Espaço Empresarial
Líder em ferramentas e acessórios de pintura da América Latina e a terceira maior fabricante do mundo no segmento, a Atlas S.A. comemora o sucesso da edição internacional do Exposhow, que aconteceu no final de agosto/19, no Panamá.
De acordo com o diretor geral da empresa, Márcio Atz, além de fortalecer alianças já existentes, importantes negócios no ramo da exportação foram alinhavados durante a feira, o que, consequentemente, vai gerar uma expansão na carteira de clientes estrangeiros. “Pode demorar alguns meses para finalizar, pois o comprador estuda o mercado e as posições de custo da importação, considerando cada linha que será adquirida”, explica.
Para realizar o Exposhow, a Atlas enviou do Brasil um container com 5,5 toneladas de produtos da marca. Foram quase 30 dias navegando, até que os itens chegassem no porto de Manzanillo.
A empresa reuniu na Cidade do Panamá, os 38 maiores players brasileiros do segmento de materiais de construção, além de 150 convidados de 20 países diferentes.
O evento contou, ainda, com espaço para networking, onde 12 importantes indústrias apresentaram produtos e serviços. Abracol, Adere, Aeroflex, Ciser, Colortek, Foxlux, Kapazi, Ilumi, Jimo, Montana, Citel Software e Pabovi marcaram presença.
Diretor da Jimo, uma das indústrias convidadas, Felipe Morandi projeta uma ampliação no número de clientes, após a participação no Exposhow. “Foi muito bom para a empresa, pois fomos com a equipe de vendas nacional e de exportação também”.
Na feira, Morandi fortaleceu relacionamento com grandes atacadistas e os principais players de material de construção que já integravam a carteira, e também iniciou tratativas com novos compradores. “Além disso, estamos em avançadas negociações com sete países para onde ainda não exportamos”, revela, e afirma: “Ter participado também aumentou a relevância da nossa empresa frente aos clientes atuais, pois estávamos em um ambiente seleto, que reforçou nossa marca e tinha muita credibilidade”.
O gerente nacional de vendas da empresa, Cassiano Cardoso, destacou que foi momento de business, de conhecer fornecedores diferentes, com o aspecto das indústrias convidadas, e de network intenso. “Mesmo sendo negócios e reunindo pessoas de diferentes países, o clima era leve e fluído”.
Cardoso ressaltou, ainda, a oportunidade de mostrar a clientes antigos, do exterior, que os produtos não se limitam mais a apenas rolos e pinceis. “Nos últimos anos, a Atlas teve uma expansão acelerada do seu mix que, hoje, abrange preparação, pintura e acabamento. Os visitantes puderam ver um catálogo vivo e sentir o estágio atual da empresa”, diz, e completa: “Vimos muitos CEOs, diretores e donos testando selantes, adesivos, abrasivos e ferramentas profissionais de alta produtividade na área específica que criamos para demonstrações e testes. E isso foi muito importante”.
Já o gerente nacional de vendas da empresa, Mauricio Galhardi, destacou que o Exposhow cumpriu com seu papel de integração entre clientes, transmissão de conteúdo qualificado, network e confraternização. “Foi bem organizado e conduzido, o que ganha evidência no feedback que estamos tendo de quem participou”.
Mais de 550 pessoas visitaram a feira, entre grandes nomes do varejo e da distribuição latino-americanos. “Eles circularam e interagiram com os executivos da Atlas e das indústrias convidadas, criando uma atmosfera de alto nível, muito poderosa em discussões de oportunidades e negócios”, avalia Atz, que antecipa: “Quando organizamos esta primeira edição, já tínhamos planos de realizar outra em 2021. Pelo êxito que tivemos, com certeza isso acontecerá”.
Simultaneamente ao Exposhow, a Atlas realizou o “Fórum Latino Americano do Mercado de Materiais de Construção”, que teve como objetivo promover um debate qualificado sobre o funcionamento, os desafios, cenários e tendências do comércio de materiais de construção latino-americano.
Atz foi o mediador do Fórum, que focou no tema: “Desafios do Comércio de Materiais de Construção na América Latina”, e contou com a participação de importantes lideranças do setor: os brasileiros Gerson Bartolomeu, Renato Sá, Vicente César da Silva, além do dominicano Francisco Diaz, do panamense José Francisco Palácios e do costa-riquense Max Sánchez Miranda.
Diretor de Planejamento Estratégico e Marketing da Tintas MC, Renato Sá, foi um dos debatedores. Segundo o executivo, o Fórum foi rico e tratou de assuntos importantes e atuais. “A construção de todo o evento foi algo muito grandioso, e que marca a Atlas no segmento como líder de mercado”, avalia ele, que afirma: “O Fórum foi um momento no qual se pode debater e aprender com pessoas de diversos países. Tive a oportunidade de participar e me senti honrado de estar lá”.
Sá pontua, ainda, que os resultados são intangíveis para a marca, tanto em relacionamento, quanto em orgulho da empresa. “Os participantes ficaram impressionados com todos os detalhes e a organização. Este evento deve marcar a agenda da Atlas, pois mostra o universo desta empresa, que é muito grande”.
Para Atz, a relevância do evento está na promoção dos debates que se estabeleceram sobre o setor de materiais de construção na América Latina. “Foi muito importante e levantou questões que tangem as diferenças de práticas e do panorama do mercado de construção em diferentes países, bem como o estágio de desenvolvimento e funcionamento de cada um deles”, destaca.
Segundo o diretor geral, alguns países têm desafios e configurações que podem ser, no futuro, os de outras regiões. “Conhecer estas realidades ajuda a compreender o rumo de seu próprio mercado e a refletir sobre como se posicionar estrategicamente em meio a estas realidades dinâmicas e mutantes”.
Um dos pontos altos do Fórum foram as apresentações de dados consolidados do mercado de materiais de construção da América Latina, que impressionaram os participantes e colocaram sob perspectiva o negócio do setor.
Atlas
Empresa InBetta, a Atlas S.A. está localizada na cidade gaúcha de Esteio. Possui dois parques fabris, três centros de distribuição e escritórios nas principais capitais do Brasil. Terceira maior fabricante do mundo no segmento de acessórios de pintura, exporta para mais de 50 países.
Com um portfólio composto por mais de 1,3 mil produtos, é uma das maiores empresas da América Latina fornecedora de soluções no setor da construção civil. Suas mais de cinco décadas de existência, são marcadas pelo pioneirismo e inovação – características, estas, marcantes no DNA da empresa.