Programação do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2019

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2019

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado acontece de 5 a 22 de setembro com bancas de comida de rua, festins, shows musicais, cursos e oficinas na Cozinha Experimental e participação de chefs chilenos

Em sua 11ª edição, o festival ganhou mais uma semana em 2019 e acontece até 22 de setembro. “A edição do ano passado foi tão bem sucedida que esse ano decidimos ampliar a programação aumentado a duração do festival em uma semana, assim vamos pegar os dois feriados importantes de setembro. Nossa expectativa é ainda maior para essa edição”, afirma Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela realização do festival ao lado da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (ABRASEL) da Região das Hortênsias . 

Novidades
Entre as novidades deste ano, além de ampliação da programação, está a localização da Cozinha Experimental, espaço montado especialmente para receber todas as oficinas, concursos e workshops do festival. Em 2019, ela será instalada na Praça Major Nicoletti, ficando mais perto das bancas de comida de rua e aproximando o público da programação que é coordenada pelo SENAC – Gramado, parceiro do evento.

Restaurantes participantes
Os melhores e mais tradicionais restaurantes da cidade já estão confirmados, ao todo serão 21 estabelecimentos que irão oferecer pratos com valor único inspirados na gastronomia do Chile, país convidado desta edição. Participam: Josephina, Colosseo, Il Piacere, Casa Aveiro, Brûlée Bistrô, Bistrot Pastasciutta, Nonno Mio, Belle Vitrine, Malbec, Casa di Pietro, Pasteleiro, Nonno Mio Fast Gourmet, Boreal, San Tao, Simple, Vitobella, Cantina Pastasciutta, Esperienza Bistrot, Casa da Madre Gourmet, White Fly e Divino. 

Cada um deles irá apresentar um prato inspirado na gastronomia do Chile, quealém de estar presente nas criações dos restaurantes da comida de rua, participa do evento com chefs convidados para os festins (disputados jantares e almoços harmonizados) e serve ainda de inspiração para o projeto cenográfico e de decoração do festival. 

Crescendo a cada edição
Em 2018, o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado cresceu 155% em vendas em relação ao ano anterior. Foram 18.500 pratos vendidos nas 20 estações de comida de rua e mais de 1.600 taças oficiais. Para 2019, a expectativa é ainda maior. 

“Estamos com um ótima expectativa para esta edição com os dois feriados do mês e o alto nível gastronômico que o Chile irá imprimir ao evento. Certamente teremos números ainda mais robustos para serem comemorados”, projeta Alberto Ecker, executivo da Abrasel Hortênsias.

Programação Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

18/09/2019 Quarta – Cozinha Experimental
:: 13:30 – 14:30 – Oficina Senac – Cuidados com a Saúde, Salada Funcional – Chef Nísia Cé
:: 15:00 – 16:00 – Oficina Senac – Cuidados com a Saúde, Bolo de milho lactose e glúten free – Chef Nísia Cé
:: 16:30 – 17:30 – Oficina Cultura do Mate Chimarrão – Formas de preparo e utilização na gastronomia- Chef Ana Heidel e Fernanda Valente
:: 18:00 – 19:00 – Oficina de Degustação de Cervejas – Sommelier Uirá Müller

18/09 – Quarta-feira – Programação Cultural
:: 15h30/16h30 – Bruno Quadrado
:: 16h30/17h30 – Lady Loucura
:: 17h30/18h30 – Dj Greg
:: 18h30/19h30 – Som Mecânico
:: 19h30/20h30 – Jeronimo Tomazeli Banda
:: 20h30/21h30 – Ataliba
:: 21h30/22h30 – Som Mecânico

Festins

Os tradicionais festins que acontecem no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado terão tempero chileno este ano. Chefs dos principais restaurantes do Chile, país homenageado desta edição, desembarcam na Serra Gaúcha para mostrarem seu trabalho nos disputados jantares e almoços harmonizados do evento.

“Buscamos restaurantes parceiros e profissionais que possam traduzir o que se tem visto na gastronomia chilena contemporânea. Fomos até lá para experimentar de perto o trabalho de cada um deles, temos certeza que serão encontros de verdadeira celebração à boa comida”, destaca Alberto Ecker, executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias (Abrasel), entidade organizadora do evento ao lado da Gramadotur.

Serão sete edições, cada uma delas em um dos principais restaurantes da cidade. A experiência inclui menu completo harmonizado com vinhos chilenos.

Diferentes cidades e regiões do Chile estarão presentes em Gramado, ao todo participam nove chefs estrangeiros: Carlos Mardones do restaurante Macerado (Viña del Mar), Rodrigo Acuña do restaurante Milla Milla do VIK Retreats (Viña del Mar), Federico Ziegler do Polvo Bar de Vinos (Santiago), Antônio Moreno do restaurante Puerto Claro (Valparaíso), Paula Baéz e Cristian Gómez do restaurante Tres Peces (Valparaíso), Giuliano Olmos e Jorge Ruiz do restaurante Domus Mare (Viña del Mar) e Nicolás Navarro do restaurante La Caleta (Valparaíso).

Os convites custam entre R$ 250 e R$ 350 por pessoa e podem ser adquiridos diretamente com cada restaurante de Gramado ou pela Abrasel no telefone (54) 3295.1355.

Festins 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

5 de setembro, quinta-feira, 20h – Restaurante Malbec
Chef Carlos Mardones do restaurante Macerado, de Viña del Mar

6 de setembro, sexta-feira, 20h – Restaurante Josephina
Chef Rodrigo Acuña do restaurante Milla Milla do VIK Retreats, de Viña del Mar

8 de setembro, domingo, 12h30 – Bistrot Pastasciutta
Chef Federico Ziegler do Polvo Bar de Vinos, de Santiago

10 de setembro, terça-feira, 20h – Wood Hotel
Chef Antônio Moreno do restaurante Puerto Claro, de Valparaíso

12 de setembro, quinta-feira, 20h – Castelo Saint Andrews
Chefs Giuliano Olmos e Jorge Ruiz do restaurante Domus Mare, de Viña del Mar

13 de setembro, sexta-feira, 20h – Restaurante San Tao
Chefs Paula Baéz e Cristian Gómez do restaurante Tres Peces, de Valparaíso

14 de setembro, sábado, 20h – Restaurante Nonno Mio
Chef Nicolás Navarro do restaurante La Caleta, de Valparaíso

 

11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
De 5 a 22 de setembro em Gramado
Onde: Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado
Horário: das 11h30 às 22h
Mais informações: (54) 3286.2002

Fabio Juchen no Festival de Cultura e Gastronomia de GramadoO 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma realização da Gramadotur com correalização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Hortênsias e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. 


Clique e saiba como foi a edição 2018 do bacana Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado


Fabio Juchen editor de Sortimentos.com esteve no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2018 a convite da GramadoTur