Encontro busca oficializar o Movimento de Saúde Pulmonar no Rio Grande do Sul

Movimento de Saúde Pulmonar no Rio Grande do Sul

. Sortimentos Eventos e Feiras . Encontro realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul busca oficializar o Movimento de Saúde Pulmonar no Estado

Representantes das sociedades médicas, Manuela Cavalcanti, da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul (SPTRS), Thiago Krieger, da Associação Gaúcha de Radiologia (AGR) e Fabíola Perin, da Sociedade de Cirurgia Torácica (SOCITORS), participaram na quarta-feira (18/10/23) de encontro na Sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) que visa oficializar o Movimento de Saúde Pulmonar no Rio Grande do Sul


Movimento de Saúde Pulmonar

O Movimento de Saúde Pulmonar tem como objetivo congregar a educação para chamar a atenção dos gaúchos para a importância da saúde pulmonar. Além disso, pretende estabelecer o Dia Estadual do Pulmão, celebrado em 25 de setembro, em comemoração ao Dia Mundial do Pulmão (World Lung Day).

Trata-se de uma oportunidade única para compartilhar ideias, discutir estratégias para promover a conscientização sobre a importância dos investimentos na prevenção, tratamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão.


Câncer de pulmão

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre os anos de 2020 e 2022, o Brasil registrou aproximadamente 30 mil novos casos de câncer de pulmão a cada ano, tornando-o o segundo tipo mais comum entre a população brasileira. Globalmente, a doença causa cerca de 30 mil mortes anualmente, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os tumores pulmonares lideram as estatísticas de mortes por doenças oncológicas a cada ano.