Turismo Sustentável no Litoral Norte Gaúcho : Parque Natural Tupancy em Arroio do Sal com entrada gratuita
Aberto todas as quintas, sextas e sábados, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 18h, com entrada gratuita, para mais informações entre em contato pelo (51) 3687-3567.
Parque Natural Tupancy em Arroio do Sal – Turismo Sustentável no Litoral Norte Gaúcho
O Parque Natural Tupancy localizado entre as praias de Rondinha Velha e Balneário Atlântico, será reaberto na quinta-feira dia 21 de janeiro de 2021. O local é uma das opções de turismo sustentável, em Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho. A Unidade de Conservação que está 5,6 Km do centro do município e a 180km de Porto Alegre, foi criada em 1996 com o objetivo de proteger os recursos naturais característicos da região costeira e da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, especialmente ecossistemas de dunas, lagoas interiores, banhados, mata de restinga, bem como flora e fauna associadas a esses ambientes.
No Parque Natural Tupancy é possível fazer trilhas, visitar o criadouro conservacionista, que é uma área destinada ao abrigo de espécies nativas registradas no IBAMA e admirar a fauna e flora.
O local também abriga o único observatório de aves do Rio Grande do Sul. O centro de visitantes é totalmente voltado para a educação ambiental, onde são abordadas todas as espécies presentes no parque e sua biodiversidade. Há diversos trabalhos realizados com as escolas para instruções sobre a natureza e responsabilidade ambiental.
Trilhas – Fauna e Flora
As principais são a da Lagoa de Banho e da Coronilha, ambas com 30 minutos de duração, onde é possível observar capivaras, ratão do banhado, tartarugas, marreca piadeira, galinhola, gambá, lebre, jaçanã, garça, biguá, socó e o cisne-do-pescoço-preto. Os animais vivem misturados a variadas espécies de pássaros como suiriri, corruíra, cambacica, cardeal do banhado e martim-pescador. Já no ambiente de dunas pode-se encontrar diferentes tipos de cactus, capororoca, caúnas e vassouras, além de vegetação como araçás, figueira-de-folha-miúda, chá-de-bugre, ambira, aroira-brava, chal-chal, que formam um conjunto característico da Mata Atlântida. Isso tudo somado as bromélias, orquídeas e cipós localizadas nos galhos de árvores de grande porte, além da variedade de espécies aquáticas, como o junco, aguapé e o repolho d’água.
Reforma
A reforma do Parque contempla troca total do telhado que estava com infiltração; novo muro, reforçado para evitar fuga de animais silvestres e entrada de pessoas sem autorização; inserção de passarelas para visitantes; sinalização de trilhas, com placas informativas sobre o percurso e flora; compra de um barco para manutenção das águas e monitoramento da unidade de conservação.
Temporada Verão no Sortimentos.com apoio : temporadaverao.com