35º Congresso do COSEMS-RS : EMS-RS lança documento técnico “O SUS que queremos” com propostas para os candidatos ao Governo do Estado
O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS), que celebra 40 anos em 2026, lança durante o 35º Congresso do COSEMS-RS, entre os dias 12 e 15 de julho, na Fiergs ( Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi ) em Porto Alegre / RS, o documento técnico “O SUS que queremos”, que será entregue aos candidatos ao Governo do Estado nas eleições de 2026.
Congresso do COSEMS-RS
Considerado o maior encontro anual da saúde pública no Rio Grande do Sul, o evento ganha ainda mais relevância nesta edição ao integrar a programação do XXXIX Congresso Nacional do CONASEMS. São esperados secretários municipais de Saúde, gestores, assessores, técnicos e profissionais das áreas técnicas e administrativas de todo o país, consolidando-se como um espaço estratégico de escuta, troca de experiências e fortalecimento das redes de atenção, ampliando a construção coletiva de soluções para o SUS.
Além da programação científica, o COSEMS-RS contará com um espaço institucional exclusivo durante o XXXIX Congresso Nacional do CONASEMS. O estande reunirá a diretoria da entidade e seus apoiadores em um ambiente permanente de acolhimento, diálogo e troca de experiências com gestores, profissionais e visitantes de todo o país. Mais do que um ponto de encontro, o espaço reafirma o compromisso do COSEMS-RS com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a valorização da gestão municipal e a construção coletiva de soluções que contribuam para uma saúde pública cada vez mais eficiente, integrada e próxima das necessidades da população.
Documento técnico “O SUS que queremos”
Com cerca de 100 páginas, o documento técnico apresenta uma agenda estratégica construída a partir das demandas dos 497 municípios gaúchos e propõe diretrizes para fortalecer o SUS diante dos desafios atuais e futuros. Busca, ainda, subsidiar os candidatos ao Governo do Estado com propostas voltadas à qualificação do acesso aos serviços de saúde, ao fortalecimento da gestão municipal, à sustentabilidade do sistema e à preparação para os impactos das mudanças demográficas e climáticas. “Essas informações do documento técnico, que todos nós trabalhamos, junto com os secretários de saúde dos municípios e com as equipes técnicas, ao longo dos anos, para que os planos de governos dos próximos mandatários tenham embasamento a partir daquilo que os municípios entendem como prioridade. Esse é o papel da nossa instituição: levar a voz dos municípios no que diz respeito à políticas públicas de saúde.”, afirma Régis Fonseca, Presidente do COSEMS/RS. A ideia é que os candidatos sejam convidados a visitaram a nova sede do conselho, localizada na Rua Siqueira Campos, 1171, 7º andar, no Centro Histórico de Porto Alegre, para uma reunião com o objetivo de entregar o documento.
A publicação parte do reconhecimento de que o Sistema Único de Saúde representa uma das maiores redes públicas de saúde do mundo, consolidada a partir da Constituição Federal de 1988 e sustentada pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade. No Rio Grande do Sul, esse processo resultou na expansão da Rede de Atenção à Saúde, no fortalecimento da Atenção Primária e na organização regionalizada dos serviços, tornando-se um patrimônio construído coletivamente por gestores, trabalhadores e sociedade.
Desafios futuros
Ao mesmo tempo, o documento destaca que o SUS enfrenta um cenário de crescente complexidade. O aumento das doenças crônicas, o envelhecimento da população, a incorporação de novas tecnologias e os efeitos cada vez mais frequentes das mudanças climáticas pressionam a capacidade de resposta dos municípios. Eventos extremos, como enchentes, estiagens e ondas de calor, passaram a impactar diretamente a infraestrutura da saúde e o perfil epidemiológico da população.
Outro ponto central abordado é a sobrecarga financeira e operacional dos municípios, especialmente em relação ao transporte sanitário. O serviço tornou-se essencial para garantir o acesso da população à média e alta complexidade, mas representa um dos maiores custos das administrações municipais. Para o COSEMS-RS, esse cenário evidencia a necessidade de fortalecer a regionalização da saúde, ampliar a coordenação estadual e garantir financiamento adequado para assegurar a continuidade da assistência.
O documento técnico também amplia o debate sobre uma nova agenda para a saúde pública, incorporando temas como segurança alimentar, sustentabilidade, transição energética, determinantes sociais da saúde e adaptação às mudanças climáticas. Segundo o COSEMS-RS, essas questões deixaram de ser periféricas e passaram a ocupar posição estratégica na formulação de políticas públicas capazes de reduzir desigualdades, proteger a população e garantir a sustentabilidade do SUS nas próximas décadas.
Estruturada em 14 capítulos, o material apresenta, para cada tema, um panorama da realidade atual, os principais desafios identificados pelos municípios, as expectativas em relação ao próximo governo estadual e uma matriz de propostas composta por objetivos, estratégias e ações. Mais do que um diagnóstico, o material representa uma agenda institucional que busca compromisso explícito dos futuros governantes com o fortalecimento da saúde pública no Rio Grande do Sul.
Fonte : Adriano Cescani | C² Comunica
