Governo do Estado de Santa Catarina tem planos de realizar eventos-teste

Tempos de Pandemia - Covid-19 - Foto Anna Shvets / Pexels / Sortimentos.com
Tempos de Pandemia -Covid-19

Sortimentos.com Eventos e Feiras

Governo do Estado de Santa Catarina tem planos de realizar eventos-teste

Iniciativa visa retomada gradual de eventos como shows, feiras e congressos com público presencial


Com o avanço da vacinação em território catarinense, o governo do Estado tem planos de realizar eventos-teste com o público no segundo semestre de 2021. A expectativa é viabilizar cinco eventos: congresso, evento cultural, feira, jantar e atividade esportiva. Os primeiros testes deverão ocorrer em Florianópolis e São Bento do Sul. A iniciativa tem como objetivo avaliar a forma como o vírus irá se comportar quando houver a retomada da circulação de pessoas. A confirmação de datas, porém, depende do cenário epidemiológico no estado.

Monitoramento

Os eventos irão contar com uma plataforma de rastreabilidade de Florianópolis (Smart Track) para monitorar os participantes e notificar caso alguém tenha estado próximo de uma pessoa positivada com o coronavírus. Além disso, os processos dos testes (pré, durante e pós) serão avaliados e estabelecidos por equipe científica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Protocolos

Para a realização dos eventos estão previstos exigências como comprovação da vacinação, apresentação do exame antígeno nas 24h anteriores, uso de máscara (N-95 ou PFF2), assinatura de termo de consentimento, distanciamento (que pode variar de acordo com o evento) e teste antígeno pós-evento.

Eventos-teste no mundo

Reino Unido

Nos meses de abril e maio de 2021, diversos eventos-pilotos ocorreram na cidade de Liverpool, no Reino Unido, para testar a segurança da multidão e verificar o impacto que a flexibilização das regras da Covid-19 terá antes de um levantamento completo das restrições no final do ano em toda nação. Os eventos fazem parte do Programa de Pesquisa de Eventos (ERP) do governo britânico, que vai explorar o risco de transmissão e a eficácia de medidas como ventilação e testes na temporada de verão que se inicia.

O primeiro teste foi um evento com 400 pessoas. Os convidados não precisaram usar máscaras ou manter distância social, mas todos os participantes tiveram que fazer um teste antes e depois do evento. Os outros eventos foram a final da Copa da Liga Inglesa, com 8 mil torcedores, e a FA Cup (a Copa da Inglaterra), com 4 mil torcedores.

Espanha

As autoridades espanholas permitiram que o show em Barcelona, na Espanha, fosse realizado como parte de um evento-piloto em março de 2021 com 5 mil pessoas. Os portadores de ingressos só foram autorizados a entrar no estádio após receberem um código acusando negativo para Covid-19 em seus telefones celulares. Não houve necessidade dos participantes se manterem fisicamente separados, mas foram obrigados a usar máscaras. Quanto ao resultado do teste, pesquisadores afirmaram não encontrar sinais de níveis mais altos de infecção entre as pessoas que participaram desse concerto.

Fonte : SEBRAE-SC