Sortimentos Feiras
Expoagas 2022 encerra com 62 mil visitantes e R$ 580 milhões em negócios
Expoagas 2022 no Sortimentos Eventos e Feiras – Com mais de 62 mil visitantes e 458 expositores, serviços e equipamentos para o varejo, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2022 encerrou às 21h de quinta-feira (25.08), no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre / RS, atingindo números recordes de público e de negócios.
Os resultados positivos foram puxados pelo clima de retomada do evento, que voltou a ocorrer presencialmente três anos após a última edição, e pela diversificação do perfil visitante, majoritariamente varejista. Durante os três dias de feira, o volume de negócios transacionados chegou à casa dos R$ 581 milhões, valor que deverá ser triplicado com as negociações iniciadas no evento e concretizadas nas semanas seguintes, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados – Agas, Antônio Cesa Longo.
Ao todo, 7,1 mil empresas registraram inscrições para o evento. Do total de visitantes, 81% foram varejistas, sobretudo oriundos do ramo de supermercados – mas também representantes de bares, hotéis, farmácias, lojas de conveniências restaurantes e outros ramos do comércio. “A Expoagas é, acima de tudo, um grande centro de oportunidades, e por isso garantimos gratuidade a todo o setor varejista nas pré-inscrições. Somos favoráveis à liberdade de mercado e a garantir o poder de escolha aos consumidores. Por isso, assim como estamos abrindo os fornecedores dos supermercados às farmácias há muitos anos, queremos a igualdade de podermos comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, como Olina, sal de frutas e antigripais, em nossas lojas”, comenta o presidente da Associação.
Oriundos de 23 estados brasileiros e de 12 países, os 62 mil visitantes – maior público da história do evento – percorreram os pavilhões da feira em busca de oportunidades comerciais, novos relacionamentos, melhores condições de pagamento e novidades. Ao todo, cerca de 700 produtos e equipamentos foram lançados oficialmente na Expoagas 2022.
Novos hábitos de consumo foi tema de debate
A área comercial foi o foco da palestra que reuniu Sergio Alvim, diretor da SA Varejo; Leonardo Taufer, CEO dos Supermercados Imec; Caio César Lira, CEO do Grupo Mart Minas e Dom Atacadista (RJ); Julio Lohn, diretor comercial do Mundial Mix (SC); e João Claudio Andrade, diretor comercial da Rede Mix (BA). Com o tema Como transformar o mindset e os resultados de sua área comercial, os executivos debateram sobre estratégias e como a área comercial deve se adaptar aos novos comportamentos de consumo revelados pós-pandemia.
Para contextualizar o tema, Sérgio Alvim apresentou uma série de dados, que reforçou as mudanças de comportamento no consumo das pessoas, influenciado diretamente pela pandemia. “Hoje o consumidor está na poltrona, escolhendo onde e como comprar”, afirmou Alvim, que lembrou também que o momento de isolamento social incentivou os pequenos varejistas a se inserirem no setor de entregas.
Juliano Belletti falou sobre superação e conquista de resultados
O ex-jogador de futebol, Juliano Belletti, palestrou durante a manhã de quinta-feira (25.08) sobre o tema Superando seus Limites. O atleta conquistou 25 títulos durante a carreira, entre eles a Copa do Mundo, a Champions League, a La Liga, a Premier League e o Campeonato Brasileiro, sendo o primeiro da história a reunir estas cinco conquistas. Também jogou nos principais clubes do mundo, como Barcelona e Chelsea. Na palestra realizada na Feira, durante o último dia de atividades, Belletti traçou uma conexão entre os principais aprendizados do esporte e o ambiente corporativo, além de ter relatado motivos que o levaram ao sucesso na modalidade.
O profissional, que após encerrar a carreira futebolística tornou-se empreendedor e já foi diretor de Marketing e de Futebol de clubes, afirmou que muitas das situações, aprendizados e vivências do esporte são aplicadas em empresas. “No futebol, ganhamos menos do que perdemos. No mercado de trabalho, o empreendedor e os profissionais escutam muitas negativas para pouco sim. Nunca fui o melhor jogador, mas fui campeão em todos os times que passei. E como fiz isso? Priorizando o trabalho em equipe acima de tudo”, disse.
“As novas gerações comprarão de nós?”, questionou Dado Schneider na sua palestra
As novas gerações comprarão de nós? O questionamento foi a base da palestra magna do professor doutor em comunicação, Dado Schneider, na Expoagas 2022. “As mudanças com as novas tecnologias e hábitos e comportamentos geracionais exigem a adaptação do mercado. Em 2028 teremos sete gerações trabalhando juntas”, destacou Schneider no encontro. “Estamos expostos à uma velocidade de mudanças que nunca existiu. Nos adaptar e aceitar o novo é ponto crítico para continuar no mercado”, enfatizou.
A relação com o mercado ficou por conta do vínculo que as marcas têm com seus consumidores, bem como o engajamento dos vendedores. “A nova realidade é mais exigente e mais complexa. Está certo que não estamos preparados para isso, mas as pessoas devem parar de perder o trem. É preciso ter iniciativa”, afirmou o professor doutor. Dado Schneider reforçou que precisamos entender as novas linguagens. “A pandemia mudou a dinâmica do jogo e nos mostrou que perdemos a capacidade de prever o futuro. Não sabemos mais o que vai acontecer mês que vem. Agora, além do mundo, o futuro também mudou bem na minha vez”.
“É se comparando com os melhores que você encontrará oportunidades para crescer”, afirma Alexandre Ribeiro
Palestra do CEO da R-Dias Especialista em Varejo integrou a programação
Também na quinta-feira (25.08), a Expoagas contou com a palestra de Alexandre Ribeiro, CEO da R-Dias Especialista em Varejo. Ele abordou sobre os campeões de performance no varejo alimentar e quais são os motivos para estarem no topo dos rankings do setor.
Segundo Ribeiro, a primeira preocupação do varejista é o aumento de vendas e a utilização da média para analisar resultados. “Porém, existem outras questões que devem ser observadas”, ressaltou, comentando o conceito de “vencer” no setor: “Vencer no varejo é se manter vivo após o crescimento.” Para demonstrar isso, o especialista trouxe uma série de números para ilustrar as explicações, como o dado que mostra que entre 2010 e 2020, 44% dos negócios do varejo não estão mais no ranking dos melhores ou não existem mais.
Seminário jurídico encerrou ciclo de painéis
O seminário jurídico, amplamente contemplado por representantes jurídicos das empresas, mas também de fácil compreensão ao público geral, aconteceu na quinta-feira (25.08), junto ao Teatro do Sesi, a partir das 14h, com os participantes apresentando, inicialmente, tópicos diferentes, para, na sequência, debatê-los. O momento encerrou o ciclo de painéis e palestras.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo, e o advogado Flávio Obino Filho, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufrgs, advogado especializado no direito individual e coletivo do trabalho, apresentaram as Perspectivas pós-pandemia – relação individual e coletiva do trabalho. O subsecretário da Receita Estadual do RS, Ricardo Neves pereira, abordou Os desafios da substituição tributária com o fim da definitividade: é chegada a hora de retirar os produtos da ST? e o juiz federal Tiago Scherer fez uma explanação sobre as Subvenções para investimento, seguido de um debate com mediação do advogado e consultor tributário, mestre e doutor em fundamentos constitucionais do direito público e privado Fábio Canazaro.
CAT ofereceu temas voltados aos supermercados
O Centro de Aperfeiçoamento Técnico – CAT da Convenção Gaúcha de Supermercados apresentou temáticas específicas de áreas do setor de supermercados nos três dias de evento. As palestras do CAT ocorreram junto ao Teatro do Sesi, abordando gestão de processos, FLV, comportamento do shopper, competitividade e performance.
No primeiro dia: Henrique Oyarzabal comandou, às 14h, Gestão de Processos; e Giampaolo Buso, Eleiton Ramos e Valeska Roque destacaram Estratégias e qualidade em FLV, além de um balanço sobre o Programa Rama. No segundo dia: às 14h, Olegário Araújo, Angelita Garcia e Fátima Merlin falaram sobre as Transformações da sociedade e seus impactos no comportamento do shopper e da gestão; e às 16h, Rogério Machado ensinou Como melhorar a operação a competitividade e os resultados do seu supermercado. E no terceiro dia: Alexandre Ribeiro, em dois momentos, às 14h e às 16h, ofereceu Uma visão prática sobre os motores que movem os campões de performance do setor.
Sorteio de veículo zero quilômetro concluiu o evento
Promovida desde 1981 pela Associação Gaúcha de Supermercados – Agas, a Expoagas 2022 sorteou um automóvel Renault Kwid às 20 horas desta quinta-feira (25) entre os visitantes que tiveram efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras junto aos expositores. A Promoção Agas, que encerrou o evento, teve o veículo sorteado para Jaja Osório Supermercado.
Além do carro, foram sorteados dois celulares da marca iPhone, contemplados pelas empresas Makro Chuí (Chuí) e Atacado Menon (Sananduva). O sistema utilizado na troca de cupons e sorteios é da Nota Fiscal Gaúcha, em uma parceria entre a Associação e a Secretaria Estadual da Fazenda do RS.
Publicação com apoio do site Programação Digital ( https://programacaodigital.com )