Dia das Crianças 2019 : Fecomércio-RS prevê aumento nas vendas apesar de cenário adverso

Dia das Crianças – Foto : Fernando Frazão -Agência Brasil

Dia das Crianças 2019

Fecomércio-RS prevê aumento de 4% nas vendas do Dia das Crianças 2019 apesar de cenário adverso

         De acordo com a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, a previsão para as vendas do Dia das Crianças é de aumento real (descontada a variação de preços) de 3,5% a 4,0% do comércio varejista do Rio Grande do Sul, na comparação com o mesmo período do ano passado. Para esta data, os brinquedos devem ser os itens preferidos pelos consumidores. Para a Entidade a intenção de consumo superior a de 2018 e a liberação de recursos do FGTS poderá ter impacto no consumo. Além da venda de brinquedos, em menor escala, também sentem efeitos do Dia das Crianças as atividades varejistas de tecidos, vestuário e calçados, que englobam o vestuário infantil e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, envolvendo a comercialização de jogos e aparelhos eletrônicos, incluindo celulares e tablets.

Cenário Adverso

As vendas na data deverá seguir o padrão das demais do ano. Na Páscoa, Dia das Mães, Namorados e Pais, também foram divulgadas pesquisas otimistas prevendo crescimento nas vendas e tickets superdimensionados. A realidade das vendas e movimento no comércio varejista foi bem diferente. A previsão realista é a manutenção das baixas vendas. O Brasil continua com mais de 62 milhões de pessoas negativadas, com mais de 12 milhões de desempregados, com mais de 30 milhões na informalidade e com mais de 8 milhões com cheque especial negociado a juros comprometedores com Instituições Financeiras . No Rio Grande do Sul não é diferente, e até pior. O Governo do Estado está com salários atrasados, gerando instabilidade e insegurança aos servidores públicos do executivo. Também não houve reposição da inflação nas negociações salariais para na maioria dos trabalhadores. Outro item importante, que compromete a saúde financeira do consumidor é o aumento de impostos e preços nos supermercados, maquiados com a diminuição da quantidade e peso de produtos nas embalagens.

Lojista da Serra Gaúcha

         No Dia das Crianças, sábado (12.10.19), o comércio varejista de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos têm permissão para atender o consumidor com a presença de mão de obra de empregados, mediante certificado emitido pelo Sindilojas Caxias.

         A Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 (Domingos e Feriados) permite a abertura dos estabelecimentos comerciais contando com a mão de obra dos funcionários. Para atender regularmente nessa data, as empresas da categoria, associadas ou não ao Sindilojas Caxias, devem solicitar a autorização ao Sindilojas Caxias. De acordo com a CCT, os funcionários podem cumprir jornada de trabalho de, no máximo, de 6 (seis) horas. Os funcionários contribuintes do sindicato laboral têm garantido o bônus de R$138,00 pelo trabalho em feriados sem direito à folga compensatória, enquanto os “não contribuintes” terão apenas direito a folga para compensar o dia trabalhado.