Oktoberfest de Igrejinha 2019: AMIFEST divulga data e novo presidente

Oktoberfest de Igrejinha 2018 - Foto Juliano Arnold
Oktoberfest de Igrejinha 2018 – Foto Juliano Arnold

.

Oktoberfest de Igrejinha 2019

Ezequiel Stein e Tiago Petry estarão à frente da Oktoberfest de Igrejinha 2019, que será realizada de 18 a 27 de outubro

.

Oktoberfest Igrejinha 2019 - Casal presidente, Ezequiel e Priscila, e casal vice-presidente, Tiago e Cheila - Foto Juliano Arnold
Oktoberfest Igrejinha 2019 – Casal presidente, Ezequiel e Priscila, e casal vice-presidente, Tiago e Cheila – Foto Juliano Arnold

.

Oktoberfest de Igrejinha 2019
Ezequiel Stein terá como vice-presidente Tiago Itamar Petry. Amigos desde a infância, a dupla tem agora a missão de planejar e organizar a festa do próximo ano, liderando os 3 mil voluntários da festa germânica mais alegre do Brasil, premiada recentemente com o Top Desenvolvimento Social, no prêmio Top de Marketing da ADVB-RS. Voluntário da festa desde a 4ª edição, em 1991, Tiago é analista de controladoria, casado com a relações públicas e gerente imobiliária, Cheila Schnorr Petry, voluntária desde 1999, e pai de Gustavo Henrique Petry (4 anos).

O novo casal vice-presidente comenta que já teve o nome considerado por muitos voluntários em anos anteriores, mas a oportunidade se tornou real ao lado do casal-presidente Ezequiel Stein e Priscila Reinheimer. “Antes de receber o convite oficial cheguei a conversar com o Ezequiel sobre diversos assuntos da festa, pois participo das comissões de comunicação e marketing e também de finanças, mas nessa conversa eu ainda não sabia dessa possibilidade”, conta Tiago. Ele destaca que o apoio dos voluntários é essencial para que a festa siga sendo o exemplo que é. “Sei da responsabilidade que é representar a Oktober, não sou daqueles que larga um projeto no meio, se aceitei eu mergulho de cabeça, pelos voluntários, entidades e por Igrejinha”, afirma.

Tiago sabe bem da responsabilidade e do comprometimento que um cargo à frente da festa significa. Suas duas irmãs, Camila e Siana, integram o grupo das ‘Eternas Soberanas’, como princesas da festa em 1998 e 2005, respectivamente. “Quando o Ezequiel e a Priscila fizeram o convite, o Tiago pediu 24 horas para pensar. Foi preciso 48 horas, e nestes dois dias nós mal dormimos, tentando assimilar e ponderar o que viria pela frente”, comenta Cheila.

Para Ezequiel o nome de Tiago já estava em sua cabeça quando ele foi anunciado vice-presidente em 2017. “Para uma parceria funcionar uma coisa deve estar acima de todas as outra: a confiança. Sei da capacidade do Tiago. Fazer essa festa é como administrar um negócio, e pela nossa amizade e intimidade, sei que tenho a pessoa certa comigo”, destaca o presidente da 32ª Oktoberfest de Igrejinha.

O quarteto já tem projetos para a festa de 2019. “Vamos preservar a essência da cultura e manter tudo que tem funcionado e que os visitantes tanto aprovam! No entanto, pretendemos trabalhar na organização de processos internos, que o público não percebe, mas que certamente vai trazer resultados muito positivos na gestão do evento. Queremos debater com a comunidade a questão das festas que ocorrem em paralelo à Oktober, e incentivar os “aqueces” para que sejam realizados posteriormente ao nosso evento, numa forma de estender a alegria dos dias de outubro para mais um final de semana em Igrejinha”, afirma Ezequiel. “Fomos integrantes do ESPONJA, um dos primeiros grupos de Oktober. Valorizamos estes encontros e queremos estas pessoas na Oktober”, complementa Tiago.

Como dica ao amigo, Ezequiel aconselha que “aproveite o ano como vice-presidente, para acompanhar e aprender ao máximo em todas as áreas. E que tenha a liberdade de se colocar, de dar sua opinião, mesmo que ela seja contrária. Não existe decisão unilateral”, conclui Stein.

Oktoberfest de Igrejinha 2018
Oktoberfest de Igrejinha 2018 – Foto Juliano Arnold

Como foi em 2018
Pelo menos 50 atrações musicais passaram de 12 a 21 de outubro de 2018 pelos cinco palcos no Parque de Eventos Almiro Grings, sede da Oktoberfest de Igrejinha. A programação musical confirmada trouxe quatro shows nacionais, muita música típica com as bandinhas, bandas de baile e tradicionais, além de uma orquestra e DJ´s em uma extensa agenda de shows e atrações culturais. Diversão, cultura, tradição e o voluntariado de mais de três mil pessoas em sua realização ecoaram o “amor virar festa” – tema escolhido para o evento de 2018. A festa também entra para a história com a realização da Maior Polonaise do Mundo, que contou com a participação de 413 pares na dança da integração. Foram 157 mil pessoas prestigiaram a programação e consumiram 185.645 mil litros de chope e 19.782 mil litros de água e refrigerantes.

No total, foram 157.979 visitantes, número alcançado com o somatório do público que prestigiou eventos como o Kerb das Soberanas, o Desfile Oficial, a Parada Festiva, e a programação esportiva. “Fomos abençoados com dias de muito sol e temperatura agradável”, comenta Luis Carlos Schüler, presidente da festa. “Além disso, pensamos em uma programação que contemplava todos os tipos de públicos e todas as faixas etárias”, complementa.

O público pagante da 31ª Oktoberfest de Igrejinha foi de 77.627 pessoas. A diferença entre o público total e os pagantes acontece pois a Oktoberfest, tradicionalmente, isenta seus 3 mil voluntários do valor de entrada no Parque em qualquer momento da programação, assim como acontece com pessoas usando vestindo trajes típicos (conforme regras) e, ainda, proporciona horários específicos de entrada livre ao público geral.

História – Oktoberfest de Igrejinha 2017
132 mil pessoas prestigiaram a festa ao longo de 10 dias e consumiram 162 mil litros de chope. O Chopp Claro foi o mais consumido, seguido do Extra Märzen Lager e do Black. O público total da 30ª Oktoberfest foi de 146 mil pessoas. O público pagante da festa foi de 76.399 pessoas. A diferença entre o público total e os pagantes acontece, pois a Oktoberfest, tradicionalmente, isenta o valor de entrada em horários específicos, além dos 3 mil voluntários e das pessoas vestindo trajes típicos que também têm entrada livre no parque.

O presidente da edição 2017, Márcio Linden comemora: “A Oktoberfest de Igrejinha mais uma vez atingiu os objetivos de realizar uma festa capaz de preservar as tradições com alegria e diversão, com atividades e atrações para todas as idades e diversidade de público. E certamente teremos um bom resultado para distribuir às entidades”, comenta Linden.

Oktoberfest de Igrejinha
Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada no Vale do Paranhana, a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Quando chega o mês de outubro, Igrejinha se transforma na cidade da alegria e a energia que emana da sua comunidade se espalha para toda a região e para os visitantes. Seja pela decoração das ruas, das casas e dos jardins, seja pelos acordes das bandinhas típicas ouvidas nas caixas de som no centro da cidade, no sorriso das pessoas que já circulam com seus trajes típicos ou adereços como chapéus e flores no cabelo, ou nas escolas que se preparam para o desfile oficial. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas.

.