Educação financeira em sala de aula por Aécio Schröder da Silveira

Educação Financeira em sala de aula

por Aecio Schroder da Silveira*

A partir do início de 2020, toda escola brasileira terá obrigatoriamente tratar de educação financeira na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Em 2010, o governo federal implementou a Estratégia
Nacional de Educação Financeira de Educação Financeira (ENEF), uma política pública para fomentar o ensino de educação financeira .

Ao analisar o projeto piloto em escolas brasileiras, o Banco Mundial constatou que os alunos tinham se tornado mais conscientes em relação às próprias finanças. Com a incorporação da educação financeira em sala de aula, após a inclusão do tema na Base Nacional Comum Curricular, pais devem observar se os filhos estão discutindo dinheiro na rotina escolar.

Após estudar o surgimento do dinheiro, ambições e matemática financeira, os alunos aprenderão a usar planilhas de Excel. A partir daí, eles aprenderão, desde a calcular a variação de um investimento em relação a uma determinada taxa de juro. O objetivo é projetar a aposentadoria.

Na rede pública gaúcha, 130 professores de escolas estaduais de 30 cidades estão sendo treinados, entre maio a outubro, para abordar a educação financeira em sala de aula.

Nós temos uma sociedade cada vez mais voltada ao consumo, sem a reflexão de como isso causa impactos. Ter mestres dedicados a essa temática ajuda para que, no futuro, o Rio Grande do Sul tenha cidadãos questionadores sobre o uso do dinheiro. Os jovens brasileiros chegam à fase adulta com grande risco de ficar inadimplentes. Quebrar este ciclo é possível, e uma das estratégias é trabalhar a educação financeiras em escolas, para que o hábito de cuidar do próprio dinheiro seja incorporado pelo resto da vida.

Aécio Schröder da Silveira

Educador-Financeiro-Aecio-Schroder-da-Silveira

Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS, Pós Graduado em Marketing, UFRGS e em Gestão Pública pela Escola do Ministério Público do RGS. O servidor do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Educador Financeiro, faleceu em 9 de setembro de 2020.

>>> Leia todas as publicações de Aécio Schröder da Silveira