Encatho & Exprotel 2024 : Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND, destacou a importância da mídia na consolidação dos destinos

Encatho & Exprotel 2024 : Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND

Encatho & Exprotel 2024 : Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND, destacou a importância da mídia na consolidação dos destinos

| Site Sortimentos Eventos e Feiras media partner do Encatho & Exprotel 2024 | Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND, ministrou na tarde de quarta-feira (24/07), a palestra “A Comunicação, O Grupo ND e o Turismo em SC”, que integra a programação do Encatho & Exprotel 2024, evento e feira de turismo e hospitalidade da ABIH-SC, que acontece até 25 de julho, no CentroSul ( Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro ), em Florianópolis / SC.

Roberto Bertolin : abre aspas

“Nós lançamos uma ideia alguns anos atrás que era de unir esforços nos três estados do Sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para promover o turismo, incentivando o gaúcho ir para o Paraná, o catarinense para o Paraná, e assim por diante durante todas as estações do ano. Mas a proposta acabou não vingando por falta de entendimento dos nossos vizinhos de Santa Catarina. Estamos falando aqui de quase 30 milhões de pessoas com uma renda per capita entre as mais altas do país”.

“A importância da comunicação para o turismo e catarinense turismo mexe com imaginário das pessoas que visualizam uma imagem e desejam ter uma experiência com aquilo. Eu quero chamar atenção para a importância da comunicação bem planejada e da comunicação bem elaborada. Eu viajo duas vezes. Primeiro quando eu estou organizando o roteiro fazendo minhas pesquisas e depois quando efetivamente a gente viaja”

“Com certeza só ouvimos alguém reclamar de que fez um roteiro baseado em determinados conteúdos e chegou lá teve uma decepção. É um ponto muito importante, tem muita gente produzindo conteúdo de turismo. A questão é a qualidade desse conteúdo de turismo e a autoridade que tem para falar determinados assuntos”

“O pessoal da Serra lançaram um selo para promover o turismo, uma marca que se identifica quando ela pensa em viajar”. Como é que a gente trabalha isso? A comunicação pode fazer muito, através da informação e orientação para o turista principalmente um grupo de comunicação que possui responsabilidade ao comunicar e a levar a informação de maneira correta e estimular o turista incluir o destino no planejamento”

“Sempre que eu falo da Serra Catarinense, lembro da Serra do Corvo Branco que até hoje não tem pavimentação. Toda vez que nós vamos falar de turismo na serra, a gente procura dar atenção para esse tema. A pavimentação da Rodovia com certeza vai beneficiar e fortalecer o turismo”. 

Turismo sustentável, produtos ND para o trade, importância da mídia e das parcerias

Fomento ao turismo sustentável também foi abordado : “cada vez mais vamos ter um público interessado nesse tipo de turismo. Eu fui no ano passado para Urupema e ao conversar com o secretário turismo, ele disse que estava recebendo turistas europeus com interesse na observação de aves e pássaros. Na Europa já é comum. Nós temos potencial enorme para esse tipo de conteúdo”.

O diretor regional do Grupo ND comentou sobre os produtos da empresa para o turismo como Show Me – revista catarinense de Turismo e programas. A Show Me é uma publicação anual, com tiragem de 60 mil exemplares que busca estimular o turista que está visitando o Estado a estender sua permanência. “Eu quero fazer um pelo pedido muito especial para os gestores de hotelaria. Nós temos um cadastro de 300 hotéis que recebem a revista gratuitamente. 90% estão entre Balneário Camboriú e Florianópolis 90%. A revista circula na temporada de verão e o nosso propósito é que seja um guia, que seja colocada no apartamento para o turista levar”

Outro aliado para a divulgação do turismo em Santa Catarina é o projeto das duas estações : inverno e verão. São seis meses que fica no ar. O período da estação do verão vai do dia 21 de dezembro até o dia 20 de Março e o inverno, de 20 de junho até 20 de setembro. O projeto tem três pilares : muita mídia, conteúdo de alta qualidade para promover roteiros e equipamentos de turismo em Santa Catarina e o terceiro, parcerias com eventos.

Roberto Bertolin, também destacou a importância da mídia em veículos tradicionais e com credibilidade. Citou exemplos como a consagração da Oktoberfest Blumenau e o Carnaval de Salvador.

Se a gente for depender de recurso para comprar mídia não vai existir o suficiente, então tem que ser em parceria. É muito importante a cooperação entre os veículos, entidades e o setor público.


Exprotel 2024

A programação do Encatho & Exprotel 2024, principal conferência de hotelaria e turismo do Sul do Brasil, que acontece de 23 a 25 de julho, no CentroSul ( Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro ), em Florianópolis / SC, foi construída sob o tema “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria“. São três dias de conhecimento e oportunidades de networking onde os participantes do evento também terão acesso às últimas inovações e tendências dos setores de hoteleiro e turístico.

O Encatho & Exprotel reúne empresários e profissionais de meios de hospedagens, agências de viagens, operadoras de turismo, fornecedores de produtos e serviços, entidades do trade, autarquias e órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico, entre outros. Encatho & Exprotel : realização ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina.

Encatho & Exprotel 2024 é aberto ao público e com inscrição gratuita através do site.


Sortimentos Eventos & Feiras media partner do Encatho & Exprotel – a principal conferência de hotelaria e turismo do Sul do Brasil.