Gramado in Concert – Festival Internacional de Música
A edição 2020 do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, que acontece de 7 a 15 de fevereiro, na Serra Gaúcha, vai oferecer o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.
O evento acontece anualmente e tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação intensa de recitais, concertos e visitas guiadas aos ensaios, oportunizadas através da atividade Conhecendo o Festival, somando assim, cerca de 50 atividades na programação artística, todas elas de acesso gratuito.
O Gramado in Concert ainda promove dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores e a cada ano vem crescendo o número de inscritos que buscam esse reconhecimento.
O festival vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é um destaque da sexta edição que recebeu inscrição de alunos de 11 países. Além disso estarão no festival doze professores estrangeiros advindos da Argentina, Chile, México, EUA, Bulgária, Coréia do Sul, Alemanha, Romênia, Espanha e Hungria e outros 21 brasileiros. Já a programação artística, além de contar com diversos grupos de câmara e orquestras brasileiras, terá a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia.
Outro destaque será o lançamento, no Brasil, do CD da London Royal Philarmonic Orchestra, regido pelo maestro Linus Lerner – o primeiro brasileiro a gravar com essa renomada orquestra. O CD conta com a participação do Duo Stankov (da Bulgária), formado por piano e violino, que fará um concerto e ministrará aulas no festival.
A edição do Gramado in Concert 2020 traz uma renovação no quadro de professores em geral e o incremento no quadro de professores internacionais. Entre os professores estão renomados músicos docentes brasileiros que participam pela primeira vez do festival, como Inacio de Nonno (canto), Elisa Fukuda (violino), Liu Man Ying (Ensino coletivo de cordas), André Micheletti (violoncelo), Douglas Braga (sax), Fábio Brum (trompete), Luis Serralheiro (tuba), Angelo Fernandes (canto coral) e Fábio Presgrave (violoncelo).
Já os professores internacionais presentes na edição são : Edwin Soo Kim (violino) e Melanie Chae (piano), da Coreia do Sul; Roger Mayers (viola), dos EUA; Petru Iuga (contrabaixo), romeno em atuação na Alemanha; Florencia Fogliatti (fagote), da Argentina; Luis Rossi (clarinete), músico chileno e atualmente professor da Indiana University, nos EUA; György Gyivicsan (trombone), da Hungria; Liliana Del Conde (canto), do Mexico; e, o duo Ivo Stankov (violino) e Lachezar Stankov (piano), da Bulgária, que além das oficinas farão uma apresentação durante o evento.
Além destes, retornam ao festival e são presenças confirmadas os professores Paulo Bosisio, João Campos Neto, Ricardo Kubala, Alexandre Ritter, Peter Apps, Lucas Robatto, Adalto Soares, RicardoBologna, Daniel Wolff e Olinda Alessandrini, além dos pianistas acompanhadores Paulo Bergmann e Daniel Gonçalves.
O evento oferece diversas oficinas nas modalidades violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.
O Gramado in Concert – Festival Internacional de Música é promovido pela Secretaria da Cultura de Gramado, tendo a frente o secretário Allan John Lino e conta com direção artística a cargo do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural.