Coluna Patrícia Lazzaretti : mostra vínica com chefs renomados acontece em lugar histórico

UVVA Universo do Vinho Verde de Amarante em Portugal
Vinhos Verdes – Maravilhosa mostra vínica, acontece em lugar histórico com a participação de chefs renomados
por Patrícia Lazzaretti
Eu sempre fico encantada com prédios históricos, no antigo Claustro do Convento de São Gonçalo, em Amarante, que teve o início de sua construção em 1540, não foi diferente. A energia do lugar tinha tudo a ver com o UVVA – Universo do Vinho Verde de Amarante, mostra vínica, promovida entre os dias 15 e 17 de junho, que reuniu 38 produtores de vinho verde, nove expositores de gastronomia e reconhecidos chefs e enólogos da região.
Comecei conversando com os expositores da área gastronômica. Haviam típicos doces do norte de Portugal, a base de ovos moles e amêndoas, lanches como preguinhos e sandes de leitãozinho, chocolates artesanais e ainda uma incrível pipoca gourmet, da qual vou falar numa reportagem exclusiva (aguardem!).
UVVA Universo do Vinho Verde de Amarante em Portugal
Depois visitei os expositores de vinhos. Os rótulos que mais me surpreenderam foram os da Quinta de Carapeços:
:: Espadeiro – com acidez presente mas equilibrada;
:: Alvarinho / Trajadura – excelente textura e bom volume;
:: Alvarinho – elegante, acidez moderada;
:: Espumantes Branco Brut (que aqui chama bruto) – agradável e persistente;
:: Espumante Branco Seco – macio, final de boca muito suave.
:: Vinho brancoLate Harvest- (de colheita tardia) com notas de mel, boca suave e fim prolongado.
Como eu participei somente do primeiro dia de evento, o grande momento para mim foi o showcooking com o chefe estrelado Tiago Bonito. Ele apresentou com maestria dois pratos tradicionalmente servidos em seu restaurante Largo do Paço, ambas construções ligadas ao mar. Após a apresentação conversamos, e ele falou, com humildade, de sua constante dedicação em atender com exclusividade e excelência seus clientes. “Considero que as verdadeiras estrelas são os clientes”, fala referindo-se ao reconhecimento Michelin. Após nossa conversa Bonito me fez o gentil convite para conhecer seu restaurante, então aguardem que em breve vou trazer detalhes sobre os pratos e o serviço do seu espaço.
O UVVA continuou com uma bela programação nos dois dias seguintes. Contou com a participação de outros dois importantes chefs, o Hélio Loureiro, do Douro Palace e Douro Royal Valley, que apresenta o programa Nutriciência na RTP1; e o Renato Cunha, do restaurante Ferrugem e docente na Universidade Portucalense.
Ainda na abertura o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, declarou: “Este é um evento que está a permitir posicionar a região e os produtores como exemplos de capacitação, qualidade e superação. É tempo de todos assumirmos o papel de embaixadores do vinho verde”.
A solenidade contou ainda com a presença do Embaixador da República Checa em Portugal, Petr Selepa, que manifestou vontade de estreitar ligações entre a região dos vinhos verdes e as regiões vínicas do seu país, e do presidente da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, que destacou a dinâmica da região, e também a importância do consumo responsável do vinho verde.
O UVVA 2019 tem já data anunciada, para 14, 15 e 16 de junho. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, com produção da Essência do Vinho, em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdese apoio da Revista de Vinhos. (crédito das imagens – Daniel Luciano / Essência do Vinho)
E aí ?
Espero que tenha curtido minha experiência. Adoraria saber da sua.
Divida comigo sua experiência gastronômica!
O que mais gostou? O que detestou?
Lugares que vc indica e os que não recomenda.
Mande direct pelo insta @lazzarettipati
Msg pelo facebook/patilazzaretti
Ou email pati.lazzaretti.nh@gmail.com
coluna Patricia Lazzaretti Paty Lazzaretti

COLUNA PATRÍCIA LAZZARETTI

Jornalista correspondente internacional/Europa

::>> LEIA TODAS AS COLUNAS de Patrícia Lazzaretti