham acesso em primeira mão ao lançamento exclusivo das coleções Primavera/Verão das marcas de Juruaia.

O evento acontecerá nas lojas da cidade e contará com desfiles nas ruas em locais e dias específicos. Essas apresentações serão em formato “flash mob”, que são baseadas em ações inusitadas, sem aviso prévio, em determinados pontos da cidade. A intenção é aproveitar os dias de maior movimentação e promover os desfiles em um veículo personalizado, que circulará de modo aleatório pelas ruas chamando a atenção do público presente.

“O Festlingerie é um dos principais eventos do calendário anual de Juruaia por abrir a melhor temporada de vendas para as marcas do polo, atraindo milhares de revendedoras, lojistas e sacoleiras de todo o país. Vale muito a pena participar, já que será possível conferir de perto as tendências do próximo Verão e aproveitar para sair na frente com os produtos na sacola”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), José Antonio da Silva.

As dezenas de lojas participantes do Festlingerie, que é realizado pela ACIJU, com apoio da Secretaria de Indústria e Comércio, Prefeitura de Juruaia e parceiros locais, estarão identificadas durante os dias de lançamento.

Confira alguns destaques do Festlingerie:

A Lindelucy vai apresentar uma calcinha em renda e tulê com pingente de Rubi envolta em ouro 18k. Avaliada em R$19mil, a peça é confeccionada em microfibra e está disponível nas cores branco, preto e rubi, nos tamanhos P, M, G e GG com estilo fio e regulagem lateral. Com a intenção de atender todo o público a versão terá uma réplica por R$19,90.

A marca também lançará a coleção Resort inspirada não só nas praias, mas clubes, passeios em barco e piscinas. A criação traz beleza e colorido em tendência fluida e tropical. Este ano, a Lindelucy resolveu inovar e deixar a coleção ainda mais completa com o lançamento dos chinelos na mesma estampa da coleção para compor o look.

A coleção da Ceci Piza vai lançar as coleções em cápsulas, procurando atingir as tendências mais badaladas da estação. O Animal Print vai inspirar a tendência que já vem do inverno e permanece para o Verão com a estampa de oncinha. Já as estampas geométricas no preto e branco, famosas anos 60 e 70, estão fazendo uma volta triunfal.

Também estará disponível nas araras da marca uma tendência que vai se potencializar, o neon, vindo diretamente dos anos 80. Os tons fluorescentes, vibrantes e luminosos irão aparecer nos looks mais explorados nos detalhes, acompanhados de cores mais neutras como o preto e azul marinho. Opções de saídas e pareôs complementam os looks.

A marca ainda conta com o projeto Ceci Trainee, que é um exclusivo suporte e treinamento voltado para o negócio do clientes nas áreas estratégicas de produto, vendas, financeiro e marketing, objetivando melhorar as vendas e decolar o negócio.

A Laniclê vai apresentar a coleção Solare, que foi desenvolvida pensando nos dias de calor, sol, praia, férias e muitas cores. A tendência para essa estação mescla a natureza com a funcionalidade. As apostas mais fortes são em praticidade, formas simples e cores quentes. A partir dessa ideia, a marca usou vários detalhes para incrementar peças mais básicas, como alças trabalhadas com bordados, adornos em semi-jóias, transparências e rendas com desenhos especiais. Os soutiens sem bojo e sem arco vêm para trazer o conforto, sem deixar de lado a sustentação.

Para o lançamento Primavera/Verão 2020, a marca vai lançar a coleção “Mara Magalhães como vocês nunca viram”. A primeira locutora de rodeios do mundo estará representando essa coleção por ser uma mulher forte e determinada, que inspira a buscar objetivos e representa a ideia de que mulher pode ser o que quiser.

Mara enfrentou muitos obstáculos para ter o seu espaço e para mostrar que era capaz. Além de ter lutado para conquistar seu lugar nos rodeios, também enfrentou com muita garra o câncer, foi tratada no hospital de Barretos e hoje está curada. E para apoiar a instituição que cuida de tantas pessoas que passam por isso, durante um ano, a cada 10 lingeries vendidas de um modelo específico, a Íntima Divina doará uma para o Hospital do Câncer de Barretos.

A marca Tereza Miranda se inspirou na maior floresta equatorial do mundo e criou a coleção Amazônia, desenvolvendo peças com estampas de folhagens, florais, indígenas, com cores vibrantes, imponentes e cheias de atitude. A coleção conta com lançamentos em lingeries, moda praia, moda kids e plus size.

Desde o ano 2000, a Chic e Atrevida cria lingeries confortáveis e inspiradoras para mulheres autênticas e fortes. Para este ano está lançando a coleção Miragem, na qual utiliza muitas rendas, tule illusion e tule bordado. O Illusion é uma grande tendência para 2020, dando um ar sofisticado em cada peça e permitindo a ilusão ótica com sensualidade e requinte. As peças estão disponíveis nos tamanhos P, M, G e GG.

A Art Stilo marca brasileira de beachwear e roupas esportivas. Com uma identidade moderna, divertida e descolada, apresenta sua coleção verão 2020 inspirada na ilha de Santorini, na Grécia. A nova coleção foi elaborada em estampas exclusivas, que vai desde florais, muitas folhas, coqueiros, geométricos, aves típicas brasileiras, com ênfase nas araras até animal print. O mix de produtos vem recheado de maiôs/bodies, uma peça versátil que pode ser usada como roupa ou traje de banho. Também terão destaque as hot pants, cortininhas e muitas peças dupla face em composês lindíssimos. A marca aposta ainda em muitas opções de plus size, com uma modelagem perfeita, super moderna e descolada, atendendo as clientes até o tamanho 54. Açém disso, trará uma coleção cápsula em peças com detalhes manuais, como crochês e tranças artesanais.

Inspirada nas praias da Riviera Francesa, num clima total “summer time”, o mix de produtos da Intima Passion é composto por saídas estilo kaftan, biquínis e maiôs repletos de recortes, inovação em design e estampas exclusivas. Traz também uma combinação em blocos de cores, que remetem à atmosfera alegre, colorida e de luxo das praias da Riviera Francesa. A cartela de cores tem detalhes em off withe, cru, areia, azul, amarelo, coral, verde e preto. Os tecidos refletem o clima de veraneio, através de sua textura, fluidez e leveza.

Em 2019, a Ouseuse comemora 25 anos da marca. É uma das pioneiras do setor de moda íntima do polo de Juruaia. É fruto da ousadia de Rosana Marques. Para este ano vai lançar a coleção Celebra, que trará modelos das linhas lingerie, fitness e praia com tecidos, cores e detalhes, evidenciando a maturidade da marca. Na linha praia, a Ouseuse oferece estampas digitais exclusivas com folhagens, geométricas, listras e florais. Na cartela de cores, destaques para o verde, o vermelho, o amarelo, o pink, o rosê, o azul, o dourado e o branco, que está em alta. A linha lingerie está presente em tecidos como as rendas com elastano, a renda chantily (cílios), a microfibra e o tule. Preto, branco, divino (vermelho), nude e coral são os tons predominantes na cartela de cores. Já os detalhes estão presentes em adereços com strass, alças finas e bojos removíveis. Já a linha fitness possui tecidos específicos como o suplex liso, tecidos com texturas, tule power e telinhas. Destaque para o dry fit de secagem rápida e alta absorção de umidade. A empresa também preparou uma lingerie comemorativa, na qual um dos conjuntos de maior sucesso da marca ganhou um pingente em prata com detalhes em strass no sutiã, justamente em comemoração aos 25 anos da Ouseuse.

Juruaia – A capital da lingerie

A cidade de Juruaia, no Sudoeste de Minas Gerais, é considerada a capital da lingerie. A história inicia-se nas plantações de café, onde a maioria da população trabalhava nas lavouras. A economia foi crescendo e em meados de 1992, duas empresas deram início a produção de lingerie no município.

O incentivo ao empreendedorismo é uma das marcas da cidade, que tem 95% das confecções locais comandadas por mulheres. Essas empresas têm acompanhado as tendências nacionais, oferecendo bom preço, qualidade e design como diferencial. Assim, Juruaia se tornou uma das mais importantes fabricantes do país.

Segundo dados da ACIJU, ao todo, são mais de 200 confecções instaladas em Juruaia, que geram cerca de cinco mil empregos e vendem mais de 1,5 milhão de peças por mês. Anualmente, são produzidas aproximadamente vinte milhões de peças. Juruaia encontrou sua vocação, consolidando-se como a Capital da Lingerie.

Festlingerie 2019 em Juruaia

:: Data: 7 a 14 de setembro de 2019, das 8h às 17h
:: Local: Lojas participantes em Juruaia, Minas Gerais
:: Informações : (35) 3553-1327