Sortimentos Transporte :
Aumento de roubos de cargas preocupa: saiba como proteger sua frota
Ter uma frota de veículos significa sempre estar atento à rapidez da entrega de produtos, à manutenção dos carros e à segurança deles e dos motoristas. Para evitar problemas com sua empresa, é preciso utilizar todos os recursos disponíveis no mercado, tornando sua marca mais confiável e eficiente.
Uma das maiores preocupações quando se fala em frota de caminhões é o roubo de carga. No Brasil, a maioria dos transportes de produtos é realizada na malha viária, o que representa um número grandioso de caminhões e carretas nas rodovias. Sabendo disso, quadrilhas procuram brechas na segurança desses veículos para se apossarem das cargas. Desde 2017, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística ( NTC&Logística ), a quantidade de roubos de cargas não sofria aumento. A situação mudou em 2021. Um levantamento da associação mostrou que no ano passado os roubos cresceram 1,7%, também explicam na empresa especializada em rastreamento por satélite GPSWOX.
A explicação para o aumento, de acordo com o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, seria a retomada das entregas em ritmo intenso após a pandemia do coronavírus, aliado à inflação. As quadrilhas especializadas em roubos de cargas viram um grande fluxo de veículos nas rodovias, carregados com produtos que, devido à inflação, estão ainda mais valorizados. É imprescindível que empresas de frotas estejam cada vez mais dedicadas a garantir a segurança de motoristas, veículos e cargas.
Entre as formas de proteger sua frota, a mais tecnológica é a de rastreamento GPS. O equipamento informa em tempo real a posição de cada carro e oferece outros benefícios. O destaque no ramo fica para o mencionado GPS Wox, uma empresa que fornece software de rastreamento, compatível com a maioria dos dispositivos existentes.
Quanto aos dispositivos mais populares, a líder é a trackingfox.com/hidden-gps-tracker/, com equipamentos fáceis de instalar, compactos e que funcionam em veículos produzidos a partir de 1996. Além do monitoramento da frota em tempo real, o rastreamento GPS permite o planejamento de revisões periódicas, baseando-se na quilometragem do veículo. O recurso garante menos riscos de quebra de peças, bem como proporciona maior segurança aos motoristas que estarão utilizando a frota. Com o rastreamento fica mais fácil planejar rotas mais eficientes e seguras, monitorar o consumo de combustível e conferir em tempo real como está a entrega de produtos de uma transportadora e se haverá atrasos.
Todas estas informações são repassadas aos computadores e até a smartphones da empresa, garantindo que qualquer situação atípica seja imediatamente percebida e remediada. O recurso inibe a ação de criminosos, que ao perceberem que aquela empresa utiliza rastreamento na frota, desistirão do roubo, pois ficaria inviável levar o veículo sem que a rota de fuga fosse acompanhada em tempo real.
Com a tecnologia a seu favor, fica mais fácil proteger sua frota e seus motoristas de imprevistos ou roubos. O rastreamento GPS funciona não apenas como uma medida de segurança, trazendo mais benefícios que contribuirão para a manutenção de seus veículos e a eficiência no serviço prestado por sua empresa ao transportar cargas.