Sortimentos Feira Expointer
Feira Expointer 2022 em Esteio : retorno da raça Lacaune de ovinos de leite
Expointer 2022, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, vai acontecer de 27 de agosto a 4 de setembro de 2022, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio / RS.
Raça leiteira de Ovelhas Lacaune voltam para a Expointer após 10 anos
Três exemplares da raça leiteira de Ovelhas Lacaune inscritos na Expointer. marca o retorno dos ovinos de leite nas pistas da feira agropecuária no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). São duas fêmeas e um macho que estarão expostos por Cabanha de Lajeado Grande / SC, além de produtos derivados do leite na área destinada à agroindústria e aos pequenos produtores.
“Vimos que o mercado está carecendo de produtos lácteos e agora conseguimos viabilizar uma indústria com inspeção federal”, relata o produtor Anderson Bianchi. A família possui um plantel de 450 matrizes e entre os queijos preparados no laticínio estão Roquefort, Pecorino, Feta, Manchego, Camembert e Brie. Também são especialidade da família Bianchi o iogurte, a ricota e o doce de leite.
Notícias da Feira Expointer 2022 no Sortimentos Eventos e Feiras : apoio Programação Digital
Anuncie no especial Expointer 2022 no site Sortimentos Eventos e Feiras.
Solicite uma proposta personalizada através do email Sortimentos @yahoo.com.br
Raça Lacaune de ovinos de leite
Conforme o produtor e zootecnista, a média diária de uma ovelha Lacaune é de 1,5 litros no pico da lactação. “Isto ocorre na quarta semana depois de parida, mas pode chegar a 4,5 litros por dia”, conta Anderson Bianchi. A lactação da ovelha dura de 5 a 8 meses e, neste período, chega a produzir entre 300 e 2, 4 mil litros de leite.
A superintendente de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Magali Moura, comemorou a inscrição das ovelhas da raça Lacaune: “Foi uma grata surpresa a volta da Lacaune à Expointer, principalmente após a pandemia em que estamos vendo nossos criadores se reerguendo”. Segundo ela, há criadores da raça em todo o país. “Mas acredito que o maior rebanho registrado esteja em Santa Catarina, seguido por Minas Gerais”, complementou.
As ovelhas Lacaune são originárias dos Montes Lacaune, na França. São muito numerosas naquele país e seu leite é utilizado para produção do queijo Roquefort. Concentrado e de alto teor proteico, bem como de minerais e vitaminas, o leite das ovelhas Lacaune é indicado para os que sofrem de intolerância à lactose ou são alérgicos ao leite de vacas.
Fonte e foto : AgroEffective