Encatho & Exprotel 2024 : Pedro Lopes Cardoso fala sobre as ‘Boas Práticas de Compras na Hotelaria’
Site Sortimentos Eventos e Feiras media partner do Encatho & Exprotel 2024 |. Durante o evento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Pedro Lopes Cardoso, falou com Fábio Juchen da Sortimento Comunicação.
Pedro Lopes Cardoso no Encatho & Exprotel
No Encatho & Exprotel – evento e feira de turismo e hotelaria, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Pedro Lopes Cardoso, ministrou no dia 25 de julho, na sala Jurerê do CentroSul, em Florianópolis /SC, a palestra “Boas Práticas de Compras na Hotelaria”, onde destacou a importância de focar em parcerias estratégicas, eficiência operacional, sustentabilidade, uso de tecnologia e desenvolvimento da equipe, ressaltando que a área de compras não só contribui para a redução de custos, mas também, impulsiona a qualidade e a inovação, gerando um impacto positivo duradouro em toda a operação do hotel.
Confira as dicas para a gestão do setor de compras na hotelaria por Pedro Lopes Cardoso, Executivo de Compras, que lidera a área de Procurement para as Américas da Astore, onde tem se destacado pela implementação de práticas inovadoras e eficazes.
Pedro Lopes Cardoso comenta os desafios e gargalos nas compras na hotelaria
Transformando o Setor de Compras
Pedro Lopes Cardoso acredita que a transformação da área de Compras de um simples centro de custo para um motor de crescimento estratégico é fundamental para aumentar o desempenho financeiro dos hotéis. Isso, segundo ele, implica em focar não apenas na redução de custos, mas também em impulsionar a qualidade e a inovação.
Parcerias estratégicas e eficiência operacional
O palestrante chama ainda a atenção para a importância das alianças estratégicas e otimização operacional. “Ao focar em parcerias estratégicas, eficiência operacional, sustentabilidade, uso de tecnologia e desenvolvimento da equipe, a área de compras não só contribuirá para a redução de custos, mas também, impulsionará a qualidade e a inovação, gerando um impacto positivo duradouro em toda a operação do seu hotel,” explica.
“Estamos em uma era onde a tecnologia e a inovação são fundamentais para o sucesso. Aproveitar essas ferramentas é crucial para qualquer gestor de compras,” conclui.
O futuro das compras na hotelaria
O setor de Compras na hotelaria enfrenta desafios únicos, como a necessidade constante de inovação e a pressão por custos menores. Pedro Lopes argumenta que, ao adotar uma abordagem estratégica e integrando tecnologia e sustentabilidade, esses desafios podem ser transformados em oportunidades.
Na visão do palestrante, o futuro das compras na hotelaria está ligado à capacidade de adaptação e inovação.
Pedro Lopes Cardoso
Executivo de Compras, com mais de 30 anos de experiência, Pedro Lopes Cardoso tem uma trajetória sólida que inclui passagens por empresas como Volkswagen, Accenture, Air Liquide e Pernod Ricard. Atualmente, lidera a área de Procurement para as Américas da Astore, onde tem se destacado pela implementação de práticas inovadoras e eficazes.
Pedro é graduado em Engenharia Metalúrgica, possui mestrado em Engenharia de Materiais e pós-graduação em Administração de Empresas. É fluente em inglês, espanhol e alemão.
Iniciou sua carreira na Volkswagen como trainee e já desde o início se desenvolveu para ocupar cargos de liderança. Na Air Liquide, foi gerente executivo de supply chain e integrou o comitê executivo por 1 ano e 6 meses. Na Accor/Astore também fez parte do Comitê Executivo da Região Américas desde 2021.
Sua experiência abrange compras, suprimentos, logística, importação e centros de distribuição, focando na melhoria do atendimento ao cliente, com produtividade, eficiência e redução de custos.
Especialidades: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística, Aquisições Capex, Strategic Sourcing, Procurement Transformation, Global Sourcing, Gestão de Estoque e Importação/Exportação
Encatho & Exprotel 2024
Encatho & Exprotel 2024, evento e feira de turismo e hospitalidade da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), que aconteceu de 23 a 25 de julho, no CentroSul ( Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro ), em Florianópolis / SC, apresentou programação rica e diversificada, abordando temas importantes para o turismo e hotelaria. Subiram ao palco cerca de 50 palestrantes e painelistas renomados. O evento também contou com mais de 15 reuniões de entidades do trade. Na feira, negócios, novos produtos e prospecção de clientes, com a participação de 86 expositores que apresentaram produtos e serviços de mais de 200 marcas.
Nos três dias de Encatho & Exprotel 2024 passaram pelo no CentroSul, mais de 3 mil pessoas, provenientes 181 cidades ( 16 estados e Distrito Federal ), e dois países ( Argentina e Uruguai ).
A data do Encatho & Exprotel 2025 será definido em reunião de diretoria da ABIH-SC.
Encatho & Exprotel
O Encatho & Exprotel reúne empresários e profissionais de meios de hospedagens, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores de produtos e serviços, entidades do trade, autarquias e órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico, entre outros.
“O Encatho & Exprotel não é apenas uma reunião de setores, é um palco onde ideias se transformam em ações, onde cada momento se torna uma oportunidade”, diz o diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann.
Sortimentos Eventos & Feiras media partner do Encatho & Exprotel