Fimec 2025 na FENAC em Novo Hamburgo : feira movimenta setor coureiro-calçadista com conhecimento técnico, atualização profissional e networking

Sortimentos Eventos e Feiras . Fimec 2025 na FENAC em Novo Hamburgo

Fimec 2025 na FENAC em Novo Hamburgo : feira movimenta setor coureiro-calçadista com conhecimento técnico, atualização profissional e networking

. Sortimentos Eventos e Feiras . Fimec 2025 na FENAC em Novo Hamburgo . Maior feira coureiro-calçadista da América Latina reúne atrações completas para impulsionar o desenvolvimento da indústria, atraindo visitantes de mais de 25 países em busca de atualização, negócios e novas parcerias

Milhares de visitantes em busca de atualização profissional, negócios e networking movimentaram a quarta-feira (19/03), segundo dia da Fimec 2025 (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes).

O evento, conhecido por reunir toda a cadeia produtiva do setor coureiro-calçadista, exibe inovações, tecnologias e tendências em couros, produtos químicos, componentes, máquinas e equipamentos, se consolidando como um espaço estratégico para empresas e trabalhadores. Com 400 expositores em uma área de 10 mil m², a feira segue até esta quinta-feira (20/03) nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

Tradicionalmente, a Fimec tem entre seus objetivos promover conhecimento técnico e atualização profissional para impulsionar o crescimento do cluster calçadista. A feira conta com a participação de um público altamente qualificado, que pode conferir as novidades da edição. Uma delas foi a apresentação de novos processos de produção sustentáveis, que incluem o uso de insumos ecológicos e tecnologias que reduzem o desperdício de matérias-primas. Além disso, empresas expositoras e atrações paralelas destacaram soluções inovadoras que prometem transformar a indústria nos próximos anos.

A Fábrica Conceito apresenta sua edição mais completa até o momento. Realizada pela Coelho Assessoria Empresarial e pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac, a iniciativa reúne mais de 80 empresas, desde fornecedores de insumos até fabricantes de máquinas e equipamentos para a produção de calçados. O projeto tem a participação de 60 colaboradores, a maioria profissionais contratados do mercado de trabalho.

Durante os três dias de operação, serão desenvolvidos 2.750 pares de calçados e 120 bolsas. O projeto também apresenta diversas inovações, demonstrando ao público visitante o potencial tecnológico e sustentável da indústria de insumos, máquinas e equipamentos.

Para os jovens, a iniciativa representa uma oportunidade de vivenciar, na prática, o mercado de trabalho. O Senai Calçado participa com uma esteira de produção, onde alunos, sob orientação de professores, desenvolvem modelos de chuteiras. Entre os 100 estudantes envolvidos no projeto, a adolescente Júlia Pereira, de 16 anos, destaca a importância dessa experiência: “está sendo muito legal, principalmente por conta da nossa idade. Aqui, conseguimos imaginar nosso futuro profissional, pois já estamos inseridos no mercado de trabalho”, afirma.

Ela conta que está atuando como auxiliar de produção, o que permite colocar em prática os ensinamentos recebidos em sala de aula. A experiência também possibilita que os estudantes compreendam processos reais da indústria, preparando-os melhor para o mercado. “Quando chegarmos a uma empresa, já estaremos mais preparados”, completa.

Para isso, os alunos desenvolveram dois modelos de calçado: um de campo, com solado em PUR, desenhado por uma aluna do curso de Artefatos e Couros, e outro de futsal, com solado em TPU. Orgulhosa, Júlia comenta a admiração dos visitantes pelo trabalho dos estudantes. “Mostrar que adolescentes também têm foco e estão aqui buscando crescimento profissional é muito gratificante”, destaca.

Além da Fábrica Conceito, a 48ª Fimec reúne uma série de atrações voltadas à atualização profissional, destacando processos inovadores e tendências para o setor coureiro-calçadista.

Fórum CICB de Sustentabilidade discute Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)

Na quarta-feira (19/03), a Fimec 2025 também recebeu o Fórum CICB de Sustentabilidade. Realizado pelo projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o encontro debateu a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

Tendência no Brasil, a ferramenta mede os impactos ambientais de um produto ou processo, desde a obtenção de matérias-primas até sua ressignificação. No setor de couros, esse movimento já influencia clientes da indústria calçadista, de móveis e automotiva.

A gerente de projetos da Brazilian Leather, Letícia Luft, explica que a ACV tem sido cada vez mais demandada por clientes do segmento. “Como estamos dentro de uma cadeia complexa e ampla, essa é uma demanda crescente no setor”, afirma. O Fórum apresentou cases de empresas que já implementam a ACV na indústria, discutindo desafios e oportunidades. “Neste momento em que a sustentabilidade é tão valorizada, a avaliação de ciclo de vida se torna essencial para a rastreabilidade, aprimoramento contínuo e melhores práticas”, conclui.

Último dia para descobrir inovações para o setor coureiro-calçadista na Fimec

A Fimec 2025 chega ao fim na quinta-feira (20/03), com a expectativa de receber 20 mil visitantes. Com 400 expositores do Brasil e do exterior, o evento tem apresentado novidades e tendências que prometem transformar a indústria calçadista. A feira acontece das 13h às 20h nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, com entrada gratuita.