Dicas de como economizar nas compras no supermercado

Supermercados- Consumidor
Supermercados- Consumidor

Dicas de como economizar nas compras no supermercado

Gastos com alimentação não é nenhuma novidade, seja para comer fora ou comprar itens para casa, o bolso pesa bastante. O orçamento fica puxado quando não há nenhuma estratégia na hora de partir para as compras mensais (ou semanais). Então, precisamos seguir dicas de como economizar no supermercado. Para isso, queremos te ajudar a dar uma enxugada nessa lista com inteligência e assertividade.

A consciência de reduzir as despesas já é o primeiro passo, não é mesmo? Quem preza pelo cuidado com as finanças consegue ter um equilíbrio melhor para fugir dos exageros. E, é claro, existem pontos indispensáveis para entrar na análise antes de qualquer coisa: 

  • Quantas pessoas moram com você?
  • Mora sozinho?
  • Quanto tempo passa dentro do lar?
  • Sua alimentação é feita frequentemente em restaurantes e lanchonetes ao invés de comer em casa?

É verdade que a economia vive com seus altos e baixos, e mesmo com a redução na inflação, continuamos lutando para preencher a despensa sem gastar muito. Cabe a nós buscarmos ideias e tirar o pó da calculadora para não comprometer ainda mais a renda familiar. Por esse motivo, trouxemos dicas indispensáveis para economizar no supermercado.

Prepare a lista com atenção

Provavelmente a melhor dica de todas: prepare a lista com atenção! É essencial para não abusar e ter um dinheirinho extra. Sem lista, há chance de empregá-lo com coisas que nem sempre serão utilizadas de imediato. Portanto, a lista reduz, além de espaços mal aproveitados, números que atrapalham sua economia.

Outra dica valiosíssima é: se mantenha dentro da lista quando estiver passando pelos corredores do mercado. Muitas pessoas se animam e começam a encher o carrinho com itens fora da lista. Isso não é nada bom se a ideia inicial era ECONOMIZAR. Seja consciente e se certifique de segui-la.

Pense no cardápio para refeições da semana

O cardápio precede a lista e colabora para ter os ingredientes exatos que ele demanda. Ou seja, limita com eficácia compras desnecessárias. Pensar nas refeições da semana pode ser até mesmo divertido. Aprontar um menu especial para você e para toda a família, sem dúvida, é legal, gostoso e mais barato. 

Planeje a alimentação com itens naturais, coloque verduras, legumes e frutas! As refeições se tornam mais saudáveis e menos custosas, uma vez que produtos industrializados são mais caros.

Estabeleça um valor máximo do quanto pode gastar

Impor limites tem que ser tratado como princípio básico de economia. Por isso, estabeleça um valor máximo do quanto pode gastar nas compras. Estude o orçamento com todas as demais despesas do mês. Sempre deixe um valor x para eventualidades; situações imprevistas.

Assim, se atenha a produtos que não podem faltar na sua casa de modo algum, e não ultrapasse o limite. 

Evite ir ao mercado quando estiver com fome

Bateu aquela fome e já quer ir ao mercado? Repense! Evite ir ao mercado quando estiver com fome! Afinal, não dá pra economizar se os olhos brilham diante de tanta coisa gostosa.  

Antes de sair de casa, coma bem, beba bastante líquido e vá sem medo de ser feliz! Busque a listinha de compras lá no fundo do bolso, e foque nela. Tenha cuidado para que o olho grande não estrague os planos, hein.

Pesquise melhores preços nos mercados da região

Você está em casa, deitado no sofá, quando aparece na TV o comercial com vários descontos no mercado X. Não é qualquer propaganda, é algo que merece sua atenção. Se vai economizar, pesquise melhores preços nos mercados da região. Faça uma busca por descontos e compare os valores cobrados pelos produtos que estão em falta na sua despensa.

Alguns supermercados oferecem promoções bem interessantes que podem te ajudar a economizar. Portanto, pegue encartes, olhe para os comerciais e se informe. Não vá no primeiro que vier a sua mente antes de descobrir seus preços.

Não vá com pressa!

Ir na correria é uma péssima ideia, portanto, não vá com pressa se for o seu caso. Como já dissemos, é preciso comparar preços, e isso certamente será ignorado quando o tempo está escasso. 

Olhe para sua agenda e opte por um dia mais tranquilo que vá te favorecer a:

  • Verificar os valores de produtos semelhantes com calma;
  • Checar datas de validade;
  • Selecionar o melhor mercado no que diz respeito a gastos.