Sortimentos Eventos
Belo Horizonte Eventos : Feira da Mercadoria edição Dia das Mães 2023 traz artigos de arte, moda, decoração, cosméticos naturais e gastronomia
Feira da Mercadoria edição Dia das Mães 2023 : dia 7 de maio (domingo), das 11h às 18h , na Amadoria ( Rua Mucuri, 325 – Floresta ), em Belo Horizonte / MG. Entrada gratuita e Pet Friendly / Cerca de 35 expositores ( artigos de arte, moda, decoração, cosméticos naturais e gastronomia ) / DJ Fê Lins / Praça de alimentação com comidinhas e bar da Amadoria.
Dia das Mães da Mercadoria
Edição do Dia das Mães reúne cerca de 35 expositores para a venda de artigos de arte, moda, decoração, cosméticos naturais e gastronomia. Há sete anos a feira integra o calendário de eventos de BH, com o propósito de valorizar o trabalho em pequena escala e de forma artesanal, contribuir com a economia criativa da cidade e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de mudança da forma de consumo.
No dia 07 de maio, domingo, das 11h às 18h, a Amadoria recebe a edição de Dia das Mães da Mercadoria. A feira, que completa sete anos e 20 edições, prioriza a venda de trabalhos em pequena escala e de forma artesanal. A proposta é fortalecer e potencializar a economia criativa, incentivar o consumo consciente e o desenvolvimento dos pequenos empreendedores.
A 20ª Mercadoria apresenta expositores que negociam artigos de arte, moda, decoração, cosméticos naturais e gastronomia. Esta edição conta com cerca de 35 expositores para a venda de seus produtos destinados a mulheres. “A edição de maio tem a curadoria pensada no Dia das Mães. São presentes para mulheres e, na grande maioria, feitos por mulheres. Além disso, muitas mulheres começam a empreender quando se tornam mães, para ficarem mais perto dos filhos. Então, quando você compra de uma produtora local, está incentivando o seu negócio. E isso torna a edição de Dia das Mães ainda mais especial”, conta Mariza Machado, cofundadora da Mercadoria. O evento oferece, também, atrações artísticas e musicais e área gastronômica. Entrada gratuita e Pet Friendly. A Amadoria fica na Rua Mucuri, 325, bairro Floresta.
A Mercadoria é uma iniciativa da Amadoria, empresa que cria, planeja e realiza projetos e experiências com objetivo de estimular a arte, a criatividade, a inventividade e a economia criativa. Por trás das duas marcas estão cinco mulheres que acreditam em uma mudança de comportamento da sociedade sobre as relações de trabalho, forma de consumo e estilo de vida: Babi Andrade, Luciana Gallo, Mariza Machado, Carolyne Gomes e Bárbara Damasceno. “Nós acreditamos no potencial das pessoas, em uma vida mais consciente e com mais qualidade”, dizem as empreendedoras.
Desde a sua primeira edição, a Mercadoria valoriza e incentiva a compra de produtos de empreendedores locais, com o propósito de ressignificar o conceito de consumir. “Na Mercadoria, as estrelas são os expositores, que vendem produtos feitos em pequena escala. A principal diferença quando se compra de um produtor local é saber que teve cuidado na produção, na escolha da matéria prima, conhecer quem produziu, criar laço com a história daquele produto, além de toda originalidade que o feito a mão trás”, comenta Babi Andrade.
Há sete anos a Mercadoria vem reforçando a necessidade de mudar hábitos e de conscientizar a sociedade para um mercado mais sustentável, baseado no consumo consciente. “Cada vez mais, as pessoas compram em massa, sem saber a procedência e qualidade dos produtos. De nada adianta lamentarmos se não agirmos. Se faz urgente que a própria sociedade crie ações e condições para que uma mudança aconteça. O nosso objetivo com a Mercadoria sempre foi fortalecer o pequeno empreendedor e fomentar o consumo ético”, pondera Carolyne Gomes. Mariza Machado, sublinha: “o propósito da Mercadoria é ser mais do que uma feira para a venda de produtos e presentes, é despertar nas pessoas a consciência de que é possível adquirir produtos com qualidade e originalidade, feito por pessoas próximas, que vivem e convivem na mesma cidade que você.”
Nestes 7 anos, já passaram pela Mercadoria quase 1.000 empreendedores, somando todas as edições. Muitos expositores começaram na feira e hoje possuem sua própria loja. “A Mercadoria é uma vitrine para esses expositores. O nosso objetivo é que a cada edição novos produtores participem, divulguem os seus trabalhos e impulsionem os seus negócios. É gratificante saber que várias marcas que começaram na Mercadoria hoje têm o seu próprio espaço, e sem esquecer da sua essência: qualidade, criatividade e originalidade”, comemora Luciana Gallo.
Além de fomentar o trabalho dos produtores locais, a Mercadoria também é um espaço para que as pessoas possam se relacionar, entrar em contato com a arte, música e desfrutar da boa gastronomia. “A proposta da Mercadoria está alinhada aos pilares da Mercadoria: criar conexões entre pessoas, projetos e ideias. Por isso a música, a arte e a gastronomia estão presentes em todas as edições, de forma a tornar o momento de compra um encontro entre as pessoas, além de fortalecer a relação entre consumidores e produtores locais”, ressalta Bárbara Damasceno.