Juruaia : polo mineiro de moda íntima gera oportunidades de trabalho

aciju-outlet-juruaia-capital-da-lingerie

Juruaia

Polo mineiro de moda íntima gera oportunidades de trabalho através das 200 confecções, que juntas, vendem aproximadamente 1,5 milhão de peças por mês e geram cerca de cinco mil empregos, envolvendo quase 50% da população da cidade
Quem pensa que as oportunidades de trabalho estão concentradas apenas nas grandes capitais, se engana. O Brasil em seus mais de 8 milhões de km2 acolhe os mais variados tipos de negócios, ideias e iniciativas empreendedoras. O brasileiro é conhecido por sua criatividade e são inúmeras as histórias de empresários e empregados, que tiveram carreiras brilhantes, atuando em lugares que muitos poderiam considerar improvável.
Prova disso, é a cidade de Juruaia, no sudoeste de Minas Gerais, localizada a um pouco mais de 300km da capital paulista e cerca de 400km de Belo Horizonte. Um município de 10 mil habitantes, que já há alguns anos detêm o importante status de um dos maiores fabricantes do país e é considerado a capital da lingerie.
A cidade tem mais de 200 confecções, que juntas, vendem aproximadamente 1,5 milhão de peças por mês. Anualmente, são produzidas quase vinte milhões de unidades e o Produto Interno Bruto (PIB) cresce aproximadamente 30% ao ano. O polo da lingerie gera cerca de cinco mil empregos, ou seja, envolve quase 50% da população da cidade.
De acordo com a ACIJU – Associação Comercial e Industrial de Juruaia -, em decorrência da alta demanda, a produção ainda conta com a mão de obra das cidades vizinhas. Cerca de 500 trabalhadores de fora chegam diariamente para trabalhar nas indústrias locais. Algumas empresas foram além, devido à falta de funcionários, e estão investindo no treinando de homens para a confecção de moda íntima.
Val Allans Modelle Lingerie em Juruaia
É o caso de Val Allans, da Modelle Lingerie. O estilista juruaiense de 25 anos vai estrear a sua marca com um desfilo exclusivo, que trará a seguinte questão: “Qual é o seu sonho?” “Quero provocar essa reflexão nas pessoas para que vejam que através da lingerie, revenda ou outro tipo de contato, elas podem também realizar seus sonhos”, explica o estilista.
Já Lucia Iório, 49 anos, da Lindelucy, trocou a vida de professora para ingressar no mercado da moda há 25 anos. “Juruaia sempre foi e será promissora. Estamos sempre inovando com peças conceito, como calcinha com GPS, conjunto de lingerie de R$100 mil, corpete em ouro, entre outros”, conta. Para esta marca atua a estilista Erika Schulz Chaib, de 42 anos, formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. A profissional assina as coleções, junto com a Lucia Iório, formando uma dupla criativa. “Sou de Campinas e mudei para Guaranésia, cidade próxima a Juruaia, onde atuo há mais de 10 anos e fui muito bem recebida”, lembra a Erika.
Outra profissional de sucesso é Tania Mara Rezende, da Íntima Passion, que está no mercado da moda há mais de 13 anos. Para o inverno 2019 a marca vai comercializar peças da coleção “Templo Sagrado”, que tem como inspiração Machu Pitchu, no Peru. “Busco inspiração em várias oportunidades, como viagens de pesquisa e birôs de tendência, e apresento as criações em Juruaia”, explica Tânia.
Felinju : palco para comercializar e mostrar a criação local
A Felinju – Feira de Lingerie, que terá sua 22ª edição entre os dias 1 e 3 de maio, das 9h às 18h, e em 4 de maio, das 8h às 18h, no Expoju, em Juruaia (MG) é o grande palco para a comercialização e exibição das criações das confecções locais para o outono inverno 2019. Nos 4 dias de feira, são esperadas mais de 25 mil pessoas, um público formado por lojistas multimarcas do segmento de moda, revendedoras, atacadistas e público em geral, que chega através de excursões para comprar e conferir os desfiles de moda diários, exclusivos e coletivos.  Sob o tema “Moda que (se) sustenta’ e a ‘Moda que (te) sustenta”, a Felinju que é um verdadeiro evento de negócios, busca superar os 20 milhões de reais em negócios realizados na edição 2018.  Na feira criações pequenas, médias e grandes empresas das cidades de Juruaia, Andradas, Guaxupé, Uberaba, Muriaé, Betim, Nova Resende e Juiz de Fora. O presidente da ACIJU, José Antonio da Silva, lembra que a feira gera oportunidades para os profissionais da moda, além de lojistas e revendedoras independentes, que desejam complementar a renda familiar. “A moda produzida em Juruaia sustenta a economia na cidade e de toda a cadeia produtiva. Em 2018, a feira movimentou R$20 milhões em negócios e a expectativa é superar este número nesta edição. As empresas de Juruaia querem mostrar o potencial do negócio da lingerie como alternativa para driblar a crise”, explica o presidente da ACIJU. A edição 2019 da Felinju já chega com boas notícias. Neste ano, contará com um número superior de expositores em relação ao ano passado, quando 66 empresas participaram da feira.
Patrono e embaixadora
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, será o patrono do evento e estará presente na cerimônia de abertura no dia 1 de maio, às 11h. Já no dia 3 de maio, às 13h30, no Expoju, é a vez de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, participar da Felinju como embaixadora do evento.

credenciamento Felinju Feira da Moda Intima Juruaia
Credenciamento na Felinju -Feira da Moda Intima em Juruaia
Felinju 2019 – Feira de moda e lingerie de Juruaia
:: Data: 1 a 3 de maio de 2019, das 9h às 18h, e 4 de maio de 2019, das 8h às 18h
:: Local: Centro de Evento Expoju (Rua Suzana Gonçalves Salomão, 1.000 – Jd. Novo Horizonte – Juruaia (MG)
:: Desfiles: Todos os dias às 12h e às 16h
:: O Centro de Eventos Expoju conta com estacionamento exclusivo para ônibus e vans em excursão
:: Entrada: Gratuita
:: Mais informações : (35) 3553-1327

Felinju – Feira de Moda Íntima

Fabio-Juchen-Sortimentos-300x250

Fábio Juchen, editor dos sites Sortimentos ( http://sortimentos.com.br ), Moda Eventos ( http://modaeventos.com.br ) e Looks da Moda ( http://looksdamoda.com ) estará na Felinju 2019 através de convite da ACIJU ( Associação Comercial e Industrial de Juruaia ). A feira de moda e lingerie que acontecerá de 1 a 4 de maio, no Centro de Eventos Expoju, mostrará os principais lançamentos produzidos no polo mineiro de moda íntima para o Inverno 2019. A feira de moda é uma ótima oportunidade de negócios para consultoras, lojistas multimarcas e revendedores por atacado e varejo. Confira a cobertura da Felinju no Sortimentos.com.

Confira o especial de Réveillon 2020

Sortimentos.com

Dinheiro Real Cédulas de Dinheiro

O que fazer com o 13º salário

13º salário O 13º salário é muito esperado e desejado pela maioria dos trabalhadores brasileiros …