Fórum Gramado de Estudos Turísticos
A edição 2020 do Fórum Gramado de Estudos Turísticos vai acontecer entre 14 e 16 de maio de 2020.
Fórum Gramado e Universidade Feevale se unem em prol dos Estudos Turísticos
Gramado – Serra Gaúcha – Eventos e Turismo
O Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com o suporte acadêmico da Universidade Feevale, por meio do mestrado em Indústria Criativa, para organizar a área científica do evento. A terceira edição do evento acontece de 14 a 16 de maio e visa deixar um legado de vanguarda aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável. O Fórum é direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores e também aos estudantes de turismo.
Alunos de graduação e pós-graduação podem submeter seus trabalhos, que serão expostos e discutidos em sessões temáticas durante o evento. O espaço é destinado à socialização do conhecimento e dos avanços científicos e tecnológicos entre graduandos, pós-graduandos, mestres e doutores.
“Organizações como essas possibilitam debates relevantes sobre questões relacionadas ao turismo, às cidades criativas, aos modelos de negócios na área, à diversidade e à inclusão. Assim, desenvolvemos um processo de nucleação, que é a criação de novos núcleos de estudos provenientes de conhecimentos que são norteados pelas pesquisas científicas dentro das universidades”, afirma o coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Feevale, Cristiano Max Pinheiro.
Idealizado pelo Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindTur – Serra Gaúcha), o seminário busca promover troca de experiências, palestrantes de renome internacional, conteúdo rico e transformador, networking e a ciência a favor do turismo. “Estamos sempre focados em buscar inovação no turismo, principalmente baseada em sustentabilidade. O Fórum é uma grande oportunidade para mudarmos o patamar turístico nacional e ganharmos novas dimensões de negócio”, afirma o presidente do SindTur, Mauro Salles Moura.
Diversos palestrantes já estão confirmados para esta edição, como o jornalista Alexandre Garcia, o embaixador do turismo ecológico no Brasil, Richard Rasmussen, o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, entre outros. Segundo o presidente do Fórum, Luis Antonio Barbacovi, o objetivo é trazer palestrantes com notoriedade de todos os continentes. “Nossos convidados são responsáveis por trazerem ações e experiências que estão sendo desenvolvidas em prol da área. Isso demonstra que o turismo está relacionado com outras áreas, como mobilidade urbana, arquitetura, ciência, tecnologia, sustentabilidade, entre outras”, destaca. Conforme o presidente, a meta é aumentar em 10% o número de participantes no seminário.
As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o dia 14 de maio. Alunos interessados em submeter seus trabalhos devem preencher o formulário disponibilizado por e-mail, após a inscrição no Fórum, até o dia 30 de março.
Inscrições: https://bit.ly/36xvDrl
Sortimentos.com MediaPartner do Encatho & Exprotel, encontro e feira da indústria de hotéis realizado pela ABIH-SC ( Associação Brasileira de Hotéis de Santa Catarina )
Fórum Gramado de Estudos Turísticos teve crescimento de 24% em inscritos em 2019
Encerrou no sábado (11.05.19) a segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que este ano registrou 827 participantes inscritos, vindos de 23 estados brasileiros. O número foi 24% superior ao registrado na primeira edição, realizada em 2018. Para o presidente do Fórum, Luia Barbacovi, o evento “foi um grande sucesso pela qualidade do público e do alto nível dos palestrantes”. Era um público interessado, que não veio para passear em Gramado”, destacou. “O nível dos palestrantes foi excelente e a variedade de temas fez com que as prefeitos e secretários, por exemplo, tivessem a visão de diversas ações que poderão adotar, tanto na área de cultura, construção, de parque e de inovação”, complementou.
O criador de espetáculos de Cirque du Soleil, Michel Lemieux, ressaltou a importância das cidades usarem a tecnologia para se tornarem mais poéticas, citando um projeto de Montreal, no Canadá. No momento ele trabalha em um projeto semelhante para Paris, mas defende que seja adotada por cidades menores, como é o caso de Gramado. Silvonei José, Doutor em Comunicação e a voz do Papa no Brasil, falou sobre turismo religioso, um tema mais amplo do que parece e da relação entre trilhar o caminhos da fé e procurar em outro lugar aquilo que só pode ser encontrado dentro de nós mesmos.
Destaque também para a portuguesa Lília Ana Águas, membro da Direção da Associação Rota da Bairrada em Portugal, que abordou o caminho percorrido na consolidação do turismo relacionado à produção do vinho. Marcus Rossi, falou sobre a transformação e desafios do turismo a partir de plataformas digitais, ressaltando que aperfeiçoar, muitas vezes, é melhor que criar, afinal, a roda já foi inventada. In Hsieh, apresentou os números da China no cenário mundial, enfatizando a relação do turismo com a tecnologia tem um longo caminho para avançar. Maestro Linus Lerner, do Gramado in Concert fez um painel sobre atrações culturais. Já o tema parques temáticos contou com palestra de Alain Baldacci e Renato Fenterseifer com mediação de Paulo Mentone. Segundo Baldacci: “só os parques temáticos e atrações planejadas são capazes de aumentar o público de um destino turístico”. Romeo Riegel, um dos idealizadores do evento destacou : “não vamos permitir que a tecnologia faça desaparecer a nossa humanização.