Guarujá Verão 2021 : 438 anos da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Operação Verão, Ciclofaixa e Programa Praia Acessível

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande em Guarujá no Litoral Paulista - Sortimentos.com Turismo
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande em Guarujá no Litoral Paulista – Sortimentos.com Turismo

Guarujá Verão 2021 no litoral paulista : 438 anos da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Operação Verão, Ciclofaixa e Programa Praia Acessível

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, completa 438 anos de sua construção no domingo (24.01.21). O monumento foi construído no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos, e o Porto de Santos dos ataques de invasores. Na fortificação funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.

Foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

Conjunto de Fortificações do Brasil

A Fortaleza da Barra Grande passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, para fazer parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo junto com o Forte São João, em Bertioga. Atualmente 19 fortalezas da costa brasileira, fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.

——————

Operação verão 2021
As equipes de fiscalização realizaram 33.630 abordagens entre os dias 14 de dezembro de 2020 e 17 de janeiro de 2021 nas praias de Guarujá, durante a Operação Verão de Fiscalização. No mesmo período do ano passado foram feitos 14.388 atendimentos, um aumento de 57,21%. A operação segue até o Carnaval e conta com efetivo de 166 agentes, entre fiscais municipais, guarda civis municipais, agentes de saúde, policiais militares e outros colaboradores.

——————

Ciclofaixa
A Prefeitura de Guarujá iniciou as obras de interligação da ciclofaixa entre as praias de Pitangueiras e Enseada, com a demolição de parte do calçadão da praia da Enseada e a instalação do canteiro de obras. O novo percurso terá 325 metros de extensão, o equivalente a três quarteirões. O investimento total é de R$1.963.475,30.

——————–

Guarujá retoma Programa Praia Acessível
Com mais de 300 pessoas beneficiadas desde 2017, o Programa Praia Acessível retoma suas atividades em Guarujá. A iniciativa ocorrerá aos sábados e domingos, sempre das 10 às 15 horas, próximo à Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras. A ação é da Prefeitura de Guarujá e tem como intuito promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio de cadeiras adaptadas.

Gratuito, o Programa Praia Acessível é destinado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Dispõe de seis cadeiras anfíbias, sendo duas reservas, além de dois monitores treinados para a condução da cadeira, que auxiliam as pessoas ao entrarem no mar, como também na faixa de areia.