Encatho & Exprotel 2024 : resumo do segundo dia

Encatho & Exprotel 2024 : resumo do segundo dia

| Site Sortimentos Eventos e Feiras media partner do Encatho & Exprotel 2024 | Reconhecido como o maior encontro da hotelaria no sul do país, o Encatho e a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, a Exprotel, se estende até a quinta-feira, 25/07. Promovido anualmente pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), o encontro tem como tema central, nesta edição, a “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”.

O Encatho & Exprotel 2024 prosseguiu na quarta-feira (24.07), com programação intensa, recheada de reflexões e compartilhamento de informações. O que esperar da hotelaria e do turismo nos próximos anos? Como a Indústria 5.0 pode impactar seu negócio? Esses são alguns dos questionamentos que o Encatho & Exprotel busca responder, nos três dias do evento, enquanto oferece um espaço de troca e aprendizado contínuo.

O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), está comemorando sua 35ª edição com grande estilo e um compromisso com o desenvolvimento do turismo e da hotelaria no estado. O objetivo é ampliar os horizontes dos participantes e encontrar as respostas que transformarão a atuação de cada um no setor.

Durante toda a quarta-feira, foram apresentadas, em sete salas paralelas, seis palestras, três painéis, Simpósio, além de reuniões de entidades do setor.

Manhã no Encatho & Exprotel

A palestra “O Rumo da Gastronomia Catarinense e a Valorização dos Nossos Produtos” conduzida pelo Chef Felipe Silva, abordou a crescente valorização dos produtos regionais e a transformação da gastronomia em Santa Catarina. Felipe Silva destacou a importância de redescobrir e integrar ingredientes locais na alta gastronomia, trazendo uma nova perspectiva à culinária catarinense. Os principais temas apontados foram a influência europeia e tradição catarinense e as oportunidades na gastronomia hoteleira. “A valorização dos produtos catarinenses está moldando um novo rumo para a gastronomia local, promovendo sustentabilidade e inovação. É preciso valorizar o estado de Santa Catarina e sua rica cultura gastronômica”, disse o Felipe Silva, Chef no Osli Restaurante e responsável pela operação gastronômica do LK Design Hotel.

O painel “Segurança da Informação na Hotelaria em Tempos de LGPD”, foi apresentado por Alexandre Medeiros, advogado certificado pela IAPP, com mais de 25 anos de experiência em tecnologia e segurança da informação, especialista em defesa cibernética, compliance e gestão de risco e Marco Antônio, Diretor dos Representantes Estaduais e Municipais na AOPD e Consultor de Segurança da Informação e LGPD. Marco ajuda empresas a implementar medidas de segurança robustas e a cumprir a legislação. A moderação foi de Juarez Tavares, CEO da Magia Parks & Resorts, que trouxe uma visão abrangente sobre os desafios e melhores práticas em segurança da informação no setor.

No painel foi ressaltado que a segurança da informação é um desafio crítico no setor hoteleiro e de turismo, especialmente em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Proteger informações pessoais dos clientes é essencial não só para cumprir a legislação, mas também para manter a confiança e a reputação das empresas”, disse Alexandre Medeiros. O painel também destacou a importância da LGPD, que estabelece normas claras para o tratamento de dados pessoais, exigindo que os hotéis adotem medidas rigorosas de segurança para proteger as informações dos hóspedes contra acessos não autorizados e ciberataques. “Cumprir essas regulamentações é vital para manter a confiança dos clientes e assegurar a continuidade dos negócios”, enfatizou Juarez Tavares.

Os painelistas também falaram das estratégias para minimizar riscos, compartilhando exemplos práticos e dicas sobre as melhores práticas de segurança. Foram explanadas estratégias para reduzir a exposição a ameaças internas e externas, a importância de uma cultura de segurança da informação nas empresas, e como garantir a privacidade e proteção dos dados dos hóspedes. “A ameaça a qualquer empresa está atrás do balcão, não é hacker, não é vírus, é uma pessoa. Por isso a importância da segurança das contratações, e o pessoal do RH precisa participar desse processo. É preciso construir uma cultura de segurança”, disse Marco Antônio.

A palestra Custos, Controle, Qualidade e Comercialização na Hotelaria: O Que a Tecnologia Pode Fazer Pelo Hotel? A palestra de Marco Tulio Quina foi uma oportunidade única para os participantes aprenderem sobre a integração da tecnologia na gestão hoteleira, diretamente de um líder com vasta experiência e sucesso comprovado no setor. Desde 2004, ele atua na Realhotéis, liderando a implantação e gestão de treinamentos especializados, moldando a eficiência de inúmeras operações hoteleiras.

Na visão de Marco Tulio Quina, o cenário hoteleiro enfrenta desafios crescentes em eficiência e competitividade, especialmente com a influência das Online Travel Agencies (OTAs) e a necessidade de constante inovação. Neste contexto, Marco Tulio Quina, explicou como a tecnologia moderna pode transformar a gestão hoteleira. A sessão explorou como sistemas integrados e estratégias digitais podem melhorar a lucratividade, atrair e fidelizar hóspedes, além de oferecer melhores estratégias de precificação e marketing.

Na abordagem holística, Quina enfatizou a importância de entender a operação hoteleira de forma holística, equilibrando todos os aspectos da gestão para uma administração mais eficaz. A palestra destacou também como a tecnologia pode proporcionar estratégias inovadoras que beneficiam tanto os hóspedes quanto os gestores hoteleiros. Com mais de 120 hotéis e pousadas em seu portfólio, Quina possui vasta experiência em operações hoteleiras de diversos calibres e consultoria internacional.

“As soluções financeiras para a rede hoteleira” foi o tema explorado, em uma apresentação de 15 minutos, por Cristiana Gabriela Kersting, assessora jurídica do Sicredi. Entender as demandas do segmento e o que a instituição financeira pode apoiar. Na oportunidade fez uma apresentação da atuação do Sicredi.

“Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento turístico” foi o último painel apresentadona manhã dessa quarta-feira. O painel enfatizou o impacto significativo da liderança feminina na transformação e inovação do setor turístico, exemplificado pelo desenvolvimento sustentável de Jurerê Internacional, agora conhecido como Jurerê in_. A discussão abordou como a liderança humanizada e inovadora está remodelando o setor turístico, com especialistas explorando práticas sustentáveis e modelos de negócios que colocam as pessoas no centro da gestão. Entre as painelistas, Salete Pereira, Patricia Pires e Aksia Amorim compartilharam suas experiências e estratégias bem-sucedidas implementadas em Jurerê Internacional e Jurerê Open.

Salete Pereira, coordenadora corporativa em sustentabilidade do grupo Habitasul, destacou suas práticas de responsabilidade social e ambiental. “A sustentabilidade acontece quando a mudança começa por nós”, destacou Salete.

Patricia Pires, gerente geral do Jurerê Open, trouxe sua vasta experiência no setor varejista e na gestão de shoppings. Aksia Amorim, diretora do Jurerê Beach Village, contribuiu com sua experiência no setor hoteleiro. “Não tem que fugir do tradicional. A competência tem que existir”, disse. E acrescentou: “Tive o privilégio de trabalhar em empresas grandes e renomadas, mas estar numa empresa como o grupo Habitasul, onde o propósito e os valores são os mesmos, suas ideias e espaços são valorizados e que você possa contribuir de forma integral é muito gratificante. Vim com uma expectativa grande e consegui superar”, afirma Salete, que tem experiência de. mais de 20 anos no setor da hotelaria.

O painel evidenciou como o planejamento urbano e as práticas sustentáveis influenciam positivamente destinos turísticos de padrão internacional, servindo como modelo e inspiração para outras regiões.

Tarde no Encatho & Exprotel 2024

A palestra “Revelando o futuro do seu hotel através da análise preditiva de dados”, proferida por Diego Corrêa abriu os trabalhos da tarde da quarta-feira do Encatho & Exprotel. CMO e cofundador da HSystem, Diego destacou a importância dos dados na tomada de decisões estratégicas para o setor hoteleiro. Ele também explicou como a análise preditiva de dados pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a gestão hoteleira, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado. “Um novo conceito de análise de desempenho pode ser implementado de forma simples, direta e acessível para todos os hoteleiros”, afirmou. Diego também enfatizou que “utilizando dados reais das suas propriedades, os gestores poderão impulsionar a rentabilidade e competitividade de seus empreendimentos hoteleiros”.

Com mais de 15 anos de experiência, Diego é uma força transformadora na indústria hoteleira, combinando sua paixão por turismo, gestão, marketing, vendas e empreendedorismo para levar inovação ao setor. “Acreditamos que o conhecimento aliado a ferramentas tecnológicas é a chave para o desenvolvimento do setor”, concluiu.

Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND em Florianópolis, desde 2013, respondendo pela ND TV, Record News Santa Catarina e Jornal ND, foi o segundo palestrante da tarde, com o tema “A Comunicação, O Grupo ND e o Turismo em SC”. Bertolin substituiu Marcello Petrelli, presidente executivo do Grupo ND que não pode estar presente.

Em sua explanação, destacou que Santa Catarina, com suas paisagens deslumbrantes e diversidade cultural, tem um enorme potencial turístico e que a comunicação desempenha um papel fundamental na divulgação e promoção desses destinos. “A comunicação é essencial para o crescimento do turismo no estado. A mídia pode atrair turistas ao mostrar as belezas naturais, a infraestrutura para eventos corporativos e a rica gastronomia local. Eventos como a Oktoberfest e o Festival de Dança de Joinville também são grandes atrativos. O Grupo ND, com suas plataformas como NDTV, Record News Santa Catarina e Jornal ND, tem promovido constantemente o turismo em Santa Catarina, alinhando-se com os interesses dos empreendedores do setor turístico”, enfatizou Roberto Bertolin, com 40 anos de experiência na comunicação e sua trajetória no Grupo ND. Segundo ele, promover uma comunicação eficaz não só aumenta a visibilidade do estado, mas também fortalece a economia local. “A parceria da mídia no desenvolvimento do turismo é vital para garantir que Santa Catarina continue a crescer como um destino turístico de destaque, atraindo mais visitantes e impulsionando o desenvolvimento econômico da região”, concluiu.

O painel “Como dobrar a produtividade de vendas do seu Hotel”

foi apresentado pelos especialistas Alex-Sandro de Souza, CEO da Tribuzana Marketing Hoteleiro; Leonardo Silveira, CEO da Foco Tecnologia, e Vinicius Pavei, co-fundador e diretor de Tecnologia e Produto na Asksuite. No início do painel, Leonardo apresentou dados relevantes. No google, em janeiro, 663 mil pessoas pesquisaram por hospedagem em Florianópolis. Já em abril este número ficou em 267 mil pessoas.

Leonardo Silveira destacou que a simplificação e automação dos processos são fundamentais para aumentar a produtividade, permitindo que os hotéis se concentrem mais no atendimento ao cliente e menos em tarefas administrativas. “ Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”, apresentou Vinicius Pavei, na frase do irlandês William Thompson. Ele explicou que a integração de tecnologias avançadas, como chatbots e sistemas de gestão de reservas, facilita a comunicação com os hóspedes e aumenta a eficiência operacional, focando a equipe de vendas na conversão de leads em reservas. Alex-Sandro de Souza, moderador do painel, enfatizou que a automação de tarefas repetitivas melhora a produtividade e proporciona uma experiência mais personalizada para os hóspedes, liberando a equipe para desenvolver estratégias de marketing e vendas.

Sobre os benefícios de dobrar a produtividade de vendas, eles elencaram as seguintes questões: vender mais com menos esforço, melhorar a experiência do cliente, aumentar a lucratividade do hotel, operação mais ágil e eficaz, refletindo na satisfação dos hóspedes e na rentabilidade do hotel.

A palestra “A era da experiência: um conteúdo incomodativo sobre a experiência do consumidor” encerrou o evento do segundo dia do Encatho & Exprotel, oferecendo uma visão transformadora sobre a experiência do consumidor, fundamental para quem deseja se destacar no mercado atual. O palestrante Alexandre Weimer, economista, fundador do HJ Conference, e especialista em vendas, marketing e experiência do consumidor, enfatizou a necessidade de personalização e satisfação do cliente em um mercado competitivo.

Alexandre Weimer desafiou os participantes a repensar suas estratégias de atendimento ao cliente, destacando que todos na organização devem adotar a mentalidade de vendedor. No tema da excelência no atendimento, a discussão se concentrou em como atingir a excelência no atendimento ao cliente e transformar produtos e serviços em experiências valiosas. “Eu acredito na disciplina, persistência e dedicação como chave para o sucesso, e no aprendizado contínuo como um processo vital”, concluiu.

A Exprotel abriu a tarde para a visitação do público com dezenas de empresas apresentando produtos e serviços que atendem a variados perfis de empresários e diferentes tipos de meios de hospedagem e empreendimentos. No local, os visitantes encontram desde itens para higiene e limpeza até sistemas de gestão empresarial.

Maiele Marina, gerente da rede de hotéis Valerim, falou sobre a importância do evento para conhecer diferentes opções de fornecedores. “Queremos renovar o estoque do enxoval da nossa rede hoteleira. Encontrei novidades e tendências em outras áreas, produtos que nem estava procurando. Também venho a feira prestigiar os parceiros, que sempre tem algo novo para contribuir em conforto e fidelidade para os hóspedes”, disse.

Na Exprotel há uma diversidade de produtos, como louças e artigos para mesa posta, além de serviços como impulsionamento em redes sociais e gestão de conversas no WhatsApp. O espaço também abrange destinos turísticos locais, playgrounds e soluções em energias alternativas. As opções oferecidas abrangem diversos setores, atraindo a atenção de profissionais e empresários de todas as áreas do negócio. “Estou visitando a Exprotel em busca das novidades e das novas tecnologias em um espaço único, com muitas opções”, destacou Alessandra Medeiros, gerente comercial da EcoHotel Navegantes.

Já Fernanda Ubanski, secretária executiva, disse que fechou uma parceria com a Matinali têxtil. “Em agosto teremos o retiro da empresa e estou procurando na Exprotel brindes para os colaboradores. Já encontrei”, afirmou ela.

Diego Artur Tamanini, empresário do ramo de Hotelaria, está participando do Encatho & Exprotel, pela primeira vez. “Vim buscar conhecimento que está desenvolvido na área e uma forma adequada de começar esse ramo de uma maneira mais profissional. Estou muito satisfeito com o evento, para mim está 100%”, disse. Diego iniciou unidades de locação e está construindo sua primeira pousada no Sul da Ilha de Florianópolis.

Eventos paralelos no Encatho & Exprotel

Além das palestras e painéis mencionados, ocorreram reuniões paralelas de entidades como a FecomércioSC, ABBTUR, Encontro das IGR’S, Sebrae, Abrasel SC, Abav-SC, além do painel “Sistemas de Aquecimento Solar + Bombas de Calor Aplicados a Hotelaria” e o 14º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira.

Simpósio de Governança Destaca a Importância da Qualificação e Bem-Estar dos Colaboradores

Qualificação Profissional como Espinha Dorsal da Governança

“O setor de governança é a espinha dorsal que sustenta um hotel, sendo necessário para sustentar essa engrenagem a constante qualificação profissional”, afirmou Fabíola Martins, docente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de SC (IFSC). A professora participou do Simpósio com a palestra “Inspirar para Crescer”, enfatizando a importância da qualificação profissional para promover qualidade e eficiência no setor de governança. Ela destacou como inspirar e estimular os trabalhadores a buscarem desenvolvimento contínuo e a reconhecerem seus papéis, independentemente do cargo, função ou hierarquia. “Se a governança vai mal, tenha certeza que o hotel ou pousada também vai mal”, concluiu Fabíola, ressaltando a interdependência entre a eficiência da governança e o sucesso dos estabelecimentos hoteleiros.

Ergonomia e Qualidade de Vida na Governança

“A qualidade de vida dos colaboradores tornou-se um diferencial estratégico para as organizações”, enfatizou a fisioterapeuta Nathália Bentancur durante sua palestra sobre os riscos ergonômicos. Nathália identificou problemas como levantamento de peso, movimentos repetitivos, postura inadequada e estresse mental, e suas consequências para a saúde, incluindo dor cervical e lombar, tendinite, bursite e dores crônicas. Ela apresentou estratégias para melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores, como técnicas de alavanca corporal, intervalos e exercícios, uso de EPIs e ajuste de mobiliário. “O papel da empresa é oferecer esses equipamentos e informações aos colaboradores. Cabe aos trabalhadores fazerem o uso correto”, afirmou Nathália, sugerindo também cinco minutos diários para exercícios como uma prática benéfica.

Gestão de Enxoval em Serviços de Lavanderia

A engenheira química Jéssica Gonçalves, da Diversey, abordou aspectos cruciais da gestão e manutenção de enxovais em serviços de lavanderia, durante sua palestra “O Enxoval e Suas Propriedades na Lavanderia”. Ela destacou a importância da gestão adequada do enxoval para garantir durabilidade e qualidade dos itens utilizados em operações hoteleiras. Jéssica explicou o uso de produtos e suas dosagens, levando em conta os tipos de tecidos, cores e fibras.

Escolha Correta do Enxoval e Suas Características

Na palestra “A Importância da Escolha Correta do Enxoval e Suas Características”, o CEO da GA Confort Hotelaria, Gerson Colombo, explorou a importância da escolha correta do enxoval, desde a construção do fio até o armazenamento, destacando como essas escolhas impactam a conservação dos itens hoteleiros. “Não compre gato por lebre, fique atento às especificações nas etiquetas, se estão de acordo com a legislação”, alertou Gerson. Ele ressaltou a necessidade de questionar se os fios de um enxoval são por metro quadrado ou por peça, destacando que a escolha correta do enxoval é fundamental para garantir a qualidade e durabilidade dos itens utilizados no hotel e proporcionar uma experiência agradável para o hóspede.

Encantamento de Clientes com o Método Disney

“Você não vende serviço. Vende o sentimento que eles proporcionam”, declarou Messias Fernandes, consultor de hospitalidade sustentável e gerente de hospitalidade da Morada dos Canyons, na abertura de sua palestra sobre o Método Disney de encantar clientes. Usando exemplos concretos de sucesso da Disney, ele explicou como antecipar as necessidades dos clientes pode transformar a experiência do hóspede. Ele citou o exemplo de oferecer um chocolate quente a um cliente que chega ao hotel com chuva e cansado, destacando a diferença entre simplesmente atender uma necessidade e criar um impacto emocional positivo. Messias enfatizou a importância de focar na satisfação tanto do cliente externo quanto do interno, afirmando que uma equipe descontente dificilmente prestará um atendimento eficiente.


xprotel 2024

A programação do Encatho & Exprotel 2024, principal conferência de hotelaria e turismo do Sul do Brasil, que acontece de 23 a 25 de julho, no CentroSul ( Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro ), em Florianópolis / SC, foi construída sob o tema “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria“. São três dias de conhecimento e oportunidades de networking onde os participantes do evento também terão acesso às últimas inovações e tendências dos setores de hoteleiro e turístico.

O Encatho & Exprotel reúne empresários e profissionais de meios de hospedagens, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores de produtos e serviços, entidades do trade, autarquias e órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico, entre outros. Encatho & Exprotel : realização ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina.

Encatho & Exprotel 2024 é aberto ao público e com inscrição gratuita através do site.


Sortimentos Eventos & Feiras media partner do Encatho & Exprotel – a principal conferência de hotelaria e turismo do Sul do Brasil.