6 fatos que farão de você um fanático por Mini Cooper

Sortimentos Automóveis : Mini Cooper
Sortimentos Automóveis : Mini Cooper

6 fatos que farão de você um fanático pelo Mini Cooper

O Mini é um carro com muita história, e muitos anos, neste breve artigo iremos contar-lhe os 6 fatos mais interessantes sobre o veículo.

Idade

Muito poucos diriam que o Mini clássico é deste século, mas ainda menos pessoas diriam que tem 61 anos. O carro britânico começou a ser comercializado em 1959.

Dimensões

O Mini original deixa claro em seu nome, é um mini carro. Se tentarmos colocá-lo em uma caixa, ele teria que ter as seguintes medidas: 305 x 122 x
122 cm. Para se ter uma ideia, os carros de hoje variam de 400x140x180 centímetros. Os carros MINI dessa época, o Mini Cooper, têm 382 x 141 x 172 centímetros (382 de comprimento, 141 de altura, 172 de largura).

Pouco poder teórico

O clássico Mini, o de 1959, tinha apenas 34 cavalos de potência. Claro, se olharmos para esse número hoje, podemos nos surpreender, mas temos que ter em mente que o Mini pesava 600 quilos. Pelo seu peso e principalmente para sua época, não lhe faltava força.

Econômico

O Mini clássico foi projetado para as classes populares, por isso a marca MINI (Mini é como se chama o carro, MINI é como se chama a marca) estava preocupada que o motor não consumisse muita gasolina.

Outro fato interessante é que na prática quem adotou o carro eram as classes privilegiadas, não as populares como a MINI previu.

Pioneiro no setor

Diz-se que depois que o Mini entrou no mercado nada mais era igual, ele trouxe uma série de inovações que a indústria automobilística não perdeu.

Estreante na inclusão do motor de forma transversal.

Antes do Mini, era normal que o motor fosse posicionado paralelamente ao resto do carro. O Mini foi o primeiro a posicionar o motor perpendicularmente e ser bem sucedido. Hoje em dia, o motor não estar localizado transversalmente nos parece estranho.

Sortimentos Automóveis : desenho carro Mini Cooper
Sortimentos Automóveis : desenho Mini Cooper


Desenhado em um guardanapo?

Vamos terminar esta lista com, em nossa opinião, os melhores dados que podemos dar sobre o Mini:

Há rumores de que Alec Issigonis, o principal designer do Mini, projetou o conceito do carro em um guardanapo.