Encatho & Exprotel 2019 : presidente da Embratur fala sobre turismo náutico, segurança, parceria com PF e pede diminuição de ICMS

Gilson Machado Neto - Presidente da Embratur - Foto Fabricio de Almeida - Imagem e Arte
Gilson Machado Neto – Presidente da Embratur – Foto Fabrício de Almeida – Imagem e Arte

Encatho & Exprotel 2019

Gilson Machado Neto, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em discurso na terça-feira (13.08.19), na cerimônia de abertura do Encatho & Exprotel 2019, no CentroSul, em Florianópolis / SC, defendeu a redução do imposto na compra de barcos no Brasil.

A Embratur apresenta demandas fundamentais para o desenvolvimento do turismo náutico, visando, também, destravar licenças de naufrágios artificiais, construção de píeres e marinas, revisão da legislação que permite importação de veleiros e barcos de recreio e pesca esportiva. De acordo com o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, este também é um dos segmentos prioritários de promoção turística do Brasil, “segundo recomendações do próprio presidente Jair Bolsonaro”, disse.

“Somos o país número um do mundo em recursos naturais no mundo, temos uma costa com cerca de 8 mil km, água quente e sol o ano todo, além de 9 mil km de margens com água doce. 80% da população brasileira vive até 100km do litoral. Precisamos nos unir e nos mobilizar, para transformar tudo isso em emprego e renda, de modo a tirar o turismo náutico do ostracismo em que se encontra hoje. Por isso, é de fundamental importância apresentarmos uma demanda antiga do setor aos representantes diretos do Ministério da Economia”, informou Gilson.

“Santa Catarina é um dos Estados onde o turismo nacional e internacional é melhor desenvolvido. Não é a toa, que é um dos Estados onde tem o melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano,  melhores taxas de emprego e educação. Enfim, indicadores que mostram que o turismo age aqui”, destacou o presidente Gilson. “Precisamos destravar a pesca da Tainha, isso gera turismo gastronômico e de pesca esportiva”, completou.

Segundo o diretor da Embratur Osvaldo Matos, o setor movimenta estaleiros e produz valor agregado da ordem de 100 bilhões de dólares ao ano. Na área de serviços e marinas, a atividade náutica gera em torno de 3 postos de trabalho por barco acima de 25 pés.

“O setor de turismo náutico movimenta estaleiros, pessoal de bordo (navegação e manutenção) e outros prestadores de serviço, produzindo valor agregado da ordem de 100 bilhões de dólares, além de toda a comunidade local, onde esse tipo de atividade é desenvolvida. A taxa de crescimento gira em torno dos 5% ao ano, um índice considerável. Em função disso, nosso objetivo é propor novos modelos de gestão e negócios na área, unindo conservação e desenvolvimento sustentável”, destacou o diretor Osvaldo.

“Abre Aspas” – presidente da Embratur, Gilson Machado Neto

Violência um dos maiores gargalos

“O Estado do Ceará recebeu entre janeiro a maio de 2018, 109.126 turistas estrangeiros, já no mesmo período em 2019, foram 232.116, crescimento de 111%. Os números são reflexos de várias ações e principalmente da gestão de um dos maiores gargalos do turismo, a violência. Somente no Ceará a violência diminuiu 56% em homicídios. Em Ipojuca / PE, onde tem a praia Porto de Galinhas, a violência diminuiu 78%. Em Tocantins, a violência teve queda em 52%”.

Parceria com a PF – Polícia Federal

“Temos que ter certeza que o turista rodoviário interestadual e internacional não é um muambeiro. Não podemos prejudicar os demais passageiros e apreender um ônibus só por causa de uma pessoa. Também não podemos aceitar que um turista argentino espere até 8 horas para entra no país. É necessário uma cordo operacional com a Polícia Federal”.

Pedido

“Vice governadora, peça ao Governador para baixar o ICMS do combustível de aviação”, falou sob aplauso da plateia. “Façam a conta serão 52 itens que vocês irão arrecadar impostos. O Brasil agradece”

ENCATHO & EXPROTEL 2019

Sortimentos.com media partner da feira e encontro da indústria de hotéis
:: De 13 a 15 de agosto de 2019, no CentroSul em Florianópolis / SC. 
:: Evento aberto ao público com entrada Gratuita
:: Informações:* www.encatho.com.br | (48) 3222-8492
:: Realização:* ABIH-SC

Fábio Juchen - Encatho & Exprotel 2019

Fábio Juchen, editor do site sortimentos.com, participa do Encatho & Exprotel 2019 através de convite da ABIH-SC. Acompanhe a cobertura no especial http://sortimentos.com.br/tem/abih-sc-encatho-exprotel/. Contato redacao @ sortimentos.net.