Sete dicas para a escolha do lustre ideal

Casa e Decoracao dicas de lustres 04

Dicas de Decoração

O charme que os lustres proporcionam a um ambiente é indiscutível. Grande ou pequeno, simples ou luxuoso, moderno ou tradicional, eles são artigos indispensáveis à decoração quando utilizados em harmonia com o ambiente. A dúvida de muitos é em como escolher a peça ideal. Para ajudar, sortimentos.com  dá dicas do que levar em conta para incorporá-los a qualquer tipo de decoração.

1 – Entenda o que é. Confunde lustre com luminária?
Os dois possuem características funcionais semelhantes, mas têm mais diferenças do que similaridades. Os lustres são mais suntuosos e têm vários pontos de luz, já as luminárias normalmente são pequenas, mas nada tímidas. Ambos têm espaço garantido na decoração, mas é preciso escolher o ambiente correto para utilizar cada um. 

2 – Compreenda qual o modelo ideal.
Nada mais normal do que ficar em dúvida na hora de escolher o lustre ideal, afinal existem vários tipos no mercado. É possível encontrar para todo gosto e fim, alguns feitos de vidro, cristal, fibra, metal e até de garrafa pet. No momento da decisão, os fatores que devem pesar são a identidade, o gosto e o estilo do morador, além da adequação ao ambiente.

Casa e Decoracao dicas de lustres 03

3 – Coloque em evidência.
A palavra de ordem para o uso dos lustres é destaque. A recomendação de destacá-lo é para que se torne o centro de interesse nos ambientes. 

4 – Garanta equilíbrio.
Assim como em tudo que se refere à arquitetura, o equilíbrio é ponto determinante na hora da escolha do lustre. Mas para se certificar da proporcionalidade, a ousadia também tem espaço, como fez a arquiteta Cláudia Zuppani no projeto Biblioteca. Ela apostou em uma luminária redonda com pendente alongado, o que fez com que o lustre ficasse na altura da visão. Portanto, se a peça chama muita atenção, o importante é combiná-lo com elementos discretos, cores neutras e peças elegantes e vice-versa.

Casa e Decoracao dicas de lustres 01

5 – Lembre-se que a aposta vale para qualquer ambiente.
Lugar de luminárias estilizadas é na sala de jantar e no quarto? Engano. A cozinha também merece o charme que a peça proporciona. 

6 – Harmonize.
De nada adianta investir em uma peça singular se o objeto escolhido não combinar com o conceito do projeto decorativo do espaço. É preciso definir se o que cabe no ambiente é um lustre rústico, romântico, clássico ou glamouroso, etc.

7 – Priorize a proporção.
Se dispostos em ambientes compactos, os lustres grandes irão fazer com o que o espaço pareça menor do que realmente é. Da mesma forma, se uma peça pequena for a escolha para um cômodo amplo, ela vai passar despercebida. 

Casa e Decoracao dicas de lustres 02