Litoral Paranaense Temporada Verão : revisão das medidas restritivas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

Temporada Verão em Guaratuba no litoral paranaense – Sortimentos.com turismo
Temporada Verão em Guaratuba no litoral paranaense – Sortimentos.com turismo

Litoral Paranaense Temporada Verão : revisão das medidas restritivas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

Mesmo com o caos no sistema de saúde, mortes e contágio por Covid-19, as prefeituras dos litoral paranaense divulgam novos decretos com flexibilizações que autorizam abertura de atividades não essenciais e acesso às praias. O toque de recolher das 20h às 5h, bem como o “lockdown”, aos fins de semana, serão seguidos por Matinhos e Pontal do Paraná, conforme o Governo Estadual prevê, entretanto Pontal do Paraná apresentou algumas medidas mais amplas de abertura de comércio, restaurantes e outros estabelecimentos.

Hotéis e casas noturnas poderão abrir suas portas nos municípios em questão, desde que respeitando os critérios epidemiológicos. Casas noturnas, música ao vivo e eventos com possíveis aglomerações seguem suspensos nas três cidades, assim como em todo o Paraná.

Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba divulgou o decreto n.º 23.782 na tarde de sexta-feira (12.03), quando destacou que está em consonância com as medidas do Governo Estadual para conter a pandemia. O decreto mantém algumas suspensões, como da atividade de ônibus e vans de turismo, torneios esportivos, interdições de áreas de lazer.

Entre as principais mudanças, há a abertura do comércio das 8h às 18h, de restaurantes, bares e similares das 8h às 20h, respeitando limites de ocupação, distanciamento social e com fechamento dessas atividades aos fins de semana. As aulas na rede municipal seguirão em modo remoto, voltando ao presencial no dia 6 de abril. O acesso à praia e ao calçadão está liberado, desde que respeitado o distanciamento, uso de máscara e sem aglomeração, respeitando o toque de recolher das 20h às 5h. As novas regras são válidas por prazo indeterminado. “Estas disposições poderão ser revistas a qualquer momento, a partir de critérios objetivos, técnicos e científicos”, relata. Há a possibilidade de multa que pode chegar a até R$ 10 mil para quem desrespeitar o decreto. Decreto na íntegra

Nova posição : O prefeito de Guaratuba, no Litoral do Paraná, Roberto Justus, anunciou a interdição das praias e rios já no sábado (13.03) e a criação de barreiras sanitárias nas entradas do município já na próxima segunda (15.03).

“Tomamos a decisão por conta do quadro da pandemia na nossa cidade e em especial pelo novo decreto da Prefeitura de Curitiba. Vamos aumentar o rigor da fiscalização. E seguindo Curitiba e municípios da região, a partir de segunda vamos seguir o decreto da capital. Esperamos com isso, ajudar a frear o avanço da Covid”, disse Justus. “As decisões dos gestores não são capazes de sozinhas deter o avanço. Só com o apoio da população nas medidas restritivas e de higiene conseguiremos vencer essa fase”, arrematou.


Matinhos

A Prefeitura de Matinhos divulgou o Decreto n.º 292/2021 na quarta-feira (10.03), com regras acompanhando o decreto estadual. O comércio e atividades como restaurantes e outras consideradas não essenciais estão liberados para funcionar das 8h às 17h, com limitação de 30% de ocupação e seguindo regras de distanciamento, uso de máscara e higienização.

O acesso à praia e ao calçadão foi liberado durante o horário em que o toque de recolher não estiver vigente, desde que, para a prática esportiva individual, bem como com comparecimento de pessoa individualmente ou de grupo familiar, respeitando o distanciamento social e com máscara. Serviços essenciais estão autorizados a funcionar das 8h às 20h. A norma permite que todos os servidores municipais fiscalizem o cumprimento do novo decreto. As multas para quem desrespeitar as medidas podem chegar a R$ 20 mil. Decreto na íntegra

Pontal do Paraná

O Decreto n.º 9.536/2021 de quinta-feira (11.03) da Prefeitura de Pontal do Paraná, estabelece que o município estará em consonância com as medidas restritivas do Estado. Uso de máscara, distanciamento social, higienização e limitação de ocupação devem ser respeitados pelos proprietários dos estabelecimentos, cidadãos e turistas. O comércio está liberado para funcionar das 8h às 20h, de segunda a sábado, assim como outros estabelecimentos como academias (6h às 22h). Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar de segunda-feira a sábado das 6h às 22h, sendo autorizada a abertura nos domingos das 6h às 14h30.

As aulas presenciais na rede municipal de educação permanecem suspensas e devem ser feitas pelo modelo remoto. O toque de recolher foi mantido das 20h às 5h no município. Outro ponto é que praias e calçadões podem ser acessados pela população e turistas, desde que respeitando normas vigentes devido à pandemia, com uso de máscara e sem aglomerações. A sede física da prefeitura passa a atender presencialmente em horário normal das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Decreto na íntegra:

Publicação com apoio do site Temporada Verão ( https://temporadaverao.com )