Tecnomoda 2025 em Ribeirão Preto : feira vai apresentar lançamentos de fornecedores de materiais, serviços e tecnologia para os segmentos da moda e de estofaria
. Sortimentos Eventos e Feiras . Feira Tecnomoda 2025 em Ribeirão Preto / SP . Com 34 curtumes e as cinco maiores empresas de laminados sintéticos do Brasil na sua lista de 80 expositores, a Tecnomoda realizará a sua segunda edição nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2025, em Ribeirão Preto/SP, e já consolida a sua marca como a maior feira dos dois materiais na América Latina.
Crescendo 40% em tamanho e número de expositores, num comparativo à sua estreia em 2024, a mostra firma de vez a sua presença no calendário de eventos dos segmentos da moda e de estofaria apresentando o que de melhor a indústria de base oferece a esses mercados e impulsiona a macrorregião de Ribeirão no roteiro das feiras com foco no B2B.
O diretor da feira, Ismael Zimmer, conta que em novembro do ano passado, quando faltavam ainda três meses para a sua realização, a feira já havia comemorado a comercialização de 100% dos espaços de exposição. “A Tecnomoda está mais robusta que a edição anterior e será realizada em novo local, mais moderno e com o espaço de exposição ampliado, no Alcans Hall, onde apresentará muitas novidades para os visitantes. Uma delas é o projeto Tapeçaria do Futuro, no qual dois carros terão os revestimentos montados ao vivo para que o público possa ver como é feito o trabalho de customização”, destaca Ismael.
Um dos dois carros customizados será uma BMW modelo 428i Gran Cupê, ano 2015, com o interior em couro da Leather Labs. A pintura será com tintas da Colortek, o estofamento em costura 3D computadorizada feita pela Couro e Arte, e o volante remodelado pela PRV Custom. Já o opala Cupê 1976 foi todo restaurado e terá a parte interna e o teto em vinil da Cipatex. Os bancos seguem com a estrutura original preservada, priorizando o conforto proporcionado pelo sistema de molas, mas trazendo um aspecto mais moderno, como a remodelagem em espuma, o uso do sintético e costuras customizadas pela Bancar Custom. A forração das portas será em EVA, oferecendo um toque macio, além de ser um material leve e impermeável. O teto e o carpete serão também customizados.
Ismael salienta que a intensão é mostrar como é a rotina de quem faz esse tipo de trabalho e os cuidados que os profissionais têm com relação à qualidade dos materiais e ao acabamento para deixar os carros perfeitos, oferecendo conforto, elegância e bem-estar para quem vai dirigir.
AÇÃO SOCIAL – Esse projeto tem também um viés social. Pois, o opala vai ser rifado e o valor arrecadado será distribuído para instituições em auxílio às famílias atingidas pela enchente de maio do ano passado, que assolou o Rio Grande do Sul.
Encontro histórico
A Tecnomoda protagonizará também o nascimento de uma nova entidade setorial
O diretor e idealizador da feira, Ricardo Michaelsen, reforça o caráter profissional do evento, que é totalmente voltado para o B2B, e tem como propósitos proporcionar o fechamento de negócios e conectar profissionais com interesses em comum. Prova disso é que a feira vai sediar a reunião de tapeceiros com o propósito de formar a Associação Brasileira de Tapeçaria Automotiva, algo ainda inédito para a categoria. “Nesse encontro histórico serão escolhidos o presidente, os vice-presidentes regionais, o secretário, o tesoureiro e todos os demais membros da primeira gestão”, avisa Ricardo, lembrando que o setor de tapeçaria automotiva é gigante, mas ainda não tinha uma entidade que lhes representasse formalmente, e por isso decidiu encabeçar esta luta junto dos tapeceiros, criando laços ainda mais fortes da feira com o setor. “Estamos todos muito animados e esperançosos com a criação desta associação, que será um passo muito importante para as empresas do ramo”, ressalta Ricardo.
Olhar voltado também para o mercado da moda
Embora todo este trabalho em torno do setor de estofamento automotivo esteja sendo realizado, a Tecnomoda também contempla as áreas de calçados, artefatos e vestuário. Além da oferta de materiais, serviços e tecnologia para o segmento fashion, uma das ações da feira em benefício das empresas que vão participar nessa segunda edição foi a parceria com o Estúdio Compor, para ofertar gratuitamente a todos os expositores a mais atual pesquisa de moda, que serve como um norte para o desenvolvimento dos materiais que estarão expostos na feira. A grade de palestras também apresentará muitos temas de interesse das empresas e dos visitantes, proporcionando o acesso ao conhecimento e networking entre os participantes. “Essa é a nossa vocação, aproximar pessoas e empresas para que possam trocar ideias, proporem parcerias e crescer com esses encontros”, reforça Ricardo Michaelsen.
Mais novidade
Os visitantes da feira terão algumas experiências diferentes. Uma delas é o labirinto onde estarão exibidas amostras de materiais que estarão expostos nos estandes. Neste local, com o uso do celular, já poderão ter informações antecipadas sobre as empresas que oferecem tais materiais, tornando a experiência da visita ainda mais assertiva.
Gestor público ressalta a importância da feira para a região
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, salienta que a cidade possui uma vocação natural para sediar eventos empresariais, e isso se deve à infraestrutura hoteleira e à localização estratégica, que tornam Ribeirão Preto um ponto de convergência para negócios em diversas áreas, e o poder público em sua gestão tem como prioridade fortalecer ainda mais essa vocação. “Pretendemos investir em melhorias contínuas na infraestrutura. Nossa meta é garantir que Ribeirão Preto não apenas mantenha os eventos que já abriga, mas também atraia novas feiras e convenções que possam agregar valor à nossa economia local. Nesse contexto, a Tecnomoda se destaca como um evento de suma importância. Sendo a maior feira de couros da América Latina, a Tecnomoda não só reforça a posição de Ribeirão Preto como um polo de moda e estofaria automotiva, mas também abre portas para expositores e visitantes de outros estados. Essa feira é uma verdadeira vitrine para nossas potencialidades e representa uma oportunidade única para o setor de serviços e comércio local”, considera o prefeito.
De acordo com ele, os impactos da Tecnomoda vão muito além do evento em si. “A presença de expositores e visitantes aquece a economia local, beneficiando diretamente nossos restaurantes, hotéis e outros serviços. Estamos comprometidos em promover Ribeirão Preto como um destino atrativo para negócios, e a Tecnomoda é um exemplo claro de como podemos unir esforços para gerar desenvolvimento e prosperidade”, contextualiza.
Ele ainda afirma que a atual gestão iniciada em janeiro deste ano está determinada a consolidar Ribeirão Preto como um centro de eventos empresariais. “Estamos prontos para receber grandes iniciativas como a Tecnomoda, que não apenas contribui para a economia local, mas também coloca nossa cidade no mapa das grandes feiras do Brasil e da América Latina”, finaliza Ricardo Silva.
Os diretores da Tecnomoda, Ricardo Michaelsen e Ismael Zimmer, assinalam que, embora a feira seja uma iniciativa privada, entendem que pode haver parcerias com o poder público para pensarem juntos em ações que promovam ainda mais o setor de eventos como um todo, como a modernização dos espaços, a divulgação das feiras e outras ações que possam atrair mais visitantes dos diversos polos produtivos próximos da cidade, como Franca, Jaú, Birigui, Conchal e Santa Cruz do Rio Pardo em SP, além de Nova Serrana, Belo Horizonte e Triângulo Mineiro/MG e de outros estados, como Rio de Janeiro, Bahia e Goiás, aquecendo a economia local.