Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2020 : jantares, atrações culturais e oficinas gastronômicas online

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2020

12º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO

:: Jantares Especiais, Atrações Culturais e Oficinas Gastronômicas Online
:: De 1º a 12 de outubro de 2020 em Gramado, na Serra Gaúcha

Para realizar uma experiência cultural-gastronômica segura e de acordo com a nova realidade em que vivemos, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado se reinventa e anuncia nova data. Com o tema “Do Produtor à Mesa“, a edição acontecerá de 1º a 12 de outubro de 2020. O novo formato preparado vai unir a agroindústria local com os restaurantes da cidade. O Festival de Gastronomia terá 28 restaurantes nesta edição.

Somado à programação gastronômica, o festival contará com cerca de 40 apresentações culturais nos restaurantes participantes. O coreto, na Praça Major Nicoletti, será o ponto institucional, que oferecerá informações gerais do Festival.

A Itália, que seria o país homenageado em 2020, confirmou sua participação para o próximo ano.

Fábio Juchen - Editor Sortimentos.com - Foto SortiPress
Fábio Juchen – Editor Sortimentos.com – Foto SortiPress

Fabio Juchen editor de Sortimentos.com esteve no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado a convite da GramadoTur

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma realização da Gramadotur com correalização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Hortênsias e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. 

Edição 2019 do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado cresce 25%

Os números divulgados pela Abrasel Hortênsias – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes revela um crescimento de cerca de 25% em relação à edição anterior. Os mais disputados e prestigiados restaurantes de Gramado mantiveram as bancas de comida de rua por 18 dias, período em que os visitantes tiveram a chance de provar os temperos e segredos de chefs respeitados a um preço único. Como resultado, cerca de 20 mil pratos foram vendidos. Cervejarias, vinícolas e distribuidoras também marcaram presença.

O presidente da Gramadotur Edson Néspolo lembrou, durante o Anteprima 2020, evento que marcou os preparativos para o ano seguinte, a importância que a mudança de formato do Festival teve para os resultados atuais. “Convidar a Argentina, especialmente a região de Mendoza, há três anos como país homenageado deu um novo patamar ao Festival de Cultura e Gastronomia. Repetimos a experiência com o Uruguai e agora com o Chile. A troca de experiências, a interação dos chefs desses países com nossos chefs locais é fundamental. Esse intercâmbio é muito rico e produziu resultados incríveis. Estamos muito felizes com essa construção e tenho certeza que em 2020, junto com a Itália,  faremos o maior Festival de Gastronomia que Gramado já teve”, avalia Néspolo. 

A programação cultural, composta prioritariamente por artistas da região,  manteve a frequência de público para as cerca de cinco horas diárias de programação, com picos  que chegaram a em torno de 1.000 pessoas para assistir aos shows mais concorridos, no palco montado na Rua Pedro Benetti, que foi coberta e garantiu o conforto de quem esteve por lá. 

O presidente da Abrasel, Felipe Andreis, também avaliou o resultado como positivo. “O crescimento foi bom. A gente conseguiu fazer um evento no modelo que buscamos, de intensa interação cultural com o país convidado. Os pratos que servimos, na sua maioria, foram muito ligados ao Chile. E, claro, para o ano que vem depositamos muita expectativa. A Itália já demonstrou o empenho e começamos cedo a nos organizarmos para o próximo ano”, destaca Felipe. 

Outro grande sucesso consolidado são as oficinas da Cozinha Experimental realizadas com a colaboração do Senac Gramado e Universidade de Caxias do Sul (UCS). Com temas diversificados e receitas para todos os públicos e paladares, as mais de 60 aulas receberam em média 2.100 pessoas, que aprenderam com chefs de restaurantes locais, professores de gastronomia e, inclusive, receitas típicas ensinadas pelos chefs chilenos.