Desfilesfile Unidos de Vila Isabel no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro
A Unidos de Vila Isabel foi a segunda escola de samba a desfilar no terceiro dia do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Na madrugada de quarta-feira (18/02), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, apresentou o samba “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, inspirado pela trajetória do compositor, cantor e pintor Heitor dos Prazeres, um dos pioneiros do samba carioca.
“Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” é de autoria dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad e do enredista Vinicius Natal.
“O enredo que eu, a Unidos de Vila Isabel, sonhei e vou contar a vocês celebra as memórias e os percursos de ‘um homem do povo’, multiartista, sambista, inventor, embaixador, sonhador de uma nova-velha África, uma África que se abraça no coração do Rio de Janeiro. Os lugares e as gentes sonhados por ele reinventam ritos e ritmos — uma África imaginada, bordada em estamparias, pintada em poemas, telas e partituras”, diz texto divulgado pela agremiação em suas redes sociais.
“Ora yê yê ô, Oxum / Kabecilê, Xangô / Meus sonhos e tambores, tintas e ‘prazeres’ / Pra você, Heitor”, diz a letra. “Um Ogã-alabê, macumbeiro / A fumaça do cachimbo, preto-velho soprou / Encanto da gira, da roda de bamba / Poesia na curimba, batuqueiro e cantador”, repete o refrão.
Fotos desfile Unidos de Vila Isabel no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro











Desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Sambódromo da Marquês de Sapucaí
- Cada passagem na passarela do samba terá cerca de uma hora e meia
Domingo (15 de fevereiro):
Segunda-feira (16 de fevereiro):
Terça-feira (17 de fevereiro):
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro
